fbpx

Serviços financeiros: vantagens e o que é preciso para oferecer

Com os avanços tecnológicos e o fácil acesso à internet, novos serviços financeiros foram incorporados à rotina de empresas de diferentes portes, facilitando também o dia a dia do público em geral.

Mas você conhece quais são os principais e o que é preciso para oferecer na sua empresa? Vamos te contar!

O que são serviços financeiros?

Serviço financeiro é um conjunto de processos que tem como objetivo otimizar a gestão de negócios, facilitando diversas ações, como:

  • recebimento;
  • movimentação do dinheiro;
  • folha de pagamento;
  • emissão de boletos;
  • pagamento de contas;
  • transferências e muito mais.

Para você ter uma ideia, esse tipo de serviço tem feito tanto sucesso que 65% dos brasileiros utilizam dispositivos móveis via app para adquirir produtos ou serviços financeiros ou abrir conta em banco, segundo  pesquisa realizada pela IDC, em 2019.

O estudo indicou ainda que 52% dos brasileiros fazem essas operações de maneira online por meio de um computador.

Além disso, os serviços financeiros para empresas estão muito além do que somente viabilizar os processos administrativos, já que esses recursos garantem também a segurança das transações e permitem uma melhor gestão dos negócios.

Se você é dono ou gerencia uma empresa, saiba que a utilização de serviços pode elevar a sua companhia para outro patamar, tornando-a muito mais competitiva no mercado.

Qual a Importância dos Produtos e Serviços Financeiros?

Nos últimos anos, a oferta de produtos financeiros por parte de empresas que não possuem core bussiness tem crescido devido às vantagens que esses recursos podem trazer para as companhias de diversos setores.

A prestação de serviços financeiros é importante, pois é uma forma de manter uma proximidade maior com clientes e parceiros de negócio, além de permitir que uma empresa entenda melhor as necessidades do seu público.

Ao disponibilizar serviços e produtos financeiros, as empresas aumentam também a chance de gerar novos negócios em um setor que está em constante crescimento, atrair cada vez mais público, além de garantir maior competitividade para o seu negócio.

Outro ponto que merece destaque é a geração de uma nova receita para a empresa que, claro, é excelente.

Quais os produtos e serviços financeiros mais utilizados?

Vamos entender um pouco sobre quais são os serviços financeiros que a sua empresa pode oferecer para clientes, colaboradores e parceiros. Confira!

Pagamentos presenciais

Mesmo não sendo um serviço novo, os pagamentos presenciais também estão entre os mais usados e, sem dúvida, são capazes de aumentar o volume de vendas, principalmente se o estabelecimento aceitar várias bandeiras.

Sem contar que, para muitos consumidores, as “maquininhas de cartão” geram uma sensação maior de segurança ao consumidor, já que é preciso inserir uma senha para concluir a compra.

Além disso, essa modalidade de pagamento também garante proteção do seu dinheiro, já que o risco de não receber é praticamente nulo.

Pagamentos digitais

pagamentos digitais

No setor de serviços financeiros, os pagamentos digitais ou online têm ganhado destaque no mercado e sendo um dos mais usados pelos consumidores.

Por meio dele, você pode pagar com carteira digital e usar também o QR Code, uma função que possibilita a efetivação das transações por meio de leitura de códigos via smartphone.

Pagamentos Recorrentes

Outro serviço financeiro que você pode disponibilizar para os seus clientes são os pagamentos recorrentes, que estão relacionados com a prestação de serviços contínuos, como mensalidades e assinaturas de clubes, jornais ou revistas, por exemplo.

Inclusive, essa modalidade de pagamento é um grande facilitador para os consumidores, mas também para as empresas, já que não é necessário se preocupar em gerar as cobranças de maneira periódica.

Isso porque, as cobranças são feitas de maneira automática, que podem ser semanais, mensais, trimestrais, anuais, etc. Lembrando que, uma vez lançado, o cliente receberá um boleto ou terá o valor debitado em seu cartão de crédito na data de vencimento acordada.

Boleto Bancário

Ainda que os serviços financeiros digitais estejam em alta, o boleto bancário ainda é um dos meios de pagamentos mais usados pelos consumidores.

Para as empresas, uma das grandes vantagens de oferecer esse tipo de cobrança é que é possível oferecer mais descontos, pois os pagamentos são feitos à vista, além de atender aos clientes que não possuem conta em banco ou tem medo de usar seus dados online.

Conta Digital

A conta digital é um dos serviços mais usados, hoje em dia, pelas empresas e pessoas físicas, uma vez que é um recurso que funciona como uma conta bancária comum, mas a diferença é que tudo funciona online e, na maioria das vezes, é gratuito.

Por meio desse serviço financeiro, os usuários podem transferir, fazer pagamentos, depósitos, consultar saldo e extratos e muito mais.

Conciliação

Já ouviu falar da conciliação bancária? Saiba que esse serviço nada mais é do que a conferência das movimentações bancárias e um maior controle financeiro de um negócio.

A proposta é garantir que tanto as entradas quanto as saídas de dinheiro sejam as mesmas do que aquelas informações no extrato do banco.

Há a conciliação manual, com a utilização de programas como Excel e também a modalidade automática, que usa softwares.

Esse é um dos serviços financeiros que obrigam que todas as movimentações sejam registradas. É possível tornar-se um tornar um adquirente e oferecer um maior controle financeiro para o seu cliente.

Split de Pagamentos

Esse é um dos tipos de serviços essenciais para empresas que necessitam realizar uma divisão das vendas, como as lojas virtuais ou marketplaces, por exemplo.

Para você entender, o split de pagamento é uma  solução que executa automaticamente a partilha de pagamentos entre os agentes envolvidos em uma transação.

Como implementar serviços financeiros para empresas?

Como implementar serviços financeiros para empresas

O primeiro passo para implementá-los na sua empresa é fazer uma análise interna sobre as necessidades da sua companhia.

Dessa forma, será possível entender que tipo de prestador de serviços financeiros mais se adequa ao seu perfil de negócio. Depois de entender o cenário interno, é possível contratar soluções tecnológicas muito eficientes, como a Ewally.

Vantagens que a sua empresa terá ao ofertar serviços financeiros?

Além das vantagens que já apresentamos para você, a implementação dessas soluções fará com que a sua empresa se adeque ao novo mercado, que está cada vez mais digital, principalmente no que se refere à movimentações financeiras.

Outra vantagem de contratar serviços financeiros para empresas é que você solucionará dores do seu público, parceiros ou funcionários, estreitando laços e garantindo ainda mais facilidade no dia a dia.

Sem contar que esses recursos também podem aumentar o seu faturamento pela facilidade de utilização, reduzir custos de atividades operacionais e, claro, melhorar suas rotinas administrativas.

Entenda a diferença entre instituição de pagamento e instituição financeira

Entenda a diferença entre instituição de pagamento e instituição financeira

Essa é sempre uma dúvida muito comum entre empresários: instituição de pagamento é a mesma coisa que instituição financeira? A resposta é não!

Por isso, é importante que você entenda a diferença entre elas e não erre na hora de contratar um prestador de serviços financeiros.

Embora ambos os modelos de negócios façam parte do mesmo ecossistema, os serviços oferecidos por cada uma delas variam de acordo com a  classificação e também com a  hierarquia no sistema financeiro brasileiro.

Em termos simples, uma IF (Instituição Financeira) é classificada como uma intermediadora entre um cliente e um serviço financeiro como, por exemplo, a aquisição de empréstimo, financiamento ou investimento.

Nessa categoria, podemos incluir:

  • bancos comuns;
  • corretoras de valores e
  • bancos de investimentos.

Já as IP’s (Instituições de Pagamento) oferecem serviços de compra, venda e os mais diversos recursos de pagamento, mas seus serviços não incluem financiamento ou empréstimos.

Conheça os serviços financeiros que sua empresa pode oferecer

serviços financeiros

Conseguiu entender quais são os serviços financeiros para empresas e como eles podem ser vantajosos para sua organização?

Compreendido todo esse conceito, é preciso que você conheça quais são os serviços financeiros mais utilizados atualmente. Confira!

Conta de pagamento

A conta de pagamento é um serviço financeiro bem parecido com a conta corrente tradicional. No entanto, essa modalidade de conta não permite atividade de concessão de empréstimos e liberação de crédito.

As contas de pagamento possibilitam a realização de pagamentos, transferências, entre outros.

Cartão pré-pago

Uma empresa prestadora de serviços financeiros oferece também cartões pré-pago, que permitem a realização de compras nacionais e internacionais.

Para utilizá-lo, basta carregá-lo com um determinado valor e fazer transações em canais digitais ou estabelecimentos físicos até que o saldo acabe.

Cartão de crédito e débito

Para quem quer entender quais são os serviços financeiros mais usados, saiba que cartões de crédito e débito. Esses recursos proporcionam mais autonomia na hora de fazer  negócios e transações.

Emissão de boletos

Ao contratar uma empresa prestadora de serviços financeiros, esse recurso permite que você faça a emissão de boletos para seus clientes por meio de um sistema oferecido pela plataforma. Quando os seus clientes fizerem o pagamento, os valores caem diretamente na sua conta.

Pagamento de contas

Por meio desses tipos de serviços, você também tem a possibilidade de oferecer pagamentos dos mais diversos tipos de contas. Inclusive, é possível fazer esse processo diretamente nos canais digitais.

Emissão de cartão bandeirado

emissão de cartão bandeirado

Entre os produtos e serviços financeiros digitais podemos incluir também a emissão de cartão bandeirado, que é aquele que envolve uma parceria com uma bandeira de cartão, como Mastercard, Visa e Elo.

Nesse caso, é disponibilizado um cartão ao portador do crédito para realizar diferentes tipos de transações.

Saques

Esse é um processo muito comum hoje em dia, mas vale a pena ressaltar que esses serviços permitem também saques em caixas dos bancos ou em caixas eletrônicos.

TED

O TED é um serviço financeiro, onde sua empresa pode transferir qualquer valor para outro banco no mesmo dia. Além disso, o dinheiro fica disponível na conta do favorecido em poucos minutos.

Transferências financeiras

Os serviços financeiros para empresas permitem também transferências financeiras para qualquer banco em qualquer horário do dia, sem a necessidade de se deslocar para uma instituição bancária.

Investimentos

Os investimentos entram na lista de serviços financeiros para empresas, permitindo que sua empresa escolha as opções mais vantajosas de aplicações.

Como Oferecer Serviços Financeiros aos Seus Clientes?

Para você que quer entender como prestar serviços financeiros, saiba que você não precisa se tornar uma instituição financeira e muito menos se submeter a um processo de formalização.

Basta contratar uma plataforma White Label, que utiliza APIs que viabilizam a integração de softwares.

Esse tipo de aplicação é ofertada por fintechs, que já possuem um sistema flexível e personalizável para que as empresas de outros setores possam oferecer os mais variados serviços financeiros.

Entenda a tecnologia por trás desta estratégia – plataformas White Label

tecnologia white label

Como falamos no tópico acima, todos esses serviços são garantidos por meio de uma plataforma White Label, onde sua empresa pode comprar uma solução de tecnologia já pronta, sem precisar investir esforços e dinheiro no desenvolvimento dos produtos.

A vantagem de utilizar esses recursos é que a sua empresa pode personalizar os serviços que deseja oferecer, incluindo sua própria identidade visual e marca.

Para você entender como funciona essa plataforma, a solução White Label é uma espécie de etiqueta branca, onde é possível usar uma determinada tecnologia como se sua empresa tivesse desenvolvido.

Conclusão

No cenário atual,  essas soluções financeiras tornaram-se recursos essenciais para garantir a eficiência, segurança e agilidade nas mais diversas transações.

Por isso, nos últimos anos, produtos e serviços financeiros estão invadindo empresas dos mais diferentes tamanhos e segmentos.

Se você pretende profissionalizar ainda mais o seu negócio, facilitar os processos financeiros e se tornar uma empresa mais competitiva, essa é a hora certa de investir em serviços financeiros.

Na hora de encontrar as melhores soluções, fale com a Ewally, uma empresa que oferece produtos modernos e de alta qualidade, como a tecnologia White Label.

Na ela, é possível criar um banco digital com soluções, como:

  • abertura de conta digital
  • cartão pré-pago
  • pagamento de contas
  • saque
  • TED’s
  • transações P2P e
  • emissão de boleto bancário.

Conheça a Ewally e encontre as soluções que sua empresa precisa. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços e produtos.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: