fbpx

Banking as A Service (BaaS): O que é, vantagens e como contratar!

Já ouviu falar sobre BaaS? Saiba que trata-se de uma tecnologia que permite que empresas que não possuem core business possam incluir na sua oferta de produtos, serviços financeiros para clientes e equipe interna.

Venha entender o porquê esse modelo de serviço tem transformado empresas de diversos segmentos.

Conheça as melhores soluções da Ewally!

O que é Banking as a Service (BaaS)?

banking as a service

Para quem se pergunta o que é Banking as A Service, saiba que ela é uma tecnologia que permite que empresas que não possuem core business possam incluir na sua oferta de produtos, serviços financeiros tanto para os seus clientes quanto para uso interno.

Essa solução é entendida como “banco como serviço” e disponibiliza soluções, como conta digital, cartão de crédito, débito e pré-pago, conta de pagamento, pagamento de boletos, transferências, entre outros.

Essa solução é basicamente um serviço que permite que diferentes empresas tenham um banco com a sua própria marca e que possam utilizar esse modelo de negócio de maneira descomplicada.

Além disso, Banking software As a Service é um serviço que pode ser ofertado para os mais diferentes segmentos do mercado e públicos, como clientes, funcionários, fornecedores e muito mais.

A tecnologia oferece uma experiência personalizada aos seus clientes, mas boa parte da responsabilidade com as licenças, legislação, operações, compliance e segurança fica a cargo da empresa de tecnologia, que oferece a solução.

E tem mais: As empresas de ferramentas BaaS cuidam de toda a parte técnica e regulatória para que as companhias contratantes possam se debruçar em outras questões, como capacitação, relacionamento e fidelização de clientes.

Conceito ‘as a Service’

Conceito ‘as a Service’

O Conceito ‘as a Service’ quer dizer software as a service ou software como serviço, criado em razão da necessidade das empresas em ter programas e tecnologias desenvolvidos para aumentar a eficiência dos processos e reduzir os custos.

Mas para que você possa entender esse conceito é importante compreender como esse mecanismo funciona.

Neste modelo de as a Service, temos a participação de um fornecedor de software que desenvolve toda a estrutura para a disponibilização de um sistema, onde o cliente utiliza apenas esse software via internet, pagando um valor pelo serviço.

O Que Esperar de Uma Plataforma de BaaS?

Sabendo do que se trata essa tecnologia, fica mais fácil saber o que esperar de uma plataforma Baas – Banking as a service.

Além da oferta de produtos e serviços financeiros, essa plataforma permite que a companhia que adota esse serviço possa operar suas próprias transações financeiras e também das transações de pagamento e recebimento de clientes.

Com isso, sua empresa tem muito mais eficiência, liberdade e controle das operações financeiras.

Quais os produtos básicos de uma plataforma de Banking as a Service (BaaS)?

plataforma baas

A vantagem de usar uma plataforma de Baas, Banking as A Service, é que é possível ter acesso a uma série de produtos e soluções financeiras. Confira os principais recursos oferecidos por essa tecnologia.

P2P Peer-to-Peer

P2P, ou peer-to-peer que significa ponto a ponto, é basicamente uma rede de computadores que é capaz de compartilhar arquivos pela internet, sem o uso de um servidor geral para fazer o armazenamento de informações, já que é feito pelos usuários.

Nesse caso, eles fazem o download e disponibilizam para que outras pessoas busquem arquivos em seu próprio computador, funcionando, ao mesmo tempo, como servidor e cliente.

PIX

O Pix é um meio de pagamento instantâneo que também é disponibilizado por meio do open banking As a Service.  Esse serviço foi lançado recentemente pelo Banco Banco Central que, hoje, é umas das formas de pagamentos mais usadas pelos clientes.

A vantagem é que os valores são compensados de forma instantânea e as tarifas para as transações são mais baratas para empresas e gratuitas para pessoas físicas.

Transferência Entre Contas (TED)

Assim como o Pix, o TED (Transferências entre Contas) é um meio de pagamento também oferecido por essa tecnologia, onde o cliente pode transferir valores para contas com compensação no mesmo dia.

Pagamento de Contas

Outro produto é a possibilidade de fazer o pagamento de contas por meio da conta digital, com o uso do código de barras. É possível pagar as mais variadas contas, como água, energia, internet, impostos e muito mais.

Geração de Boletos de Recarga e Cobrança

A Banking Software As a Service também permite que os clientes possam gerar boletos de um jeito fácil, incluindo apenas os dados necessários, como valor, data de vencimento e destinatário.

No caso do pagamento de boletos, o dinheiro cai na conta. No caso da recarga, é possível fazer o procedimento por meio da conta digital.

Geração de Cartões Físicos e/ou Virtuais Bandeirados

A emissão de cartões físicos e virtuais bandeirados ou não também estão na lista dos produtos oferecidos por essa tecnologia. É possível solicitar cartões de crédito, débito, pré-pago, internacional, entre outros.

Sistema de Cashback

O sistema cashback é, basicamente, um programa de fidelidade onde o usuário se cadastra no serviço de cashback, faz compras em lojas parceiras e, depois de acumular um valor determinado em compras, o dinheiro volta para a conta-corrente do cliente.

Serviços Satélites

Essa tecnologia BaaS é tão avançada que oferece aos seus clientes serviços de satélites para fins de telecomunicações, como rastreamento, por exemplo.

Integração com Serviços de Adquirência

Esse modelo de serviço  disponibiliza também a integração com serviços de adquirência para facilitar os processos de pagamentos digitais de lojas online, garantindo a comunicação entre bandeiras e os bancos emissores dos cartões.

Integração com Soluções de Crédito

Outro produto é a integração com soluções de crédito para que as empresas possam oferecer, por exemplo, a concessão de financiamentos ou empréstimos.

Como funciona o BaaS?

como funciona o baas

Os módulos que compõem o BaaS estão disponíveis apenas no ambiente digital por meio de aplicativos customizados, onde o usuário pode ter total controle sobre seus dados e realizar qualquer tipo de transação financeira.

Além de um app, uma conta digital oferece ainda a possibilidade de fazer movimentações em conta, já que, com essa tecnologia, o usuário tem um cartão virtual ou físico, que também pode ser personalizado.

Vale lembrar que as etapas de desenvolvimento dos aplicativos podem ser feitas pela empresa contratante tanto internamente como por meio de terceirização, dependendo das necessidades e condições da contratante.

E quando o assunto é integração do BaaS, você não precisa se preocupar, pois ela é feita de forma facilitada com a utilização de API ‘s (Application Programing Interface), que são adaptáveis de acordo com os sistemas que a sua empresa já possui.

Ao utilizar essas APIs, as empresas aderentes ao banking software as a service, são autorizadas a acessar as funcionalidades de um banco, criando seus próprios recursos, de acordo com as suas necessidades e a de seus clientes.

Ou seja, essa tecnologia faz a integração entre serviços digitais de bancos licenciados com outras empresas que não possuem atividades bancárias, permitindo que consigam ofertar serviços financeiros, sem a necessidade de obtenção de licença própria.

Quem pode ter o Banking as a Service (BaaS)?

A vantagem é que essa tecnologia pode ser aplicada às mais diversas empresas de diferentes portes e segmentos, já que não há restrições quanto às áreas de atuação por ser uma plataforma modular e flexível.

Uma ferramenta de Banking As a Service pode atender instituições, como startups ou médias e grandes organizações que sintam a necessidade de oferecer uma conta digital ou outras funcionalidades para funcionários, clientes, parceiros, entre outros.

Quais as vantagens do Banking as a Service (BaaS)?

vantagens baas

Agora que entende como funciona o Banking As a Service, é importante que você saiba quais são as vantagens que levam uma empresa a querer ter o seu próprio banco.

Se ainda tem dúvidas se a sua empresa deve adotar o Baas, listamos aqui as principais vantagens de ofertar serviços financeiros para os seus clientes, fornecedores ou colaboradores. Confira!

1. Atraia e Retenha Mais Clientes

Ao possibilitar que seus clientes utilizem serviços financeiros de maneira simplificada e sem burocracia, você atrai mais consumidores para o seu negócio, pois sua empresa agrega outros serviços que podem ser úteis para seu público.

Por consequência, você tem a oportunidade de reter esse cliente e fazer com que ele fique sempre ativo no seu banco de dados, ou seja, fazendo negócios com a sua empresa de forma regular.

2. Escolha os Serviços Mais Indicados Para o Seu Público

Antes de escolher os serviços para oferecer ao seus clientes, conheça o perfil do seu público para entender, de fato, quais são as preferências e necessidades no que se refere a serviços financeiros.

De nada adianta ter um amplo portfólio com serviços que seus clientes não têm interesse e, possivelmente, não vão aderir.

3. Reduza os Seus Custos e o dos Seus Clientes

O Baas – Banking as A Service tem feito muito sucesso por proporcionar redução de custos tanto para as empresas quanto para os clientes que utilizam o serviço.

Isso porque, ao contrário das instituições bancárias tradicionais, os serviços financeiros nesse formato não exigem o pagamento de taxas ou tarifas para o uso das funcionalidades.

Já para as empresas, essa solução otimiza os processos de pagamentos de fornecedores, funcionários e parceiros, organizando toda a rotina administrativa e reduzindo gastos com impressão, taxas de transferências, pagamentos, entre outros.

4. Promova a Digitalização do Dinheiro

O BaaS também é um ótimo recurso para diminuir a utilização de dinheiro em espécie por parte da sua empresa, fornecedores e clientes. Dessa forma, você promove a digitação da moeda, já que todos os processos acontecem de maneira online.

5. Facilite os Pagamentos

Como já mencionamos, essa tecnologia facilita, inclusive, o pagamento de fornecedores e funcionários, já que você não precisa realizar processos manuais que utilizam a impressão de papéis ou se deslocar para bancos, facilitando os pagamentos.

Para seus clientes, essa solução também permite que pagamentos de boletos, impostos e compras sejam feitos de maneira online e sem complicações.

Quais São os Desafios do Banking As A Service?

desafio baas

A verdade é que não há grandes desafios de implementar o Banking as A Service na sua empresa. Isso porque, a implementação é simples, porém, precisa de atenção em alguns importantes fatores.

Uma delas é manter a regularização no que se refere às leis do mercado financeiro, principalmente, quando o assunto é a segurança nas movimentações financeiras e no armazenamento de dados.

Nesse sentido, as empresas contratantes desses serviços precisam exigir que as companhias que oferecem esse tipo de serviço tenham todas as licenças e regulamentações necessárias para atuar no setor.

Como Sua Empresa Pode Adotar o BaaS?

A primeira coisa para contratar uma Banking Software As a service é entender quais são as necessidades da sua empresa e dos seus clientes.

Avalie quais são os produtos e serviços que atendam aos interesses dos seus consumidores e dos seus colaboradores e, claro, que também sejam vantajosos para o seu negócio.

Feita essa avaliação interna, você pode procurar empresas que oferecem esse tipo de serviço.

Como Contratar o Banking As A Service (BaaS)?

Não tem segredo na hora de contratar uma plataforma de Banking As a Service – BaaS, pois há as mais variadas empresas do mercado. No entanto, é importante ficar atento à qualidade, segurança e tecnologia oferecidas por essas empresas.

Mas antes de fechar negócio com uma empresa, verifique primeiramente quais são os serviços que ela oferece e, se realmente, fazem sentido para o seu negócio. Entenda o nível de suporte e inovação disponibilizado por ela.

Uma das empresas mais completas no fornecimento desse serviço é a Ewally, que disponibiliza serviços variados e integrações rápidas e fáceis.

Quanto Tempo Demora Para Ter o Meu Banking As A Service?

Quanto tempo demora para ter o meu Banking as a Service

Uma das facilidades de utilizar uma plataforma Baas – Banking as A Service é que o seu tempo de desenvolvimento é muito rápido, já que as principais tecnologias que sustentam essas soluções estão prontas, bastando apenas adequações de acordo com cada modelo de negócio.

O tempo médio para a implementação de uma conta digital pode levar em torno de 30 dias ou mais, dependendo das especificidades do projeto e do seu time técnico.

O Baas vai Acabar Com os Bancos Tradicionais?

Mesmo sendo um recurso que tem sido usado em substituição aos modelos de bancos tradicionais, saiba que o BaaS não vai acabar com as instituições bancárias conhecidas, já que elas não precisam ser concorrentes dos modelos digitais.

A tendência, na verdade, aponta para que os bancos tradicionais adotem tecnologias disruptivas dos Banking as A Service para adaptar os modelos e implementar soluções mais eficientes com foco no cliente.

Quais São os Principais Exemplos de Banking as a Service?

Para que esse conceito fique ainda mais claro, selecionamos alguns exemplos de Banking As a Service Brasil. Confira as principais:

iFood

Um bom exemplo da presença é o iFood, uma startup líder do setor de delivery de alimentos que também tornou-se um banco digital para as empresas parceiras.

O nome dessa conta digital é iFood Facilita, que disponibiliza cartão pré-pago com bandeira Visa ligado a um banco digital da própria empresa.

Ao oferecer esse serviços, os restaurantes parceiros conseguem fazer saques, transferências, pagar contas, fazer compras e muito mais.

Magazine Luiza

Outro exemplo de BaaS é o e-commerce Magazine Luiza, que possui o MagaluPay, uma conta digital que permite transferências, depósitos nas lojas da rede ou no Banco do Brasil, pagamento de contas, sem cobrança de tarifas.

Além disso, a Magazine Luiza oferece também outros serviços financeiros como empréstimo pessoal.

Via Varejo

A Via Varejo, uma empresa que coordena as redes varejistas Ponto Frio e Casas Bahia, também adota a tecnologia, disponibilizando o banQ para clientes e não clientes.

O banco digital não cobra tarifas para oferecer serviços, como empréstimo, depósitos, cartão de crédito, cartão pré-pago, cheque especial, empréstimo, além de saques que podem ser realizados em lojas físicas.

Qual É a Diferença entre Baas e Bancos Digitais?

O  Banking as a Service – BaaS é um modelo de serviço que permite que qualquer empresa possa criar o seu  próprio banco digital que, por sua vez, oferece outros serviços, como pagamentos, saques, transferências e muito mais.

Já a conta digital, como mencionado, é um dos serviços que as empresas podem oferecer aos seus clientes ao adotar a plataforma BaaS.

Banking as a Service (BaaS) Ewally

Para as empresas que estão pensando em ter o seu próprio banco, saiba que a Ewally pode te ajudar nesta jornada.

Somos uma fintech que investe alto em tecnologia para oferecer serviços e soluções financeiras 100% digitais em uma conta digital.

Nossa tecnologia possibilita que empresas de diferentes segmentos possam atuar como instituições de pagamento, mesmo que essa não seja sua área de atuação.

Com o nosso BaaS, sua empresa pode fazer o pagamento de contas, tributos e boletos de maneira automatizada por meio de código de barras, além de permitir transferência via TED para qualquer outro banco ou na mesma hora para outras contas Ewally.

Sem contar que a nossa plataforma também disponibiliza serviços de saque em todo o território nacional nos terminais do Banco24horas, ou no exterior, na rede Pulse.

Mediante a uma pesquisa de interesse do seu público, é possível escolher exatamente aqueles produtos que farão diferença no dia a dia dos seus clientes, aumentando a reputação da sua empresa no mercado e a autoridade entre seus consumidores.

Conclusão

A BaaS é uma solução tecnológica que está revolucionado o mercado financeiro devido às suas facilidades tanto de implementação quanto de utilização.

Se sua empresa quer ampliar as suas vendas, conquistar novos clientes, facilitar as transações financeiras com consumidores, fornecedores e parceiros, esse é um serviço que você precisa adotar na sua organização.

Entre as melhores BaaS do mercado, a solução oferecida pela Ewally tem ganhado cada vez mais espaço no segmento pela sua tecnologia inovadora, facilidade de aplicação e serviços disponíveis.

Monte o seu banco com a nossa infraestrutura modular, API ‘s flexíveis e customizados para a abertura de conta, KYC (Know Your Customer) e PLD (Prevenção à Lavagem de Dinheiro).

Com a nossa conta digital, sua empresa tem acesso a uma variedade de serviços, como pagamento de contas, saque, transações P2P, TEDs, emissão de boleto bancário, recarga de celular, vale transporte e muito mais.

Ofereça uma experiência personalizada para o seu cliente e aumente a receita da sua empresa com os produtos financeiros da Ewally.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: