fbpx

Fintech de serviços financeiros: saiba como se tornar uma!

Nos últimos anos, o número de fintechs de serviços financeiros aumentou de maneira significativa no Brasil.

Segundo a 9ª edição do Radar Fintech Lab divulgada no segundo semestre de 2020, o volume dessas empresas com esse perfil de negócio saltou de 604 em junho de 2019 para 771 em agosto do ano passado, representando um aumento de 28%.

Esse novo jeito de oferecer serviços financeiros já tem revolucionado o mercado por oferecer soluções de baixo custo, recursos mais flexíveis e muito menos burocracia.

Pensando em tornar-se uma fintech?

Vem com a gente, pois vamos explicar tudo sobre esse perfil de negócio altamente promissor, que promete conquistar ainda mais a preferência do mercado.

O que é fintech?

serviços financeiros de fintech

Antes de mais nada, é entender o que é fintech vai te ajudar a compreender o porquê esse modelo de negócio tem feito tanto sucesso nos últimos anos.

O termo fintech é, na verdade, uma abreviação para financial technology que, em português, significa tecnologia financeira.

O termo é usado para referir-se a uma empresa que desenvolve produtos financeiros digitais, onde a tecnologia é o grande diferencial em relação aos bancos comuns.

Esse modelo de negócio pode disponibilizar diferentes soluções financeiras aos seus clientes, como conta digital, cartão de crédito e débito, seguros, empréstimos, meios de pagamento, entre outros.

A grande vantagem, tanto das fintechs brasileiras quanto dos modelos internacionais, é que grande parte delas permite que os usuários possam controlar os produtos financeiros por meio dos seus dispositivos móveis, sem precisar se dirigir a uma agência.

Qual o futuro das fintechs de serviços financeiros no Brasil

Com as mudanças regulatórias do setor e a oferta das mais diversas soluções financeiras, o modo como as pessoas lidam com o dinheiro e fazem as suas transações financeiras mudaram radicalmente e, claro, para melhor.

De acordo com a chegada do open banking, a tendência é que esse perfil de negócio ganhe ainda mais espaço no mercado ao ampliar os seus serviços, incorporando outras áreas, como crédito, seguros e câmbio.

Com todas as facilidades proporcionadas pelas fintechs de serviços financeiros, a expectativa é que esse modelo de negócio apresente crescimento ainda maior nos próximos anos.

Segundo relatório do Goldman Sachs, a expectativa é que as empresas brasileiras de tecnologia financeira faturem cerca de 24 bilhões de dólares em receitas nos próximos 10 anos.

Quais serviços financeiros podem ser oferecidos pelas fintech?

serviços oferecidos fintech de serviços financeiros

As fintechs no Brasil oferecem uma infinidade de serviços financeiros tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, facilitando a realização das mais diversas operações do dia a dia. Confira as principais!

Conta digital

Um dos principais serviços disponibilizados pelas fintechs são as contas digitais que possuem características bem semelhantes com as contas correntes tradicionais, mas são 100% online.

Somado a isso, a maioria das fintechs oferecem serviços financeiros de maneira gratuita ou com taxas reduzidas, como:

  • dispositivos,
  • consulta de saldo,
  • extrato,
  • transferência

Entre outros serviços.

Meios de pagamento

Por meio das contas digitais, tanto as empresas quanto a população tem acesso aos mais diversos meios de pagamento, como depósito, transferência, TED, emissão de boleto, pix para empresas, cartão de crédito, débito, pré-pago e corporativo, além de máquinas de pagamento, no caso das empresas.

Crédito

Há ainda fintech financeira que disponibiliza a oferta de empréstimo que também se estende para pessoas físicas e jurídicas.

Nesse caso, as startups podem oferecer crédito sem que seja necessário a intermediação de um banco, definindo suas próprias regras, taxas e juros praticados.

Investimentos

Outro serviço que pode ser disponibilizado pelas startups financeiras é a possibilidade dos usuários fazerem investimento no mercado financeiro por meio do aplicativo e sem a intermediação de corretoras credenciadas.

Inclusive, esse tipo de serviço é regulamentado pelo Banco Central, garantindo que os usuários possam usar os recursos sem medo e com total segurança.

Entenda os benefícios em se tornar uma fintech de serviços financeiros

Se você pensa em se tornar uma das fintechs brasileiras, saiba que há inúmeras vantagens para o seu negócio, independentemente do seu nicho de mercado.

Confira os principais benefícios:

Atração e retenção de cliente

Ao ampliar o leque de serviços oferecidos pela sua empresa, você tem a possibilidade de atrair mais clientes para o seu negócio, agregando outros recursos que são úteis para o seu público.

Com essa ampliação de serviços, a consequência é estimular a retenção dos clientes, mantendo-os sempre ativos no seu banco de dados, ou seja, fazendo negócios com a sua empresa de maneira contínua.

Ofereça serviços de acordo com o perfil dos seus clientes

As tecnologias oferecidas por uma fintech de serviços financeiros permite que você ofereça apenas aqueles produtos que tem a ver com o seu público.

Dessa forma, você não corre o risco de disponibilizar recursos que não despertam interesse nos seus clientes.

Como as tecnologias são modulares, é possível escolher os produtos com maior adesão por parte dos seus consumidores.

Reduza de custos com operações financeiras

Outra vantagem tanto para você quanto para os seus clientes é a redução de custos para a realização de transações financeiras.

Isso porque, diferente das instituições bancárias tradicionais, você pode fazer as operações, como pagamentos, transferência e depósito, por exemplo, sem o pagamento de tarifas, que acabam pesando no orçamento da sua empresa.

Além da redução de custos, os processos de pagamento de fornecedores, parceiros e funcionários também são muito mais otimizados, organizando as rotinas administrativas.

Como abrir uma fintech de serviços financeiros?

como abrir uma fintech de serviços financeiros

Se você pretende se tornar uma fintech, saiba que é muito fácil adotar as soluções oferecidas por esse modelo de negócio.

A Ewally, por exemplo, é uma empresa que cria soluções financeiras de alta qualidade e customizadas às suas necessidades com tecnologia inovadora, aplicações facilitadas e os mais diversos serviços financeiros.

Com as nossas soluções, você pode criar um banco com infraestrutura modular, API ‘s flexíveis e customizados para a abertura de conta e oferta de diversos produtos financeiros, como emissão de cartão, formas de pagamento e recebimento, entre outros.

Conclusão

As fintechs de serviços financeiros chegaram para revolucionar o mercado e facilitar o dia a dia da população e também das empresas.

Mas se você quer se tornar uma fintech, já deu para perceber que esse modelo de negócio oferece muitas vantagens, não é mesmo?

Quer ampliar os serviços oferecidos pela sua empresa?

Então, fale agora mesmo com a Ewally, que disponibiliza uma variedade de serviços para tornar seu dia a dia mais fácil e o seu negócio ainda mais atraente.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: