fbpx

Fintech white label: o que é, benefícios e como escolher

Você que atua no mercado financeiro: já ouviu falar sobre fintech white label? Entende o que é esse modelo de negócio e quais os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa e clientes? 

Embora esses dois termos já sejam muito usados no segmento, a junção de fintech e white label traz uma proposta, que permite às empresas financeiras ofertar produtos e serviços sem exibir a sua própria marca, possibilitando que o contratante utilize a sua identidade.

Quer saber como tudo isso acontece e como escolher as melhores soluções para sua empresa e cliente? Continue lendo esse artigo, pois vamos explicar tudo para você!

O que é fintech white label?

O que é fintech white label

As fintechs white label são companhias que fornecem tecnologia para serviços financeiros para outras empresas que, não necessariamente, atuam nesse segmento. 

Com esse modelo de negócio, as fintechs transferem essa propriedade para que a empresa contratante possa vender produtos e serviços com marca própria.

Nesse caso, a empresa que fornece essas soluções financeiras é a responsável pelo desenvolvimento do produto, assim como todas as atualizações, regras de segurança e regulamentações do setor.

A contratante que compra esses produtos de etiqueta branca têm o direito de inserir a sua própria marca nos serviços, tendo a possibilidade de ofertar para seus clientes como se ela mesma tivesse desenvolvido a solução financeira. 

Fintech white label: entenda como funciona esse modelo de negócio

Fintech white label como funciona

Com a solução white label, as fintechs trabalham produzindo produtos para que outras companhias possam  inserir sua própria marca e ofertar para seus clientes, colaboradores, fornecedores, entre outros. 

Mas é importante que fique claro que essas empresas não funcionam como uma fornecedora de soluções financeiras para o consumidor final. 

Ao contrário, elas atuam sob demanda para empresas que têm interesse em vendê-los nas lojas para seus clientes. 

Com esse modelo de negócios, as empresas contratantes não precisam se preocupar com o custo de desenvolvimento, administração ou manutenção do produto financeiro, pois essas questões ficam sob a responsabilidade da empresa que oferta a tecnologia. 

Aliás, esse modelo de negócio não é novidade no Brasil, sendo usado há muitos anos em empresas dos mais diversos segmentos, como na indústria de roupas e calçados. 

Hoje em dia, há muitas indústrias que produzem produtos sem etiqueta e vendem para grandes lojas, que inserem a sua própria marca.  

As fintechs white label, ao invés de fábricas são, na verdade, empresas que fornecem tecnologias para o mercado financeiro. 

Soluções oferecidas por uma fintech white label

Soluções oferecidas fintech white label

A vantagem de adotar esse modelo de negócio é que você pode ter acesso às mais variadas soluções financeiras atendendo às necessidades de diferentes perfis de clientes. Confira os serviços oferecidos pelas fintechs.

Banco digital

Uma das soluções oferecidas por esse modelo de negócio é a possibilidade de criar  um banco digital com uma estrutura modular e com as mais diferentes funcionalidades para oferecer aos seus clientes.

Com um banco white label, a sua empresa pode oferecer as mais diversas funcionalidades, que vão desde abertura de conta, emissão de cartão, várias formas de pagamento e recebimento, transferência, saques e muito mais.  

Carteira digital 

Outra possibilidade é oferecer aos seus clientes uma carteira digital white label, que é uma solução de pagamento, onde você pode incluir a sua marca, permitindo que seu cliente possa realizar transações financeiras por meio de dispositivos eletrônicos.

Para você entender, as carteiras digitais foram criadas para substituir o dinheiro comum e os cartões, uma vez que é possível inserir os valores para uso diretamente  nesse aplicativo. 

Inclusive, essas carteiras digitais, chamadas também de e-wallets, já são usadas por 61% dos brasileiros que utilizam celulares, segundo um estudo feito pela Área de Inteligência de Mercado da Globo.

Pagamentos

As  fintechs oferecem também uma plataforma white label de pagamento, onde você pode ter acesso à maquininhas de cartões e as mais variadas formas de pagamento, como cartão de crédito, débito, corporativo, entre outros, com a sua marca própria. 

A vantagem é que todo o desenvolvimento, infraestrutura, homologações com bandeiras e adquirentes ficam sob a responsabilidade da fintech contratada. 

Gateway de pagamento 

Gateway de pagamento

O gateway de pagamento white label também é outra solução de pagamento oferecida por esse modelo de negócio. 

Com ele, é possível realizar pagamentos online nas mais diversas modalidades: internet, app, via link, QR Code e por assinatura, atendendo todos os tipos de negócios.

Cartão de diversas modalidades

O cartão white label também é outra solução muito procurada, principalmente, por lojistas e empresas, que desejam oferecer um cartão de crédito com marca própria.

Nesse caso, as fintechs fazem a emissão, processamento e gestão desse tipo de cartão, que é totalmente customizado de acordo com a identidade visual da sua empresa. 

Você pode optar por cartão private label, que pode ser usado apenas na rede de lojas da empresa ou o bandeirado, quando o uso é estendido para outros estabelecimentos. 

White label vs franquia convencional: qual a diferença 

Embora sejam conceitos bem parecidos, saiba que a solução white label e a franquia convencional têm algumas diferenças importantes, principalmente, no que diz respeito ao modelo de negócio.

Na franquia tradicional há maior burocracia e custos, já que o contratante precisa pagar uma taxa de franquia, que basicamente é o valor de entrada e ter investimentos mínimos que podem variar entre 20 mil a 1,5 milhões. 

Além disso, diferente do white label, que cobra apenas a taxa de adesão de direito de uso, você terá que comprar equipamentos padronizado, pagar ao franqueador as taxas de direito de exploração, chamados de royalties, que podem variar de 1% a 30% do valor da franquia. 

Resumindo, a principal diferença entre esses modelos de negócio é que a fintech white label oferece maior flexibilidade para o uso da sua marca, tendo a possibilidade de atrelar valor de uma tecnologia consolidada no mercado ao nome da sua empresa. 

3 principais vantagens de uma plataforma fintech white label

vantagens plataforma fintech white label

Agora que você entende o que é esse modelo de negócio e como ele funciona, confira as principais vantagens de adotar uma plataforma fintech white label. 

Garante a satisfação dos clientes 

Uma das principais vantagens desse tipo de plataforma é melhorar a satisfação do seu cliente nos mais diferentes aspectos. Isso porque, sua empresa amplia a oferta de produtos e serviços para seus consumidores. 

Além de adquirir produtos e serviços do seu segmento de atuação, ele ainda tem acesso aos serviços financeiros, que garantem benefícios exclusivos e produtos que facilitam o dia a dia, como um banco digital ou até cartões de crédito. 

Além disso, como a sua empresa não precisa focar no desenvolvimento de produtos white label, sua equipe pode se dedicar em outras atividades, que são importantes para o relacionamento com o seu cliente, aumentando os índices de satisfação.  

Gera credibilidade para sua marca

Ao melhorar a satisfação do seu cliente, a sua marca gera maior credibilidade junto ao seu público, uma vez que os consumidores que possuem uma boa experiência com a sua empresa dissemina essa informação com maior facilidade. 

Sem contar que a divulgação da sua marca é ampliada, pois com a solução white label, é possível inserir nos produtos financeiros adquiridos a identidade visual da sua marca, como logomarca, por exemplo.  

Além de gerar credibilidade entre seus clientes, parceiros e fornecedores,  a sua marca ficará memorizada na mente das pessoas.

Facilidade de precificar um produto

Ao contratar uma fintech white label, sua empresa terá muito mais facilidade na hora de precificar um produto, já que você sabe exatamente quais serão os valores dos serviços oferecidos.

Isso acontece porque quando um produto ou tecnologia é desenvolvido do zero, todo o investimento na execução desse processo deve ser levado em consideração. 

Porém, esse modelo de negócio já oferece produtos prontos com valor único que, normalmente, é a taxa de aquisição. 

O que avaliar na hora de escolher uma fintech white label 

escolher uma fintech white label

Na hora de contratar uma plataforma white label, você precisa levar em consideração uma série de questões para garantir que as soluções adquiridas, de fato, têm qualidade e atendam às necessidades do seu negócio e clientes. 

Reputação no mercado

Se você quer garantir que as soluções adquiridas tenham qualidade, o primeiro passo é ficar de olho na reputação da fintech junto ao mercado. 

Verifique se a empresa tem credibilidade, quais os projetos já realizados por ela, para quais empresas ela já forneceu serviços financeiros e quais resultados trouxeram. 

Antes de fechar contrato, analise os cases de sucesso e confirme se realmente a fintech oferece segurança, qualidade e os recursos que a sua marca precisa. 

Recursos disponíveis

Mesmo se você pretende criar banco digital ou usar qualquer outro tipo de serviços financeiros, verifique quais os recursos que essa empresa de tecnologia oferece para você e seus clientes. 

Lembre-se que, ao adotar serviços financeiros, a fintech precisa garantir funcionalidades que se adequam às suas necessidades, especialmente, quando o assunto é infraestrutura. 

Cabe à fintech contratada garantir o fornecimento de toda a tecnologia necessária para dar suporte à sua empresa. 

Portanto, certifique-se que ela realmente está preparada para te dar todo o suporte necessário tanto dos serviços financeiros quanto da capacidade de suporte, especialmente, em períodos de alta demanda ou problemas técnicos. 

Desconfie de valores abaixo do mercado

Normalmente, quando decidimos adquirir produtos de alto valor agregado ou até mesmo serviços simples, na hora de fechar negócio, levamos sempre em consideração os valores praticados pelo fornecedor.

Mas saiba que para contratar uma solução white label, os custos não podem ser determinantes para a efetivação da contratação. Nesse segmento, desconfie de valores que estão muito abaixo do mercado.

Isso porque, esse modelo de negócio envolve investimento em tecnologia e especialistas, que normalmente, exigem um alto custo. Um valor muito abaixo do mercado pode significar que esses dois fatores não foram tão observados assim. Fique atento!

Conformidade regulatória

Outro ponto diz respeito às conformidades regulatórias. Lembre-se que uma empresa que oferece tecnologias financeiras não deve apenas garantir toda a infraestrutura técnica para as soluções contratadas, mas ela deve garantir todo o atendimento legal dos serviços. 

É preciso verificar se a fintech está de acordo com todas as conformidades regulatórias, atendendo às regras e normas do Banco Central, das bandeiras de cartão e também das certificações necessárias. 

Dessa forma, você não precisa se preocupar com toda parte legal de um setor que tem regulamentações tão criteriosas, já que as soluções adquiridas já estão em conformidade com as entidades certificadoras do segmento, órgãos reguladores e normativas do setor.

Por que escolher a Ewally

Na hora de escolher uma fintech white label,  saiba que a Ewally é uma das empresas de tecnologias financeiras mais consolidadas do mercado por oferecer ao mercado soluções completas para diferentes modelos de negócio. 

Com a Ewally, você tem acesso às soluções completas de Banking as a Service, APIs para todos os serviços financeiros, emissão de cartão e processamento, pix para empresas, conta digital PJ 100% online e sem burocracia, conta Jurídica digital sem mensalidades, cartão corporativo para despesas administrativas

Vale lembrar que todos os serviços oferecidos pela nossa fintech são modulares e customizáveis para que você possa escolher o formato que atende às suas necessidades. 

Com a Ewally, a vantagem é que você não precisará se preocupar com a parte técnica, pois, somos responsáveis por executar todo o processo de emissão, que vai desde a tecnologia até as questões regulatórias. 

Conclusão

Agora que você entendeu o que é fintech white label, quais as vantagens de adotar esse modelo de negócio e como escolher a melhor solução para a sua empresa, chegou a hora de contratar os melhores serviços para a sua empresa. 

Se você quer encontrar uma empresa que ofereça as melhores soluções tecnológicas de white label, fale com a Ewally, que disponibiliza soluções para os mais diversos tipos de negócios. 

Os clientes da Ewally tem acesso a uma infraestrutura completa e robusta de serviços financeiros para criar banco digital, cartão de crédito e muitos outros serviços do jeito que você quiser. 

Venha conhecer tudo que a Ewally pode fazer para o seu negócio. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços e produtos. 

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: