fbpx

Open banking: o sistema que vai revolucionar os bancos

Com a chegada do Pix e com o incentivo à competitividade do Sistema Financeiro Nacional por parte do Banco Central, o open banking chega ao mercado e promete revolucionar a forma como as pessoas realizam as suas transações financeiras.

A principal proposta do “banco aberto” ou “sistema bancário aberto” – em tradução livre – é oferecer mais opções de produtos e serviços financeiros com custos menores, além de garantir maior transparência e liberdade aos clientes.

Com esse novo sistema, a intenção é que as pessoas possam ser donas das suas informações financeiras e escolher com quais instituições bancárias desejam compartilhar seus dados, o que é ainda mais facilitado pela internet.

Para você ter uma ideia da quantidade de transações bancárias online, somente em 2018, foram realizadas 3 bilhões de operações bancárias com movimentação financeira via mobile, segundo a Febraban.

Que tal entender um pouco mais sobre como funciona o sistema no Brasil, o que é, quais os principais desafios e benefícios.

Confira!

O que é open banking?

Open banking é um conjunto de tecnologias e regras.

Ele possibilita o compartilhamento de informações e serviços de clientes entre diversas instituições financeiras e bancárias por meio da integração de sistemas.

De maneira resumida, o banco aberto permite que o cliente possa pegar seus dados e levá-los para a instituição financeira que desejar, sem ter que fornecer todas as suas informações novamente.

Esse novo formato trará muitos benefícios para os clientes, já que, hoje em dia, mudar de banco pode ser extremamente burocrático.

Entenda como o open banking funciona

Para você que se pergunta como vai funcionar o open banking, saiba que todas essas transações devem ter uma autorização do usuário para que os bancos possam compartilhar dados tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas

Vale lembrar que não se trata de um produto ou aplicativo, essas transações podem ser feitas apenas por meio de uma solicitação às instituições financeiras nos aplicativos das empresas já existentes.

O que é API open banking?

A sigla API significa Application Programming Interface e é um conjunto de códigos que faz parte de um sistema que opera como uma interface de comunicação com outros sistemas.

Nesse sentido, as API ‘s podem ser abertas para a comunicação, onde outras empresas ou desenvolvedores podem acessá-las e conseguir criar produtos e serviços por meio de aplicações já existentes.

O que muda na prática com o novo modelo?

Com o controle do compartilhamento de seus dados por parte dos próprios clientes, fica mais simples abrir contas em um banco digital ou instituição bancária ao mesmo tempo.

Por parte das empresas, o sistema vai aumentar a concorrência pela atenção, atração do consumidor e fidelização do cliente, já que, mesmo tendo conta nesta instituição, não necessariamente ele vai consumir os serviços e produtos dela.

Com isso, a expectativa é que as empresas financeiras trabalham muito mais para conseguir conquistar esse cliente, oferecendo produtos e serviços cada vez mais vantajosos e acessíveis.

Outra mudança está relacionada aos bancos tradicionais, que precisarão investir ainda mais na experiência do cliente também nos canais digitais, já que as contas virtuais já fazem isso.

Os 3 principais benefícios do open banking

vantagens do open banking

Depois de entender qual é o conceito, vamos entender os principais benefícios do banco aberto.

Confira!

Mais liberdade e autonomia

Uma das principais vantagens é a liberdade e autonomia que os clientes terão ao escolher a sua instituição financeira ou bancária para fazer as suas transações.

Atualmente, há muita burocracia na hora de migrar de um banco para o outro, mas com o compartilhamento das informações, os processos serão mais simplificados.

Menos custos e agilidade

Além dessa liberdade, com as APIs abertas, todo o sistema é integrado entre as instituições, o que contribui para a redução dos custos para as empresas, além de tornar as migrações de contas muito mais ágeis.

Mais competição

Ao concluir a implantação no Brasil, a expectativa é que esse mercado torne-se ainda mais competitivo, já que esse novo sistema estimulará o surgimento de novos produtos e serviços, ampliando as opções para o consumidor.

Quais são os principais desafios do open banking no Brasil

desafios do open banking

Entre os principais desafios do surgimento do banco aberto está o prazo para a implementação e adaptação das fintechs para o atendimento das normas previstas pelo Banco Central.

Isso porque, muitas empresas consideram esse tempo muito curto para a realização de todas as adaptações necessárias para integrar esse novo sistema.

Outro desafio é conquistar a confiança dos clientes e fazê-los acreditar que o compartilhamento dessas informações são benefícios e seguranças, já que a grande preocupação, certamente, envolverá os possíveis vazamentos de dados.

Saiba quando o open banking começa a funcionar no Brasil

Esse novo sistema financeiro aberto já começou a ser implantado no Brasil, mas o serviço será disponibilizado para os clientes por etapas, que totalizam 4 fases.

Confira como tudo isso vai acontecer.

Fase 1

A primeira fase teve início no dia 1 de fevereiro de 2021. Nessa etapa, foram abertos os dados das instituições interessadas, produtos e serviços oferecidos, seus canais de atendimento e os produtos e serviços.

Fase 2

Já a fase 2 terá início no dia 15 de julho de 2021, onde os clientes poderão fornecer os dados pessoais para a realização do cadastro, como:

  • nome,
  • CNPJ ou CPF,
  • número de telefone,
  • endereço

Além de outras informações relacionadas aos produtos previstos na conta do cliente.

Fase 3

Na terceira fase, que começa no dia 30 de agosto de 2021, será disponibilizado o pagamento fora do ambiente bancário.

Nesta fase, os clientes podem compartilhar o histórico financeiro, além de terem acesso aos mais variados serviços, como propostas de crédito e pagamento.

Fase 4

Na última fase de implantação do banco aberto, que começa no dia 15 de dezembro de 2021, será permitido o compartilhamento de outros dados de serviços como, por exemplo, investimentos, seguros, previdência e operações de câmbio.

Perguntas frequentes sobre open banking

perguntas frequentes open banking

Para não restar dúvidas sobre esse novo sistema bancário, selecionamos aqui as perguntas mais frequentes e que, claro, podem te ajudar a entender melhor o sistema.

Open banking é seguro?

Sim.

Esse novo sistema financeiro aberto será regulamentado pelo Banco Central, o que determina que todas as instituições participantes devem estar sob o comando do BC, respeitando todas regras, sob pena de sanções e punições.

Qualquer empresa vai poder ter acesso aos meus dados?

A resposta é não.

Todas as informações financeiras somente poderão ser compartilhadas com o consentimento dos clientes e com as instituições que ele escolher, desde que sejam reguladas pelo Banco Central.

Qual o papel do Banco Central?

O Banco Central é o órgão regulador de todo o ecossistema do open banking no Brasil, estabelecendo a estrutura inicial do processo de implementação do sistema e aprovando o conteúdo da convenção.

De maneira simplificada, o BC é responsável pelo trabalho de fiscalização e punição das instituições participantes.

Conclusão

A verdade é que o open banking beneficiará não somente os consumidores, mas também as instituições bancárias e financeiras no que se refere ao desenvolvimento de produtos e serviços cada vez mais competitivos.

Para os consumidores, o novo sistema representa maior autonomia e liberdade no compartilhamento de dados entre os bancos, tornando os processos ainda mais rápidos.

Na hora de encontrar um banco digital que atenda às suas necessidades, saiba que a Ewally já está trabalhando para oferecer as melhores experiências aos clientes que optarem pelo sistema.

Nosso banco digital oferece acesso à uma conta digital PJ 100% online e sem burocracia, onde você pode abrir a sua conta, pagar contas, sacar dinheiro, emitir cobrança, transferir e muito mais.

Conheça todos os benefícios da nossa conta digital e torne as suas operações ainda mais fáceis e simples.

Acesse nosso site ou entre em contato conosco.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: