fbpx

Pix para Empresas: Guia completo sobre como vai funcionar

Você já usa o pix para empresas? Sabe como esse novo meio de pagamento instantâneo disponibilizado, recentemente, pelo Banco Central pode facilitar as transações financeiras da sua empresa e dos seus clientes?

Se você conhece esse novo método de transferência, mas ainda não sabe como ele funciona na prática, esse artigo é o que procura.

Montamos um guia completo sobre como funciona o pix, quais as principais vantagens desse meio de pagamento para as empresas, como efetuar o cadastro e muito mais.

Vem com a gente e descubra como usar esse novo jeito de fazer transações.

O que é Pix?

o que é pix?

O Pix é um método de transação que permite pagamentos e transferências de forma instantânea em qualquer dia ou horário e para qualquer instituição financeira.

Para você que quer entender o que é pix e para que serve, saiba que esse método de pagamento pode ser usado por pessoas físicas e jurídicas para enviar e receber dinheiro como uma opção além do boleto, cartão, TED e DOC, por exemplo.

Por que o Banco Central criou o Pix?

Um dos principais objetivos do Banco Central ao lançar esse meio de pagamento é promover a concorrência entre empresas privadas nesse tipo de transação, o que gera ainda maior competitividade no mercado.

Além disso, a intenção é desburocratizar e facilitar a realização de operações financeiras para todas as pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas.

Entenda como o Pix para empresas funciona

A primeira coisa que você precisa entender é que o pix não é um aplicativo oferecido pelos bancos.

Na verdade, ele é um recurso disponibilizado dentro dos app das instituições bancárias e contas digitais.

Para as pessoas que se perguntam como funciona o PIX para CNPJ ou PF, saibam que toda a sua operação ocorre por meio do Sistema de Pagamentos Instantâneos, conhecido como SPI.

Além disso, o pix é gerenciado e operado pelo por meio do Deban (Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos) do Banco Central, sendo que ele está conectado com as contas PI das instituições, como bancos, fintechs e cooperativas de crédito.

O que são as chaves Pix

o que são chaves pix?

As chaves Pix são um nome dado para os códigos de identificação da conta de uma pessoa física ou jurídica para a realização das transações financeiras nesse método de pagamento.

Ao invés de fornecer todos os dados como CPF, agência e conta corrente para o recebimento de dinheiro, agora o usuário pode informar as chaves Pix, que podem ser as seguintes:

  • Número de celular;
  • CPF ou CNPJ;
  • E-mail;
  • Chave aleatória.

Além disso, o usuário pode registrar mais de um número de telefone ou email como chave, mas saiba que existe uma limitação de códigos.

As pessoas físicas podem registrar até 5 chaves, sendo que as jurídicas podem fazer o registros até de 20 códigos diferentes.

É possível registrar chaves em uma única conta ou em contas distintas, mas o sistema não permite o registro de uma mesma chave em mais de uma conta.

Como vai funcionar o Pix para empresas?

como funciona o pix para empresas?

O pix para pessoa jurídica funcionará, basicamente, da mesma forma que acontece com as pessoas físicas, mas com um importante diferencial, que é a existência de um custo para transações.

Entenda melhor nos tópicos abaixo como esse novo meio de pagamento funciona também para a modalidade PJ.

O custo do Pix para empresas

Diferente do que acontece com as pessoas físicas, as instituições bancárias poderão cobrar uma taxa fixa por transação para fazer ou receber pagamentos ou transferências.

As tarifas para as operações serão estabelecidas pelos próprios bancos, que inclusive, podem optar pela gratuidade.

No pix para empresas, as taxas são opcionais e dependerá da instituição que a empresa tem conta, que pode cobrar ou não aplicar essas tarifas.

Por quais meios as empresas podem receber o Pix

Agora que já sabe quais as taxas do PIX, é importante que você entenda que as empresas podem receber valores por meio das chaves Pix ou pelo sistema de QR Code.

A expectativa é que para este ano, seja liberado também o pagamento por aproximação, como acontece com os cartões de crédito, mas não há uma data para que esse recurso seja disponibilizado aos usuários.

Leia mais:

Quais são as principais vantagens do Pix para pessoa jurídica

quais vantagens do pix para empresas?

Não é à toa que o Pix está entre as transações mais usadas pelos brasileiros.

Para você ter uma ideia, até o mês de dezembro de 2020, o Pix já era utilizado por 47% da população considerada economicamente ativa, que representa 45,8 milhões de usuários.

Se você está pensando em adotar ou indicar esse método para os seus clientes, confira as principais vantagens de usar o Pix.

Diminuição dos custos de operação

Uma das principais vantagens de utilizar esse meio de pagamento é que os custos para pagamentos e transferências serão reduzidos quando comparado com outras operações, como o TED e o DOC, por exemplo.

Mais agilidade para receber

Diferente do que acontece com as transações a partir do TED e DOC, que você somente pode transferir ou receber em dias úteis, com o pix para empresas ou pessoas físicas, as transações são feitas em poucos segundos, 7 dias por semana e 24 horas por dia.

Sem intermediação

Com o pix, os pagamentos são realizados de forma direta entre entre pagador e recebedor, ou seja, sem intermediação de instituições, que podem tornar as operações mais demoradas e caras.

Outros pagamentos

Além do baixo custo e da agilidade nas transações, as empresas também podem usar esse meio de pagamento para quitar seus débitos com funcionários, tributos, fornecedores e muito mais.

Como cadastrar minha empresa no PIX?

cadastrar empresa no método de pagamento online

O cadastramento do pix para pessoa jurídica funciona da mesma forma que acontece com a pessoa física.

No aplicativo do seu banco ou conta digital, você precisa ir até o ícone do novo meio de pagamento e criar as suas chaves de identificação, que podem ser o CNPJ da empresa, número de telefone celular, chave aleatória e e-mail.

Além disso, você também pode integrar o Pix através de um parceiro, como a Ewally, que disponibilize uma API para geração de QR Codes dinâmicos.

Como receber um Pix?

Tanto as empresas quanto as pessoas físicas podem receber por meio de um QR code para ser compartilhado com o pagador ou através das chaves de identificação.

Como emitir QR code para receber Pix para empresas

Para emitir um QR Code no aplicativo do seu banco ou conta digital, você deve ir até o menu pix e clicar na opção “Receber”.

Após isso, o app vai te apresentar duas opções, sendo o pix estático ou dinâmico.

Além disso, você também pode integrar o Pix através de um parceiro, como a Ewally, que disponibilize uma API para geração de QR Codes dinâmicos.

Qual a diferença entre QR code estático e QR code dinâmico

Como acabamos de mencionar, o pix PJ e PF oferecem a possibilidade de transações via QR Code estático e dinâmico.

Para você entender as diferenças, a modalidade estática é indicada para operações entre pessoas físicas e pequenos empreendedores com um único QR Code que pode ser pago várias vezes.

Já o pix dinâmico é destinado para as grandes empresas, onde é gerado um QR Code com os dados do pagador e uma data limite para o pagamento, sendo que cada QR Code deve ser usado apenas uma vez.

Afinal, o Pix para empresas é seguro?

pix é seguro?

A resposta é sim.

Além de entender como funciona o PIX para CNPJ, muitas pessoas ficam receosas quanto à segurança das transações.

Saiba que as operações através deste meio de pagamento têm as mesmas medidas de segurança que já são usadas para as transações DOC e TED, como criptografia e forma de autenticação.

Quando o assunto são dados pessoais, todas as informações são protegidas pelo sigilo bancário, uma regra prevista na Lei Complementar número 105 e também na Lei Geral de Proteção de Dados.

Caso ocorra eventuais fraudes nas operações, elas serão responsabilidade dos parceiros do Sistema de Pagamentos Instantâneos, que são as instituições de pagamento e financeiras, que disponibilizam o Pix.

Perguntas frequentes sobre o Pix para empresas

perguntas frequentes

E nesse novo jeito de fazer pagamento e transferir dinheiro, o que não faltam são dúvidas sobre o pix para empresas.

Por isso, selecionamos aqui as perguntas mais frequentes para te ajudar a entender como ocorrem as transações pelo pix.

Posso ter Pix em mais de um banco?

Os usuários podem sim cadastrar o pix em mais de uma instituição bancária, mas lembre-se que você não pode fazer o cadastro de uma mesma chave em mais de um banco.

Posso ter a mesma chave Pix em bancos diferentes?

Os usuários dessee meio de pagamento não podem usar a mesma chave para duas contas distintas, porém, é possível mudar a chave de banco, já que a instituição não pode impedir que o cliente migre determinada chave Pix para outra instituição.

O Pix para empresas funciona da mesma forma em todos os bancos?

Tanto o pix PJ quanto para pessoas físicas é padronizado pelo Banco Central e as transações acontecem da mesma forma em todas as instituições bancárias, sendo que a principal diferença é na cobrança das taxas.

Qual a diferença entre Pix, TED e DOC?

A principal diferença do Pix para transações como o TED e DOC é que não há restrições de dias e horários para fazer operações financeiras através desse novo meio de pagamento, já que as transações acontecem em tempo real.

Qual a diferença entre Pix, cartão de débito e cartão de crédito?

O Pix permite a realização de transferências, recebimentos e pagamento de maneira instantânea, enquanto o cartão de crédito é um meio de pagamento, que funciona como uma espécie de empréstimo, onde o usuário quitará o débito posteriormente.

Já o cartão de débito é, normalmente, utilizado para a realização de diversas operações nos caixas eletrônicos, como saque, por exemplo, além de realizar compras nos mais diversos estabelecimentos sem custos adicionais para o cliente.

É necessário cadastrar uma chave para receber Pix?

Tanto para o pix para pessoa jurídica quanto para pessoa física não é necessário fazer o cadastro.

No entanto, o cadastramento da chave é extremamente recomendável para receber um Pix, já que fazer esse tipo de transação somente com os dados da conta pode gerar uma demora no processo.

Preciso baixar algum aplicativo para ter Pix para empresas?

Para as pessoas que desejam utilizar esse meio de pagamento, saiba que não é necessário baixar nenhum aplicativo, já que esse recurso é disponibilizado pelos bancos dentro dos seus próprios apps.

Quanto tempo leva para pagar ou receber pelo Pix?

As transações utilizando o pix PJ ou PF são realizadas em poucos segundos independentemente do dia e horário.

Diferentemente das operações por meio do DOC e TED, você pode pagar ou transferir 7 dias por semana, inclusive, nos feriados e finais de semana.

O Pix tem limite de valor de transação?

Os limites de valores para as transações pelo Pix são estabelecidos pelos próprios bancos e instituições financeiras para pagamentos e transferências.

No entanto, o Banco Central determinou que os valores das operações não devem ser inferiores a 50% do limite disponibilizado para a TED ou a 100% do limite máximo de compras por meio do cartão de débito.

Conclusão

O pix para empresas já tornou-se um dos meios mais vantajosos para a realização de transações tanto para empresa quanto para pessoas físicas por uma série de benefícios.

Esse meio de pagamento pode ser gratuito ou ter valores bem reduzidos para as transações, dependendo da instituição bancária, além de ser feito em tempo real, o que agiliza as operações nos mais diversos aspectos.

Sem contar que esse jeito de fazer pagamentos também podem ser feitos de maneira direta entre pagador e recebedor, sem intermediação de instituições, que podem tornar as operações mais demoradas e caras.

Na hora de escolher os melhores serviços financeiros para a sua empresa e clientes, conheça a eWally, onde você tem acesso à uma conta digital PJ 100% online e sem burocracia

Com a eWally, você pode abrir a sua conta, fazer transações por meio do pix, pagar contas, sacar dinheiro, emitir cobrança, transferir e muito mais.

Conheça todos os benefícios da nossa conta digital e torne as suas operações ainda mais fáceis e simples.

Aqui você encontra soluções financeiras de alta qualidade, que se adaptam às necessidades da sua empresa e dos seus clientes, a preços acessíveis.

Acesse nosso site ou entre em contato conosco.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: