fbpx

Split de pagamento: o que é, benefícios e como funciona

Você que atua no varejo já conhece o split de pagamento e os benefícios que essa ferramenta pode garantir para o seu fluxo financeiro? Saiba que se você ainda não adotou essa metodologia na rotina da sua empresa, é bom ler este artigo e adotá-la agora mesmo. 

Sabemos que fazer a gestão dos seus processos de recebimento nem sempre é tão simples e exige procedimentos complexos para garantir eficiência tributária e otimização de diferentes processos. 

E  nesse sentido, esses API ‘s podem auxiliar na simplificação das rotinas de pagamentos e garantir uma experiência agradável para os seus clientes e maior eficiência produtiva. 

Ficou interessado nesta solução? 

Então, vem entender melhor como esse recurso disponibilizado pelo mercado de pagamento pode contribuir para o seu negócio, tornando suas atividades mais seguras e ágeis. Confira!

O que é um split de pagamento?

Conhecido também como split payment, esse recurso é um conjunto de APIs (Application Programming Interface), que possibilita, em uma mesma plataforma, a gestão financeira para empresas que intermediam pagamentos e que necessitam separar um ou mais elementos no processo de venda.

Entender o que é split de pagamento vai te ajudar a compreender melhor como seu negócio pode lucrar e otimizar as atividades do seu setor financeiro, diminuindo erros e otimizando também as atividades do dia a dia. 

Esses sistemas são necessários para qualquer empresa, justamente porque o mercado de pagamentos no Brasil está em plena expansão e novas soluções têm garantido maior eficiência nas atividades financeiras, garantindo maior produtividade e lucro.  

Para você entender a quantidade de transações digitais realizadas no país, somente em 2019, o uso dos cartões de crédito no país chegaram a 123 milhões. Isso é o que revela as estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões divulgadas pelo Banco Central.  

Entenda como funciona um split de pagamento

Agora que você entendeu o que é split e como esse mercado exige que as empresas ofereçam os melhores serviços para os seus clientes, vamos conhecer um pouco como essa ferramenta funciona e como essa pode ser implantada na sua empresa. 

Esses Application Programming Interface criam regras que permitem que as companhias possam fazer uma implementação padronizada para diversas operações, tanto pagamentos digitais, presenciais ou boleto.

Somado a isso, o split também estabelece as políticas de divisão de preços sobre as vendas, gerenciando os valores pré-determinados de comissão em percentual da transação, número de parcelas e tipo de operação, entre outros fatores.  

A partir dessas regras criadas por esses sistemas, as empresas têm a possibilidade de criar normas fixas de recebimento sobre todas as vendas dentro de uma plataforma, que incluem pagamentos por meio de cartão de crédito, débito, boleto, carteira digital e muito mais. 

De forma resumida e prática, o split payment faz a configuração de múltiplas regras de divisão por venda, habilitando tipos de comissionamento entre diferentes recebedores.

Lembrando que as regras de pagamento são definidas entre os lojistas, marketplace e a plataforma, que incluem critérios como taxas, percentual de comissão, responsabilidade do custo do frete, entre outros, garantindo assim um checkout ágil, seguro e  transparente.

Split de pagamento: para quem é indicado?

O split de pagamento é recurso indicado para negócios dos mais variados segmentos e tamanhos, cujas operações financeiras digitais possuem mais de um recebedor, como já explicamos acima. 

Ou seja, essa solução tecnológica, oferecida por empresas, como fintechs financeiras, por exemplo, não está relacionada ao nicho de mercado, tamanho ou faturamento, podendo ser aplicadas nos mais diferentes perfis de negócios. 

Os 3 benefícios do split de pagamento

Com essas explicações, deu para entender do que se trata esse API de pagamento, não é mesmo? Mas vamos entender agora o que, de fato, o split pode trazer de benefícios para o seu negócio. 

– Lançamento automático

Com a utilização desse recurso, os lançamentos são feitos de maneira automática, agilizando os processos e evitando falhas operacionais, que são normais em atividades manuais. 

Ao implantar esses sistemas, sua empresa ganha uma rotina financeira mais rápida, diminuindo possíveis erros, garantindo maior rentabilidade e, claro, otimizando o tempo dos colaboradores na etapa de pagamento. 

– Controle de pedidos

Outro benefício desses API ‘s é um controle maior de pedidos, já que o split de pagamento também oferece suporte para a identificação de pagamentos em andamento, cancelados e recebidos, evitando que você tenha perdas. 

– Eficiência tributária

Além disso, as empresas que adotam essa ferramenta conseguem uma maior eficiência tributária, já que você consegue fazer a gestão dos pagamentos sem que os valores passem pela sua conta, eliminando a bitributação e garantindo eficiência no pagamento de tributos. 

Conclusão

Independentemente do perfil da sua empresa, se o seu negócio possui operações financeiras digitais com mais de um recebedor,  adotar o split de pagamento pode garantir uma maior eficiência nas rotinas, evitando perdas e melhorando as experiências de compra. 

Sabendo de todas as vantagens do split, chegou a hora de escolher os melhores APIs para utilizar no seu fluxo financeiro, não é mesmo?  

Se você quer garantir eficiência, maior controle de pedidos e um lançamento automático e facilitado, conheça a Ewally, que oferece as melhores soluções de integração de meio de pagamento para a sua empresa.

Com a Ewally, sua empresa pode contar com uma uma infraestrutura completa e robusta de serviços financeiros, que incluem conta digital, cartão private label, Banking as a Service, cartão corporativo, débito, crédito e muito mais. 

Se você ainda tem dúvidas sobre a qualidade dos nossos serviços, saiba que mais de 100 mil empresas já escolheram a Ewally, pois nossos produtos facilitam o dia a dia das operações financeiras tanto dos clientes quanto dos colaboradores.

Ficou interessado nos nossos serviços financeiros oferecidos pela nossa empresa? Então,  fale com a Ewally e conheça tudo que as nossas soluções podem fazer pelo seu negócio. 

Para saber mais, acesse o nosso site e encontre tudo que você precisa em serviços e produtos financeiros. Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois trazemos sempre as tendências e novidades do mercado de pagamentos. 

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: