Conta Digital: O Que É, Como Funciona e Características!

conta digital: o que é?

Nos últimos anos, a conta digital tem conquistado usuários de todo mundo em razão da sua praticidade, economia e segurança na realização de transações financeiras das mais diversas.

Inclusive, esse novo jeito de utilizar serviços bancários já é uma realidade para 20% dos brasileiros, que já optam pelo modelo digital como seu principal meio para fazer diferentes operações financeiras.

Isso é o que revela um levantamento feito pela Toluna Insights a pedido de um fornecedor global de tecnologia. A pesquisa recente revelou ainda que os celulares são as principais ferramentas de acesso às instituições bancárias, com preferência de 43% dos usuários. 

Quer entender um pouco mais sobre esse serviço digital? Então, acompanhe esse artigo, pois, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre como funciona a conta digital e suas principais características. Vamos lá?

+ Com a Ewally você pode criar uma Conta Digital completa para o seu Varejo e fidelizar seus clientes. Saiba mais!

O Que É Uma Conta Digital?

A conta virtual é um recurso que permite a realização das mais diversas transações financeiras diretamente pela internet, como transferências, depósitos, pagamento de boletos, consultas de saldo, entre outros. 

A vantagem de optar por esse modelo de conta é que você não precisa mais se deslocar para uma agência bancária, pois é possível utilizar esses serviços sem sair de casa e sem aquela burocracia e cobrança de tarifas.

E Como Funciona a Conta Digital?

Para você que deseja entender melhor como ela funciona, saiba que esse tipo de conta é praticamente uma conta-corrente tradicional, muito semelhante àquela que você tem ou já teve em um banco do modelo convencional.

A diferença em seu funcionamento é que as transações são realizadas de forma gratuita e apenas por meio da internet. 

Ou seja, as contas digitais estão disponíveis apenas nos canais online, com os dispositivos móveis, como tablet e celular, além do site.  

Como Sacar Dinheiro de Uma Conta Digital?

como sacar em banco digital?
Como Sacar Dinheiro de Uma Conta Digital?

Por ser um serviço completamente digital, não há pontos físicos para a realização de saques ou qualquer outro serviço bancário. 

No entanto, para você que quer entender como sacar seu dinheiro de uma conta assim, saiba que esse serviço é possível por meio das bandeiras dos cartões, que permitem aos seus usuários saques em caixas automáticos credenciadas a essas operadoras de cartões. 

Quais as Principais Diferenças Entre Uma Conta em Banco Digital e Conta Corrente?

Mesmo explicando o que é e como funciona esse modelo de conta, é normal surgirem algumas dúvidas entre as características de uma conta convencional e digital, por ser ainda um serviço relativamente novo para os brasileiros. 

Pensando nisso, vamos listar nos próximos tópicos as principais diferenças entre uma conta em banco digital e conta corrente do modelo de banco convencional. Confira!

Conta Digital

Para você entender, as contas digitais são disponibilizadas pelas fintechs, que são startups com foco em tecnologias financeiras, ou pelos clientes destas fintechs (em casos de Banking as a Service). 

Esse tipo de serviço bancário online tem como objetivo eliminar os processos burocráticos característicos das contas tradicionais e oferecer opções de transações mais práticas, rápidas e funcionais aos seus usuários.  

Diferente de um modelo comum que você está acostumado, a conta online ou digital é totalmente gratuita e os processos de abertura são feitos diretamente pela internet, sem a necessidade de se deslocar para uma agência bancária física. 

Para abrir uma conta virtual, é preciso ter um dispositivo conectado a internet, fazer o download do aplicativo ou acessar o portal e seguir todas as etapas de abertura indicadas pelo sistema, como inserção de documentos pessoais, cadastro de informações, assinatura digital, entre outros. 

Conta Corrente

Já a conta corrente é oferecida pelos bancos tradicionais, permitindo que os clientes movimentem seu dinheiro e realizem transações bancárias tanto nas agências físicas quanto nos seus aplicativos e sites. 

Diferente do banco digital, o modelo de conta comum pode ser gratuita ou condicionada ao pagamento de taxas de manutenção e outras tarifas, podendo ser o modelo individual ou conjunto. 

Nessa modalidade, para abrir conta, o cliente precisa ir em uma agência física e apresentar uma série de documentos, como identidade, comprovante de endereço, carteira de trabalho e comprovante de renda, entre outros.  

Uma conta corrente de um banco tradicional também oferece o internet banking para diversas transações tanto no site quanto no aplicativo, como transferência, depósito, extrato, pagamento de boletos, entre outros serviços. 

Principais Características da Conta Digital PJ

conta digital pj: como funciona e características
Principais Características da Conta Digital PJ

Além de contas para pessoa física, as contas digitais também estão disponíveis para clientes na modalidade pessoa jurídica que, inclusive, são excelentes formas para economizar em tarifas e taxas, além de otimizar as operações da sua empresa. 

Se você é gestor ou tem uma empresa independentemente do tamanho, comece a pensar na possibilidade de abrir uma conta digital PJ, que pode garantir muitos benefícios para a sua organização, principalmente no que tange às rotinas financeiras.

Geração de Boletos

Se você tem uma empresa, possivelmente, entende todos os processos necessários para receber dos seus clientes, não é mesmo? Um desses procedimentos é a geração de boletos de cobranças que, dependendo da quantidade de cobranças, pode sair caro para você.

Em uma conta do modelo digital, você não precisa mais se preocupar, pois ela oferece a possibilidade de emitir boletos tanto para depósito quanto para cobrança todos os meses de maneira gratuita e sem limites.  

Emissão de Cobrança

No modelo digital, é possível emitir ainda para os seus clientes apenas um código ou link de cobrança para que eles possam fazer o pagamento do débito diretamente pela internet.

E o melhor é que todos esses processos são feitos de forma facilitada e sem complicações por meio do site ou aplicativo. Basta seguir as etapas e incluir os dados necessários.  

Pagamento de Contas

Uma conta em banco digital para pessoa jurídica permite também que a sua empresa faça o pagamento de contas diretamente pelos canais online, sem a necessidade de ir ao banco ou a uma lotérica.

Nesse caso, basta ter o código do boleto para fazer os procedimentos sem complicações. E o melhor é que assim como várias outras transações, não há custos para o pagamento de contas online. 

Transferências

Entre as principais funcionalidades para clientes na modalidade PJ está a possibilidade de transferência bancária para terceiros sem custo algum para a sua empresa. 

Para transferir o dinheiro, basta inserir os dados do favorecido, como nome e CNPJ, por exemplo. Dependendo do banco favorecido e do dia, a transferência cai na hora em nome do beneficiado. 

Tipos de Conta Digital

quais são as contas digitais?

Além da conta digital PJ, as fintechs oferecem também serviços bancários para pessoas físicas e para empreendedores de diferentes portes e que atuam nas mais diversas áreas.  Confira as principais características de ambos os modelos de contas virtuais. 

Conta Digital Para Pessoa Física

As contas digitais já são um sucesso na modalidade pessoa física. Isso porque, elas oferecem praticamente os mesmos serviços de um banco tradicional, mas com a comodidade de realizar transações financeiras sem sair de casa. 

Nessa modalidade, os usuários podem fazer transferências, depósitos, pagar contas e ainda ter cartão de crédito para compras em estabelecimentos em todo o país. 

E o melhor é que a pessoa física não paga nada para realizar essas operações. 

Assim como o aplicativo conta digital PJ, para usuários comuns a navegação também é muito fácil e intuitiva, o que permite um manuseio sem dificuldade. 

Conta Digital Para Empreendedores

Para donos de empresas, há também a possibilidade de abrir uma conta online e usufruir dos mais diversos benefícios. 

Essa modalidade de conta é destinada para empreendedores de diferentes segmentos e portes, que desejam facilitar as rotinas financeiras da empresa e diminuir os custos com o pagamento de tarifas e taxas em transações. 

Assim como nas outras modalidades, a conta digital para empreendedores também oferece um procedimento de abertura totalmente pela internet, funcionando de forma muito semelhante a uma conta digital PJ.

O principal objetivo da conta para o empreendedor é dinamizar a rotina de micro e pequenos empresários, pois, por meio dela, é possível executar todas as transações pelo aplicativo ou site. 

Para abrir a conta, basta fazer o download do aplicativo e realizar todos os procedimentos indicados, além de inserir os dados da empresa, como nome fantasia e CNPJ. 

A conta para empreendedor não cobra taxa de manutenção e também não há tarifas para transações, como transferências, geração de boletos e pagamento de contas. 

Com isso, o empreendedor consegue economizar, podendo investir recursos em outras áreas da empresa, tornando-a ainda mais lucrativa e competitiva no mercado. 

Sem falar que o banco digital também oferece toda a comodidade ao usuário, já que o empresário não perde mais tempo em caixas eletrônicos para a realização de operações financeiras. 

Tenho Um Varejo:  Também Posso Oferecer  Uma Conta Digital aos Meus Clientes? 

conta digital para varejo

Essa é uma pergunta muito comum quando o assunto são as contas digitais para pessoas que atuam no ramo do varejo. Se quer saber se pode oferecer uma conta virtual para os seus clientes, a resposta é sim! 

Você pode comprar um banco digital, que é feito sob encomenda para o seu perfil de negócio. Com uma Conta Digital White Label, por exemplo, você pode oferecer cartão pré-pago, pagamento de contas, saques, transações P2P, TED’s, emissão de boleto e muito mais. 

Quanto Tempo Leva Para Ser Criada e Implementada?

Com tantas funcionalidades, você pode estar pensando que contratar uma conta digital PJ no modelo White Label pode ser muito demorado, já que demanda um tempo para o desenvolvimento de todos os recursos.

A verdade é que uma fintech, como a Ewally, por exemplo, já possui aplicações pré-prontas, sendo necessária apenas a realização de ajustes nos aplicativos para atender a necessidade de cada modelo de negócio.

De uma forma geral, para criar uma conta digital para a sua empresa, pode levar cerca de 30 dias a seis meses. 

A Conta Digital é Segura Para os Meus Clientes?

Com tanta tecnologia, a segurança também é prioridade no desenvolvimento das contas digitais nas mais diferentes modalidades.

Além de entender como criar uma conta desse modelo, é importante que você saiba que da mesma forma como acontece com as instituições bancárias tradicionais, as contas digitais também são regulamentadas pelo Banco Central.

Essa regulamentação possibilita que as contas virtuais também tenham a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que assegura aplicações de até R$ 250 mil em situações, como liquidação, intervenção ou de falência da empresa financeira, preservando os recursos dos seus clientes.

Somado a isso, a segurança dos dados também tem total atenção das fintechs, que utilizam protocolos de navegação inovadores, onde as informações são totalmente criptografadas, garantindo total sigilo dos dados. 

Conclusão

A conta digital é uma solução que pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, independentemente do porte da sua empresa ou modelo de atividade. 

Se quer fugir de toda aquela burocracia, característica dos bancos tradicionais e agilizar as rotinas administrativas e financeiras da sua companhia, as contas digitais são ótimas opções.

Sem contar que você ainda consegue economizar no pagamento das taxas de manutenção e também em tarifas para a realização de transações, como geração de boletos, transferência, depósitos e pagamentos de contas. 

E o melhor é que é possível fazer tudo isso na palma da sua mão sem necessidade de se dirigir para uma agência bancária. 

Somado a isso, a navegação nos aplicativos e nos sites é muito fácil e intuitiva, além de serem canais muito seguros, que protegem seus dados confidenciais. 

Se você é um empreendedor e deseja todos os benefícios de um banco digital para a sua empresa ou deseja oferecer esse tipo de serviço para os seus clientes, fale com a Ewally e conheça a nossa Conta Digital White Label.

Ao contratar os nossos serviços, você pode oferecer todas as transações bancárias de um banco online, o que possibilita que a sua marca esteja em destaque tanto no dia a dia dos seus clientes, aumentando a visibilidade da sua empresa.

Com o banco digital White Label da Ewally, você pode oferecer uma experiência personalizada para o seu cliente sem dor de cabeça, já que assumimos os aspectos regulatórios de tecnologia, manutenção e segurança. 

Quer saber tudo que podemos oferecer para a sua empresa? Acesse o nosso site ou entre em contato conosco por meio dos nossos canais de atendimento. 

Leia também:
+ Conta digital x banco digital: afinal, qual a diferença?
+ É seguro fazer pagamento pela internet com o celular? Descubra aqui!
+ Bancos tradicionais e contas digitais: quais são as diferenças?

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: