fbpx

Meios de pagamento: tipos, tendência e porquê diversificar

Nos últimos anos, com o aumento do poder de compra, os meios de pagamento têm se tornado cada vez mais presentes no nosso dia a dia para as mais diversas operações, sendo uma etapa que merece a sua atenção.  

Mas você sabe quais as modalidades de pagamento disponíveis no mercado, as tendências para os próximos anos e o porquê diversificá-lo na sua empresa? 

Vem com a gente, pois contaremos sobre os meios de pagamento no Brasil e como usá-los ao seu favor!

O que são meios de pagamentos?

O que são meios de pagamentos

Um meio de pagamento é uma solução criada para pagar e receber dinheiro, comercializar produtos e serviços, além de possibilitar as mais diversas transações tanto nos ambientes digitais quanto em estabelecimentos físicos. 

Nos últimos anos, o mercado de pagamentos no Brasil tem apresentado crescimento nos últimos anos de maneira significativa.  

Em 2019, somente a utilização dos cartões de crédito no país chegaram a 123 milhões, segundo as estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil do Banco Central. Já o número de cartões de débito chegou a 132 milhões naquele ano. 

Meio de pagamento e forma de pagamento: qual a diferença?

E nesse universo, muitas pessoas se perguntam: meio de pagamento é forma de pagamento? A resposta é sim!

De maneira geral, não há diferença alguma entre esses dois termos, sendo expressões utilizadas pelo mercado para classificar essas transações. 

Os meios de pagamento mais utilizados no Brasil

Os meios de pagamento mais utilizados no Brasil são os mais diversos, mas para você entender os principais, fizemos uma lista dos recursos com maior representatividade no nosso dia a dia. 

Dinheiro

Esse é um velho conhecido, sendo uma das formas de pagamentos mais antigas e conhecidas em todo o mundo. 

Mesmo com canais digitais, ele ainda é muito usado em estabelecimentos comerciais físicos. A vantagem é que não há pagamento de taxas ao utilizá-lo. 

Cartão de débito e crédito

O cartão de crédito e débito é um dos meios de pagamento eletrônico mais usados, hoje em dia, para operações on e offline. 

No caso de débito, seu estabelecimento recebe o dia na hora e, no caso do cartão de crédito, o cliente tem a possibilidade de parcelar, mas a empresa receberá o valor total da compra de uma vez, mas mediante ao pagamento de taxas. 

A vantagem é que essa forma de pagamento combate a inadimplência e proporciona muito mais praticidade no controle das transações.

Boleto Bancário

Para você que se pergunta que formas de pagamento são usadas no Brasil atualmente, o boleto bancário também entra nessa lista. 

O grande benefício é que os estabelecimentos conseguem atender qualquer pessoa e o consumidor não precisa ter uma conta corrente em uma instituição bancária

O pagamento do boleto pode ser feito em caixa eletrônico, lotéricas, Correios ou pela internet banking.

No entanto, para que sua empresa emita boletos é preciso ter uma conta corrente aberta em um banco e ter uma carteira de cobrança vinculada a esse banco.

Transferência bancária

Entre as plataformas de pagamento, a transferência bancária também se destaca neste mercado de meios de pagamento eletrônico, sendo um meio muito prático e rápido para fazer as transações financeiras. 

Além de operações como o DOC e o TED, essa forma de pagar e receber ganhou ainda mais adesão da população em geral e das empresas com a chegada do PIX, que facilitou ainda mais a maneira de transferir e receber dinheiro. 

Meios de pagamento: 4 tendências para os próximos anos

Meios de pagamento tendências

Com os avanços tecnológicos, novos meios de pagamento digitais têm sido disponibilizados no mercado para facilitar e otimizar ainda mais as transações. Confira as tendências para os próximos anos.

– Criptomoedas

As criptomoedas, além de serem ótimas oportunidades de investimentos, também podem ser usadas para o pagamento de contas. 

Para usá-las também é muito fácil, basta acessar um site que permite esse pagamento, como o BitBol e Kamoney e depois é necessário o código do boleto e depositar os seus Bitcoins. 

A vantagem de usar esses meios de pagamento é que em até um dia seu boleto será compensado.

– Pagamento por aproximação

O pagamento por aproximação também chegou para ficar e funciona por meio da tecnologia de NFC, que estabelece a comunicação entre dois dispositivos ao se aproximarem.

Para as transações, é possível usar cartões digitais e dispositivos eletrônicos, mas lembre-se que não há a necessidade de inserir o cartão na máquina e nem digitar senha para pagamentos de valores pequenos.

– Carteira Digital

A carteira digital é um dos meios de pagamento online que está em alta no Brasil, sendo muito usada também em outros países, como China e França. 

Esse recurso são aplicativos instalados em dispositivos móveis, que podem ser usados para fazer pagamentos em lojas físicas ou online.

Para usá-la, é preciso cadastrar o cartão de crédito no aplicativo ou conta digital escolhida, sendo que o usuário não precisa compartilhar informações de cartão em compras online ou até mesmo em estabelecimentos físicos. 

Pagamentos instantâneos 

Entre os meios de pagamentos online, as modalidades instantâneas, como o PIX, já é destacado no Brasil, sendo usado por milhões de consumidores, que incluem pessoas físicas e jurídicas.  

Esse recurso permite que os consumidores realizem pagamentos em qualquer dia e horário do dia. 

Afinal, por que diversificar os meios de pagamento no seu negócio?

Para as empresas que querem garantir bons volumes de vendas e até fidelizar seus clientes, manter a recorrência de comprar, diversificar os meios de pagamentos é fundamental.

Isso porque, você permite que o seu consumidor possa escolher aquele método que mais se adequa aos seus interesses, evitando que ele desista de uma compra por não conseguir usar determinada forma de pagamento. 

Seu negócio está preparado para aceitar todos os meios de pagamento?

meios de pagamento seu negócio está preparado

Estar preparado para atender os seus clientes no que se refere às formas de pagamento é imprescindível para não perder vendas e manter seus consumidores sempre comprando da sua marca.

Então, se você ainda não está preparado para aceitar todos os meios de pagamento eletrônico ou físico, é bom começar a se planejar. 

Que tal criar um banco digital para seus clientes, colaboradores e parceiros com a melhor plataforma de BaaS?

Com a solução completa de Banking as a Service da Ewally, você pode criar seu próprio banco, de forma modular, com as mais variadas funcionalidades que vão desde conta digital, emissão de cartão e muito mais. 

A plataforma de Banking as a Service da Ewally disponibiliza todos os recursos para desenvolver a sua solução financeira, de maneira ágil e customizada, abrangendo desde o aplicativo de Banco Digital White Label até as APIs modulares.

Com a nossa solução Baas, é possível abrir contas digitais e subcontas tanto na Pessoa Física quanto na Pessoa Jurídica, cobrança via boleto, cartão débito e link pagamento, transferências, pagamento de boletos, contas e tributos.

Conclusão

Agora que você já sabe o que são esses meios de pagamento, as principais modalidades disponíveis pelo mercado, chegou a hora de escolher o melhor parceiro para a oferta de serviços financeiros para o seu negócio. 

Entre em contato com a Ewally, que oferece as soluções mais vantajosas para o seu modelo de negócio. Vale lembrar que nossos produtos e serviços são modulares e customizáveis para que você possa escolher o formato que atende às suas necessidades. 

Conheça a Ewally e tudo que podemos fazer para o seu negócio. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços e produtos. 

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: