fbpx

Cartão de Crédito Corporativo: O que é e quais são as vantagens?

Você utiliza cartão de crédito corporativo? Sabe o que é e conhece as vantagens de utilizar esse recurso tanto para otimizar e controlar os gastos tanto da sua empresa quanto dos seus clientes?

Saiba que essa forma de pagamento foi regulamentada em 2013 e, desde então, a adesão ao cartão de crédito corporativo tem ganhado espaço em empresas de diferentes portes e áreas de atuação por ser um meio de pagamento viável e prudente.

Segundo um levantamento feito pelo Grupo Setorial de Pré-Pagos (GSPP), a expectativa é que a partir de 2020, ele passe a representar até 10% das transações realizadas com cartões de crédito no Brasil, triplicando o uso dentro das companhias. 

Para você ter uma noção do potencial dessa forma de fazer pagamentos, o cartão de crédito comum apresenta um crescimento de 6%, sendo que o modelo pré-pago tem um aumento de 49%. 

Já a versão voltada para o mundo corporativo, tem um crescimento exponencial na casa de 300%, de acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). 

Leia também:

Vem com a gente e conheça um pouco mais sobre essa solução e o benefício do cartão de crédito corporativo para sua empresa.

Precisa de um Cartão Pré-pago, que pode ser usado para remunerar colaboradores e terceiros? Conheça o Cartão Corporativo da Ewally!

Cartão de Crédito Corporativo: O Que É?

cartão de crédito corporativo: significado
O que significa um cartão de crédito corporativo?

Mesmo que seja um recurso já muito utilizado no ambiente empresarial, você realmente sabe o que é cartão de crédito corporativo?

Essa versão é, basicamente, um cartão de crédito destinado para a utilização das empresas e pessoas físicas para a realização dos mais diferentes tipos de pagamento.  

O cartão de crédito para organizações pode ser usado por qualquer pessoa, como sócios e os próprios colaboradores. Porém, sua utilização está condicionada às regras estabelecidas pela companhia

Com ele, é possível que os gastos sejam reunidos em uma única fatura ou que sejam emitidas faturas individuais para cada colaborador da empresa. 

Nessa última opção, normalmente, cada colaborador se responsabiliza pelas suas despesas e pagamento, obtendo, posteriormente, o reembolso por parte da empresa. 

Cartão Crédito Empresarial vs. Cartão Crédito Corporativo Pré-Pago: Quais as Diferenças?

 

Cartão crédito empresarial Cartão de crédito corporativo pré-pago
Autonomia para compras Proporciona economia
Gerenciamento de gastos individual Controle dos gastos dos colaboradores
Emissão de fatura  Alternativa para desbancarizados
Controle de pagamentos Organização de contas
Flexibilidade no método de pagamento Auditoria mais eficiente

Quais as Vantagens do Cartão de Crédito Corporativo Pré-Pago?

beneficio cartão de crédito corporativo pré-pago
Beneficio do cartão de crédito corporativo pré-pago

Agora que você já sabe como funciona o cartão de crédito empresarial, vamos te apresentar quais são as vantagens de utilizar essa forma de pagamento, que está ganhando cada vez mais adesão nas empresas. 

Organização das Contas da Empresa

Essa, sem dúvida, é uma das principais vantagens de adotar o cartão de crédito empresarial pré-pago nas organizações. Isso porque, com ele, é possível limitar o valor que será utilizado em determinado período.

Dessa forma, você terá uma organização maior das contas e saberá exatamente quais são os gastos de cada setor ou funcionário antes mesmo do fechamento das contas.

Controle dos Gastos e Despesas dos Funcionários

Garantir o controle dos gastos e despesas dos funcionários, muitas vezes, pode ser determinante para a saúde financeira das empresas.

Com o cartão de crédito empresarial pré-pago, o saldo para utilização será pré-determinado, não permitindo que o colaborador gaste mais do que o previsto. 

Caso o dinheiro do cartão acabe, um novo valor deverá ser solicitado à companhia, mediante prévia aprovação, evitando gastos excessivos por parte de sócios ou funcionários. 

Somado a isso, com os valores de cada despesa listada, fica mais fácil fazer a conferência do extrato do cartão com as notas declaradas.

Facilidade na Conciliação Contábil

Fazer a conciliação contábil nem sempre é tarefa fácil, mas sabemos que esse processo é fundamental para a integridade financeira das empresas.

O cartão de crédito pré-pago ajuda na hora de fazer a conciliação de todos os custos da empresa, permitindo que seja mais fácil a conferência de cada despesa e gasto, assegurando que todas as contas estejam de acordo com a política da companhia. 

Agilidade no Controle Financeiro Empresarial

Outra vantagem do cartão de crédito empresarial na modalidade pré-pago é facilitar o planejamento financeiro, já que, ao usar esse meio de pagamento, é simples identificar as despesas previstas para um determinado período.

Com esse meio de pagamento, é possível visualizar de forma rápida e prática os gastos, podendo movimentar valores e acompanhar as despesas em tempo real.

Quais Empresas Podem Adotar o Cartão Corporativo Pré-Pago?

cartão de crédito corporativo: quem pode ter?

Todas as empresas que possuem interesse ou necessidade de distribuir cartões de crédito para funcionários os sócios, mas de uma maneira controlada para que não haja excessos de gastos. 

Sendo assim, pequenas e grandes empresas de diferentes segmentos estão aptas a adotar esse modelo de cartão para seus sócios e colaboradores. 

Qual é a Política de Uso de Cartão de Crédito Corporativo Pré-Pago?

Basicamente, a política é a inserção antecipada de crédito de um valor pré-determinado pela companhia com a possibilidade de recarregar os cartões sempre que desejar. 

Os cartões pré-pago podem ser distribuídos para todos os funcionários, desde contratados, temporários e terceiros sem a necessidade de abertura de conta corrente por parte dos colaboradores em um banco ou  aprovação de crédito. 

Para recarregar o cartão, é possível fazer transferência eletrônica, permitindo que o colaborador utilize-o em todos os estabelecimentos comerciais. 

Além disso, normalmente, as taxas e tarifas de um cartão de crédito pré-pago são menores do que as opções de cartão convencional, podendo variar de acordo com o contrato firmado com a empresa de serviços financeiros contratada.

Qual a diferença entre o cartão pessoa física e o corporativo?

Uma das principais diferenças entre o cartão de pessoa física e o cartão de crédito corporativo é que a primeira opção pode ser usada para pagamento de despesas pessoais, e a segunda não oferece essa possibilidade. 

Cartão corporativo tem a função débito?

A resposta é sim! O cartão de crédito corporativo oferece a função débito, porém, é preciso lembrar que essa condição dependerá do contrato firmado com a empresa de tecnologia financeira.

Porém, vale lembrar que, antes de optar por oferecer a função débito, a empresa contratante precisa avaliar qual modalidade permite um maior controle financeiro dos gastos.

Lembrando que é possível ter ainda o cartão corporativo pré-pago, que estabelece um limite de saldo pré-determinado, que pode ser usado na função débito, até que o saldo termine.

Essa é, inclusive, uma ótima opção para as empresas que querem ter maior controle e não extrapolar as despesas. 

Posso tomar empréstimo com cartão corporativo?

Depende. Isso porque, é preciso avaliar o que está previsto no contrato firmado com a empresa de tecnologia financeira, que disponibiliza o cartão de crédito corporativo.

 

De forma geral, muitas instituições financeiras oferecem empréstimos por meio do cartão de crédito.

Posso pagar despesas pessoais com cartão corporativo?

Para evitar problemas financeiros, não é indicado fazer o pagamento das despesas pessoais com o cartão corporativo.

Isso porque, a ideia desse recurso é, justamente, separar as contas pessoais dos gastos financeiros de uma companhia.  

Mesmo que sua empresa não tenha funcionários, a recomendação é que você utilize o cartão corporativo apenas para o pagamento de contas e despesas do seu negócio, sem usar para o pagamento de despesas pessoais.

Quantos cartões a minha empresa pode ter?

De maneira geral, as empresas de tecnologia financeira oferecem cartões de crédito corporativo sem limites de quantidades.

O número de cartões, normalmente, é definido com base no porte da empresa e no contrato firmado. 

Quem pode usar o cartão corporativo da empresa?

O cartão de crédito corporativo pode ser usado por cargos executivos, gestores e cargos de lideranças. 

Contudo, essa questão é definida pela diretoria da empresa contratante, além de depender também do seu modelo de negócio e objetivo.  

Passos para controlar o seu financeiro

Agora que você sabe como ter um cartão de crédito corporativo e as principais vantagens, trouxemos algumas dicas de como fazer o controle financeiro do seu negócio. Confira!

Plano de contas

Um dos passos mais importantes é definir um  plano de contas para montar um controle financeiro, pois essa ferramenta vai orientar a classificação e definição de contas do seu negócio. 

Sendo assim, o objetivo é organizar as contas com base em uma de categorizações das despesas, que norteará também a criação de relatórios de desempenho, como o DRE e o DFC, por exemplo. 

Fluxo de caixa

Certamente, você já deve fazer um fluxo de caixa e sabe que ele é importante para documentar todas as entradas e saídas da sua conta bancária. 

A vantagem do fluxo de caixa é que ele fornece uma visão detalhada da saúde da empresa,  no momento exato em que a conta é recebida ou paga.

Essa análise mais precisa possibilita a conferência das entradas e saídas que ocorreram em um período, além de auxiliar na projeção do seu fluxo de caixa, onde é possível estimar as entradas e saídas futuras. 

Controle de contas a pagar e a receber

Outro cuidado importante é fazer o controle de contas a pagar e a receber para garantir que nenhuma entrada ou saída seja desconsiderada por algum motivo.

O objetivo é evitar erros em conciliações de pagamentos e recebimentos, além de auxiliar na etapa de projeção do fluxo de caixa.

Conciliação contábil

O cartão de crédito corporativo auxilia na conciliação contábil. Sendo assim, para garantir que nenhum valor seja lançado de maneira incorreta ou que ocorra algum débito indevido, a conciliação de valores é uma etapa importante para  validar a veracidade dos dados.

Nessa etapa, é preciso comparar os valores que tem seu controle com outros valores, como pagamento de clientes e transações bancárias.

Conclusão

O cartão de crédito corporativo é uma ótima alternativa para as empresas que desejam facilitar os processos de pagamento por parte dos funcionários, a fim de evitar o uso excessivo e indiscriminado dos recursos.

Além disso, com essa modalidade de cartão é possível ter uma organização das contas da empresa, garantir um controle maior de gastos e despesas dos colaboradores, além de facilitar a conciliação contábil e o controle financeiro empresarial. 

Na hora de encontrar as melhores opções de cartão de crédito para empresas, conheça a Ewally, que disponibiliza as melhores soluções tecnológicas para seu cliente, como conta digital sem anuidade, cartões pré-pago e muito mais. 

Acesse o nosso site agora mesmo e conheça tudo que podemos fazer para sua empresa e seus clientes. 

Leia mais:

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: