fbpx

SCD (Sociedade de Crédito Direto): O que é e como abrir uma?

Você sabe o que é uma SCD (Sociedade de Crédito Direto)? Entende o que é e quais as vantagens em adotar esse modelo de negócio para a sua empresa?

Saiba que, com a regulamentação das fintechs de crédito no Brasil, esse modelo de negócio tem ganhado cada dia mais a preferência do mercado por garantir ótimos retornos, segurança, liberdade e menos burocracia na hora de conceder créditos.

Vem com a gente entender como abrir uma fintech SCD e ter sucesso neste negócio, que está em plena expansão no Brasil. Confira!

O que é SCD (Sociedade de Crédito Direto)?

O que é SCD

A SCD é um modelo de fintech que tem como principal atividade a realização de transações de empréstimos, de financiamento e outras concessões utilizando capital próprio, diretamente e exclusivamente por meio de canais digitais.

Uma sociedade de créditos também é autorizada a comprar títulos de crédito como, por exemplo, cheques, duplicatas ou parcelas de cartão de crédito, além de cobrá-los de credores.

Sem contar que o Bacen (Banco Central) permite que as SCD’s possam fazer análises de crédito e ainda cobrar créditos de terceiro.

Se você ficou em dúvida sobre o que significa a sigla SCD é o nome abreviado para as Sociedades de Crédito Direto.

Como abrir uma Sociedade de Crédito Direto em 2021?

Para quem se pergunta como abrir uma Sociedade de Crédito Direto em 2021, saiba que você precisará solicitar uma autorização ao Banco Central, órgão que regulamenta a atividade do setor.

O Bacen é a instituição que permite o funcionamento e também é o órgão responsável pela aplicação das regras e fiscalização das fintechs de serviços financeiros em todo território nacional.

Aliás, se você quer abrir uma Sociedade de Crédito é bom contar um um parceiro que oferece soluções financeiras, como a Ewally, que disponibiliza soluções inovadoras, seguras e práticas.

Vantagens de ter uma Sociedade de Crédito Direto?

Vantagens de ter uma Sociedade de Crédito Direto

Se você se interessou em abrir uma SCD, listamos aqui as principais vantagens em adotar esse modelo de negócio, que tem ganhado ainda mais destaque no mercado financeiro.

Para você ter uma ideia do potencial desse segmento de concessão de crédito, em 2020, o setor apresentou um crescimento de 34%, atraindo US$ 939 milhões em aportes, segundo dados do estudo Inside Fintech 2020.

Quer aproveitar as oportunidades desse mercado? Então, dê uma olhadinha nos benefícios que esse modelo de negócio pode trazer para a sua empresa!

Mais segurança

Uma das principais vantagens das Sociedades de Crédito Direto está relacionada à segurança das operações financeiras.

Isso porque, elas não podem utilizar verbas públicas para conceder empréstimos ou financiamentos como ocorre, habitualmente, com as instituições bancárias tradicionais.

Além disso, essas fintechs de sociedade de crédito são regulamentadas pelo Bacen, que garante segurança às transações financeiras e também na concessão de empréstimos e financiamentos.

Mais agilidade e menos burocracia

Com a regulamentação por parte do Banco Central, as SCD têm a oportunidade de oferecer serviços financeiros variados para empresas  de diferentes portes e também pessoas físicas.

Ao implantar uma SCD, seus clientes também podem ter acesso a uma série de outros serviços financeiros, que garantem maior agilidade no dia a dia dos seus clientes.

Normalmente, essas sociedades de crédito oferecem também uma conta digital, além de garantir acesso às mais variadas operações, como pagamentos com cartão de crédito, boleto bancário, transferência por meio de DOC, TED e Pix, entre outros.

Além disso, a redução de burocracia também é outra vantagem da Sociedade de Crédito Direto, já que as linhas de crédito são concedidas com mais facilidade e rapidez, já que tudo é feito pela internet e sem a necessidade de apresentação de uma série de documentos.

Mais independência

Hoje em dia, com a regulamentação do Bacen, as fintechs podem operar de maneira muito mais independente por meio de plataformas digitais.

Isso acontece porque o Bacen exclui a necessidade de intermediação de bancos para formalizarem suas operações de crédito e outras transações.

Como funciona a regulamentação das fintechs de crédito no Brasil?

sociedade de crédito direto e fintechs

Com o surgimento de novas fintechs e a regulamentação por parte do Banco Central, o mercado e a legislação foram obrigados a mudar de maneira significativa para atender às novas regras.

Operações e serviços que antes eram restritos apenas para grandes instituições bancárias, hoje em dia, podem ser oferecidas por esse modelo de negócio, que está em plena expansão no Brasil.

Inclusive, essa regulamentação e alteração de regras também desburocratiza o acesso aos serviços financeiros e estimula a concorrência entre as empresas, o que gera uma busca incessante pela melhoria dos produtos e serviços financeiros para o consumidor.

Em abril de 2018, o Banco Central do Brasil divulgou a regulamentação para as fintechs de crédito por meio da Resolução nº 4.656/2018, que permite que elas possam se  transformar em instituições financeiras.

A intenção era justamente atualizar o sistema financeiro brasileiro, a fim de acompanhar os avanços tecnológicos e as novas necessidades dos consumidores.

Como resultado dessa regulamentação, novas fintechs surgiram no mercado oferecendo serviços diversificados, avançados e de alta qualidade.

Antes disso, as fintechs SCD podiam ser apenas correspondentes bancários, que precisam da anuência dos bancos para conceder empréstimos.

Conheça as melhores soluções financeiras no site da Ewally!

Conclusão

Agora que você já sabe o que é e como abrir uma Sociedade de Crédito Direto, chegou a hora de encontrar um parceiro, que te ajude a oferecer os melhores serviços financeiros para os seus clientes.

A Ewally oferece soluções de white label e banking as a service para que empresas possam disponibilizar produtos financeiros com eficiência e qualidade.

Com a nossa fintech, sua empresa pode ter acesso aos mais variados serviços, como conta digital, cartão de crédito e muito mais.

Outra vantagem é que a Ewally disponibiliza produtos e serviços personalizados com APIs modulares para atender aos mais variados formatos de negócios.

Para conhecer mais sobre os nossos serviços e produtos, acesse agora mesmo o nosso site e fique por dentro de tudo que a Ewally pode fazer para o seu negócio e clientes.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: