fbpx

Tarifa PIX: como funciona a cobrança de taxa para empresas

Na hora de usar o novo meio de pagamento disponibilizado recentemente pelo Banco Central, muitas empresas ainda ficam em dúvida sobre a cobrança de tarifa Pix, se existe ou não e quais os valores praticados.

Se você também compartilha desses mesmos questionamentos, continue lendo o nosso artigo, onde explicamos como funciona a cobrança dessa taxa para empresas e como as empresas serão tarifadas.

Vem com a gente!

O que é e como funciona o Pix?

o que é e como funciona o pix

O pix é um sistema operacional para a realização de pagamentos e transferências bancárias em tempo real, em qualquer dia ou horário, inclusive, aos finais de semana e feriados.

Para você que ainda se pergunta o que é pix, saiba que a vantagem é que esse meio de pagamento permite operações tanto entre pessoas físicas quanto pessoas jurídicas para enviar e receber dinheiro como uma opção complementar ao boleto, cartão, TED e DOC.

Esse meio de pagamento funciona com a utilização de chaves pix, que são códigos de identificação de uma pessoa física ou empresa para a efetivação das transações financeiras.

Diferentemente das operações de TED e DOC, onde é necessário fornecer dados como CPF, agência e conta corrente para o recebimento de dinheiro, com o cadastro do pix, o usuário pode criar chaves com número de celular, CNPJ ou CPF, e-mail ou uma chave aleatória.

Para fazer uma transferência ou pagamento, basta fornecer esses dados ou emitir o QR Code, que é aquele código de barras que pode ser escaneado.

Mesmo sendo disponibilizado recentemente pelo Banco Central, o Pix já ganhou a preferência tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas em todo o país.

Segundo dados divulgados pelo BC no final do ano passado, até o mês de dezembro de 2020, o Pix já era utilizado por 47% da população considerada economicamente ativa, que representa 45,8 milhões de usuários.

Afinal, o Pix é gratuito para todo mundo?

o pix é de graça

A resposta é não!

Esse novo meio de pagamento do Banco Central é gratuito para transações feitas por pequenos empresários e pessoas físicas.

Mas para as empresas, o BC determina que as instituições financeiras ou bancárias poderão estabelecer tarifa pix para esse grupo de usuários, tanto para o envio quanto para o recebimento de dinheiro.

No entanto, os valores dessas tarifas não serão determinadas pelo Banco Central e sim determinadas pelos próprios bancos ou contas digitais, que também podem optar pela gratuidade no caso das transações entre pessoas jurídicas.

Mesmo sendo estabelecida uma taxa de banco para operações empresariais por parte da instituição financeira, o objetivo desse meio de pagamento é que a tarifa pix PJ seja menor em comparação com outras transações, como o TED ou o DOC, por exemplo.

Como funciona a tarifa Pix para as empresas?

Uma dúvida muito comum está relacionada com o funcionamento da cobrança da tarifa pix para quem paga e também para quem recebe no caso das operações entre pessoas jurídicas.

Dá uma olhadinha como essa metodologia de cobrança funciona.

Tarifa Pix para quem paga

Como já falamos, os valores das tarifas tanto para quem paga ainda serão definidos de maneira livre pelas instituições bancárias, mas por determinação do Banco Central, os clientes deverão ser comunicados de maneira clara sobre os valores dessas taxas.

Tarifa Pix para quem recebe

Para você que se pergunta se o pix tem tarifa para quem recebe, saiba que essa questão ainda não foi definida pelo BC.

Entretanto, existe sim essa possibilidade de cobrança também para os usuários que receberão a transferência de pessoa jurídica.

A tarifa do Pix é a mesma em todos os bancos?

A tarifa pix não será a mesma em todos os bancos.

Isso, porque o Banco Central permitiu que instituições financeiras e bancárias estabelecessem as suas próprias cobranças.

Portanto, é importante que você verifique junto ao seu banco digital ou instituição bancária os valores que serão praticados para realizar as transações por esse meio de pagamento.

Mesmo assim, não precisa se preocupar, pois as tarifas do pix ainda serão menores do que outras operações já usadas pelos sistemas bancários.

Além da tarifa, o Pix tem outros custos para as empresas?

custo do pix para empresas

Para você que quer entender quais os custos além da tarifa que será praticada para as transações bancárias, saiba que não haverá cobrança extra para as empresas ao utilizar esse novo meio de pagamento lançado pelo Banco Central.

Segundo o BC, o custo do PIX para as instituições financeiras será cerca de R$ 0,01 para cada 10 transações, o que representa uma enorme economia quando comparado com a transação feita pelo DOC, por exemplo, que tem um custo de cerca de R$ 0,07 para os bancos.

Conclusão

Embora a tarifa pix para as pessoas jurídicas ainda não tenha sido definida pelo Banco Central, a expectativa é que ela seja muito menor do que outros tipos de transações tanto para a realização de pagamento quanto para transferências.

Se você quer garantir as menores taxas para a utilização desse novo meio de pagamento, é importante verificar quais as tarifas que serão praticadas pelo seu banco ou conta digital, já que a instituição financeira terá autonomia para estabelecer esses valores.

Na hora de oferecer os melhores serviços financeiros para seus clientes ou até mesmo para a sua empresa, não deixe de conhecer as soluções disponibilizadas pela Ewally.

Com a nossa conta digital, você tem acesso à uma conta virtual PJ 100% online, sem burocracia e com as melhores vantagens do mercado.

Com a Ewally, você pode abrir a sua conta sem custos, além de fazer transações financeiras gratuitas, como pagar contas, sacar dinheiro, emitir cobrança, transferir, consultar saldos e extratos e muito mais.

Quer garantir os melhores benefícios para a sua empresa? Conheça todas as vantagens da nossa conta digital e torne as suas operações ainda mais simples e descomplicadas.

Aqui você encontra soluções financeiras de alta qualidade, que se adaptam às necessidades da sua empresa e dos seus clientes, a preços acessíveis.

Acesse nosso site ou entre em contato conosco.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: