fbpx

Mercado de pagamentos: veja 4 tendências para 2021

Nos últimos anos, o mercado de pagamentos tem ganhado destaque no dia a dia da população brasileira. 

Isso porque, com os avanços tecnológicos e o acesso facilitado à internet, cada dia mais as pessoas têm deixado de utilizar o dinheiro em compras presenciais, passando a comprar na internet ou usar outros meios, como cartão de crédito e débito.

Para você entender o tamanho desse mercado, nos últimos anos, houve um aumento de mais de 500% no valor das compras feitas com esses meios de pagamento, segundo a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), 

Ainda de acordo com o estudo, essas transações movimentam cerca de R$1,5 trilhão por ano. Que tal conhecer as tendências desse mercado para 2021? Vem com a gente!

O que é mercado de pagamentos?

mercado de pagamentos

O mercado de pagamentos digitais é composto pelos players onde são responsáveis por assegurar que os fluxos de informações e valores de uma compra sejam concluídos com sucesso. 

Confira quais são os agente envolvidos nesse processo:

Adquirente

Por meio de cartão de crédito e débito, os chamados adquirentes fazem a liquidação das operações financeiras. 

Nesse processo, eles comunicam os dados das operações às bandeiras de cartões às instituições bancárias emissoras. 

Subadquirente

No mercado de pagamentos, o subadquirente é o intermediador entre os consumidores, adquirentes e o estabelecimento comercial, sendo utilizada por lojas de pequenas, já que ele faz a junção do cadastro com adquirentes, gateway e antifraude próprios, garantindo diferentes opções de pagamento.

Gateway de pagamento

Já o gateway de pagamento é um software que faz o processamento do pagamento online, sendo responsável por garantir a transação do pagamento e dos dados de uma compra. 

O processo nessa plataforma de pagamento funciona assim: ao receber os dados da transação, ele comunica ao adquirente, que entra em contato com uma instituição bancária emissora para validar as informações pessoais e financeiras do comprador. 

Entenda como funciona o mercado de pagamentos no Brasil

mercado de pagamentos no Brasil

Agora que você sabe o que é mercado de pagamentos, é importante que você entenda que todo esse processo só acontece com a união desses três agentes, cada um com a sua finalidade. 

Sem esses agentes, os processos de pagamento não podem ser realizados, já que cada modalidade tem o seu papel em todo esse ecossistema. 

Os principais meios de pagamento

Depois de entender como funciona o mercado de pagamentos, confira quais são os principais meios de pagamentos disponíveis no mercado atualmente. 

Carteira Digital

A carteira digital é um meio de pagamento que está em alta no Brasil, mas em outras partes do mundo ela já é uma modalidade muito usada, como na França e na China. 

Esse método é um aplicativo que permite a realização de transações em diferentes estabelecimentos físicos, transferir dinheiro e fazer pagamentos à distância. 

Todo esse processo acontece por meio de QR Code.

Pagamentos instantâneos 

Entre os meios de pagamentos lançados recentemente estão os pagamentos instantâneos, como o Pix que pode ser usado por empresas e pessoas físicas.  

Essa modalidade permite que os consumidores realizem pagamentos em qualquer dia e horário do dia. 

Biometria

A biometria é também usada para a realização de pagamentos. 

Com essa modalidade, você não precisa mais utilizar o cartão de crédito ou débito para fazer uma determinada compra. 

Basta usar as digitais na hora de fazer os pagamentos. 

Empresas que atuam no mercado de meios de pagamento

empresas mercado de pagamentos

Hoje em dia, existem as mais diversas empresas de pagamento que oferecem as mais variadas vantagens e serviços. Dá uma olhadinha nas companhias mais populares do mercado.

Mercado Pago

O Mercado Pago é um dos grandes players de pagamento no Brasil que, inclusive, nasceu do famoso marketplace Mercado Livre, sendo líder nesse mercado.  

A empresa tem mais de 2,5 milhões de contas com saldo, sendo que,  desse total, 1 milhão pertencem a usuários ativos.

Paypal

PayPal é também uma das empresas mais conhecidas do mercado com quase 200 milhões de usuários. 

Ela faz o cadastro dos compradores em sua plataforma e, por isso, contabiliza uma ampla carteira de clientes.

Pagseguro

O PagSeguro é um dos meios de pagamento mais populares no Brasil, criado pela UOL, essa empresa oferece soluções de pagamento via internet e e-commerce, além de máquinas para ponto de vendas.

Moip

O Moip é uma empresa de pagamento lançada em 2008 com aporte de grandes empresas, como Arpex e Ideiasnet. 

Com transações simplificadas e eficientes, ela tem um importante lugar nesse mercado e já contabiliza mais de 300 mil clientes.

4 tendências do mercado de pagamentos para 2021

tendências mercado de pagamentos

O mercado de pagamentos digitais está em constante evolução e a cada ano novos recursos são lançados. Confira as 4 ́ principais tendências para esse segmento em 2021!

1. Pagamento por telefone

Com o surgimento do open banking e dos API ‘s, os avanços tecnológicos não se restringem apenas à integração dos aplicativos móveis com o cartão de crédito.

A intenção é que os pagamentos via mobile cresçam ainda mais, permitindo que praticamente todas as transações financeiras aconteçam por telefone. 

2. Fintechs

As fintechs chegaram para ficar e estão revolucionando o mercado de pagamentos por oferecer soluções que facilitam a interação das pessoas com as instituições financeiras e de pagamento. 

Com a utilização de API ‘s, as fintechs estão à frente no mercado, garantindo uma integração avançada nos pagamentos via mobile. 

Somado a isso, a fusão de  fintechs com bancos trará ainda mais facilidade para as transações financeiras de pessoas físicas e jurídicas. 

3. Blockchain

As empresas Blockchain estão em ascensão e entre as companhias que mais recebem investimentos no mundo. Isso acontece porque ela tem um enorme potencial para tornar a oferta de serviços financeiros muitos mais barata

Além disso, as empresas Blockchain também são capazes de garantir serviços ilimitados, atendendo desde transações financeiras até acordos contratuais automatizados.

4. Pagamento recorrente 

Os pagamentos recorrentes já são muito utilizados no mercado de pagamentos digitais. Para você entender do que se trata essa solução, saiba que elas são basicamente os pagamentos de assinaturas, como de cursos e serviços de streamings.

Esse é um dos meios que garantem maior facilidade tanto para o cliente quanto para as empresas. 

Isso porque, como a cobrança é feita automaticamente, não é preciso nem comprometer o limite do cartão de crédito e nem fazer as transações de pagamento todos os meses. 

Conclusão

O mercado de pagamento está em plena expansão no Brasil e a expectativa é que as transações financeiras pela internet tornem-se cada vez mais realidade na vida dos brasileiros. 

A vantagem é que esse setor oferece as mais diversas soluções na hora de realizar pagamentos ou fazer qualquer transação financeira.

Se você procura uma empresa financeira que oferece as melhores soluções para o seu cliente, fale com a Ewally, uma fintech que cria soluções financeiras de alta qualidade e customizadas às suas necessidades. 

Com a Ewally, você tem acesso a uma uma infraestrutura completa e robusta de serviços financeiros, que incluem conta digital, cartão private label, Banking as a Service, cartão corporativo, débito, crédito e muito mais. 

Venha conhecer tudo que a Ewally pode fazer para o seu negócio. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços e produtos. 

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: