fbpx

Cartão Private Label: O Que É e As Vantagens Para Seu Negócio

A sua empresa já disponibiliza as principais modalidades de cartão para os os seus clientes? Se a resposta é não, saiba que o cartão private label é uma ótima forma de oferecer esse serviço para o seu público e ampliar a oferta de serviços do seu negócio.

Se você tem um negócio e quer estimular a fidelização dos seus clientes, alavancar suas vendas e melhorar a experiência de compra dos seus consumidores, esse artigo é para você.

Neste post, vamos explicar de maneira prática o que é esse modelo de cartão, as principais vantagens de oferecer esse serviço, como funciona a adoção dessa solução tecnológica na sua empresa e como adquirir cartão de crédito para os seus clientes.

Vem com a gente!

O Que É o Cartão Private Label?

private label

Para quem quer entender o que é o cartão private label, saiba que ele é uma modalidade de crédito que é disponibilizada por uma empresa de serviços financeiros para que lojistas de diferentes setores possam oferecer um cartão com marca própria para seus clientes.

Esse formato de cartão não possui vínculo com as bandeiras tradicionais de crédito, funcionando apenas  para compras em estabelecimentos que sejam da mesma rede.

A vantagem é que, diferente de cartões bandeirados, esse tipo de cartão garante condições melhores e formas de pagamento muito mais vantajosas para os consumidores que aderem a esse serviço.

Como Funciona o Cartão Private Label?

private label

O cartão private label empresas funciona quando uma determinada companhia contrata a criação de um cartão de crédito, débito ou pré-pago de uma empresa de tecnologia.

A partir da criação desse produto, a empresa contratante insere sua própria identidade visual com o nome e logo da marca como se fosse ela tivesse desenvolvido o cartão.

Cartões Private Label, Bandeirados e White Label: Qual a Diferença?

Como já falamos, os cartões private label, chamado também de cartão de loja própria, podem ser usados apenas no estabelecimento que disponibilizou o serviço e não possui vínculo com bandeiras tradicionais de crédito.

Já os cartões white label possuem um uso mais abrangente, já que são emitidos aos clientes em parceria com uma determinada bandeira de cartão, podendo ser utilizado para compras em qualquer outro estabelecimento.

Por sua vez, o cartão bandeirado está vinculado às bandeiras de cartão, como Visa, Elo, Mastercard ou American Express, por exemplo.

Nesse caso, essas empresas fazem a intermediação das operações de venda entre a loja, operadora do cartão e consumidor, definindo também regras de utilização e demais critérios.

Quais as Vantagens do Private Label Para as Empresas?

Além de saber como funciona o private label, é importante que entenda as vantagens para a sua empresa para, assim, definir, se realmente essa é uma opção que realmente vale a pena investir.

A verdade é que essa opção garante uma série de benefícios para a sua operação e também para o faturamento da sua companhia.

Uma das principais vantagens é o aumento do seu poder de atração, já que a partir da disponibilização de um crédito simplificado, sua marca se torna mais atrativa para o consumidor, que enxergará nela a primeira opção sempre que precisar fazer compras.

Com o cartão de crédito private label e a facilidade de compra, a tendência é que sua marca aumente a fidelização do seu cliente, que estará sempre fazendo negócio com a sua empresa por conta dessa facilidade de crédito, o que gera maior engajamento do seu público.

Resultado disso é um aumento de receita e fortalecimento da marca. Sem contar que os seus processos de pagamento também são otimizados, facilitando o dia a dia da sua equipe.

Quais as Vantagens do Private Label Para os Seus Clientes?

Entre as principais vantagens do private label para os seus clientes está a oferta de crédito de forma desburocratizada, uma vez que, neste formato, o cliente precisa apresentar somente documentos pessoais, evitando toda para análise de histórico bancário.

Essa opção também é vantajosa para aqueles clientes que não possuem acesso aos serviços bancários. Se você pensa que essa parcela é insignificante, saiba que você está enganado.

De acordo com algumas pesquisas, cerca de 45 milhões de pessoas não têm acesso a esse tipo de serviço. Mesmo assim, esse público é responsável por movimentar R$ 817 bilhões todos os anos.

Outra vantagem é que, normalmente, as empresas que oferecem private label cartão também costumam disponibilizar ofertas e promoções exclusivas aos consumidores.

Por Que Oferecer Um Cartão Private Label no Seu Negócio?

Agora que você já sabe o que é private label, vamos entender o porquê dessa modalidade de serviço ter feito tanto sucesso entre os lojistas e as principais vantagens ao adotar esse meio de pagamento.

Confira!

1. Fidelizar Cliente

fidelizar clientes

Como falamos anteriormente, uma das principais vantagens desse tipo de cartão é  a possibilidade de fidelizar os seus clientes, que passarão a voltar à sua loja atraídos pelas facilidades que a sua linha de crédito própria oferece.

Isso porque, com o cartão private label, seus clientes têm acesso aos seus produtos, facilidade de pagamento, descontos exclusivos e condições diferenciadas.

Aliás, quando comparado com o cartão de crédito tradicional, as vantagens são infinitamente maiores.

Além de manter uma recorrência de compra, o consumidor satisfeito com a sua loja também faz questão de compartilhar a boa experiência com a sua marca, passando a fazer uma divulgação voluntária sobre os seus serviços.

2. Diminuir Custos

Outra vantagem relevante ao adotar essa modalidade de cartão é a diminuição dos custos de operações do seu negócio.

Isso porque, com ele, você não tem que arcar com despesas associadas com as taxas de cartões bandeirados, que acabam pesando e muito no bolso do lojista.

Aliás, esse benefício se estende também para o cliente, que também não precisa pagar as taxas de cartão de crédito, diminuindo também as suas despesas.

3. Fortalecer a Marca do Seu Negócio

O private label também é uma solução financeira que é capaz de fortalecer a marca do seu negócio no mercado.

Isso porque, por ser um cartão próprio da marca, o nome da sua empresa aparecerá impresso nele e não da bandeira do cartão, o que aumenta a visibilidade do seu negócio.

Todas as vezes que o seu cliente pegar o cartão se lembrará que sua loja oferece serviços, produtos e condições diferenciadas.

Dessa forma, uma boa experiência com a marca influencia diretamente na decisão de compra do seu cliente, fazendo-o voltar sempre na sua loja.

Lembre-se que, quanto mais sua marca estiver fortalecida no mercado, mais forte ela se tornará no seu segmento de atuação.

4. Aumentar o Engajamento

Uma empresa administradora de cartão de crédito private label também pode contribuir e muito com o aumento do engajamento na sua loja.

Isso porque, com as facilidades oferecidas por essa modalidade de cartão, a tendência é que o movimento na sua loja cresça de maneira significativa.

Ao conceder um crédito exclusivo aos clientes, o consumo  também aumenta, fazendo com que os clientes passem a comprar mais da sua loja do que de outros estabelecimentos.

5. Aumentar o Ticket Médio das Vendas

Aumentar o Ticket Médio das Vendas

Com o crédito próprio e sem o comprometimento dos limites do cartão de crédito convencional, a expectativa é que os clientes passem a consumir muito mais na sua loja, pois não há receio com relação aos limites.

Dessa forma, há grandes chances de aumentar o ticket médio das vendas, já que o cliente que entrou na sua loja para comprar determinado produto pode se render às ofertas que estão disponíveis nas compras com o cartão de crédito private label.

As facilidades desse meio de pagamento farão com que ele gaste mais por considerar que esse formato de cartão é muito mais vantajoso em relação ao modelo de crédito convencional.

6. Otimizar Processo De Pagamento

Outra vantagem do cartão private label para o seu negócio é a possibilidade de otimização do processo de pagamento. Disponibilizar aos seus clientes diversos meios de pagamentos é fundamental para a atração de um público cada vez maior. 

Essas soluções ajudam a tornar os processos de conclusão de compra muito mais facilitado, tanto na esfera física quanto nos canais digitais. 

7. Aumento De Receita

O aumento de receita também é uma das vantagens de usar o cartão private label. Isso porque, quanto mais o cliente confia na sua marca por conta das vantagens e seriedade das transações, maiores são as chances dele fazer negócios com a sua empresa. 

Ou seja, quando o cliente confia na sua empresa sempre que precisar fazer alguma compra, ele recorrerá ao seu cartão.

Essa confiança, consequentemente, aumenta o faturamento da sua empresa. Lembre-se que o seu negócio também ganha com as anuidades, juros e taxas.  

8. Aumento Do Poder De Atração

Se o consumidor sabe que a sua marca oferece um cartão de crédito de um jeito simplificado para realizar as suas compras, ela, certamente, se tornará muito mais atrativa para o seu público. 

Sendo assim, disponibilizar um cartão private label com vantagens, com certeza, será um diferencial no mercado, tornando a sua marca cada vez mais competitiva, aumentando o poder de atração do seu público. 

9. Oferta De Crédito De Forma Desburocratizada Ao Consumidor Final

Oferecer o cartão private label é muito simples, pois todo o processo é feito a partir de uma plataforma Banking as a Service, que permite que você possa personalizar desde o layout do cartão até os serviços oferecidos aos seus clientes.

Ou seja, esse tipo de cartão é uma forma de oferecer crédito de forma desburocratizada ao consumidor final, com a sua marca e sem dificuldade.

10. Facilita O Acompanhamento Das Transações

Por fim, as transações com o cartão private label podem ser acompanhadas e controladas por meio de um sistema integrado de pagamento online de um jeito bem simples e sem dificuldade. 

Muitas empresas, como a Ewally, permitem que você acompanhe os processos, tornando as análises muito mais detalhadas e seguras.

Saiba Quais Serviços Você Pode Oferecer com Cartão Private Label

Para você que se pergunta como ter um private label, listamos aqui os serviços que podem ser disponibilizados pela sua loja ao adotar essa modalidade de cartão.

Dá uma olhadinha!

Condições Especiais de Pagamento

Para atrair ainda mais os interesses dos clientes, muitos lojistas que utilizam esses serviços oferecem condições especiais de pagamento.

Normalmente, o parcelamento é dividido em mais vezes do que o cartão de crédito convencional, o que acaba atraindo ainda mais o interesse do cliente por aderir a esse meio de pagamento.

Promoções e Descontos do Cartão Private Label

promoções e descontos

O cartão de loja própria também oferece promoções e descontos exclusivos para os clientes que fizeram compras com esse meio de pagamento.

Ao oferecer essa vantagem, a expectativa é que o cliente opte por comprar com o cartão da loja para aproveitar os preços vantajosos.

Programas de Benefícios

Com o private label, é possível ainda oferecer um programa de benefícios para o seu cliente, onde a cada compra ele vai acumulando pontos, podendo trocar em outros produtos da loja ou até receber descontos nas próximas compras.

Inclusive, esses programas de benefícios são estratégias muito usadas pelos lojistas para aumentar o ticket médio de diferentes negócios.

Múltiplas Formas de Pagamento

Com o cartão private label, você pode oferecer múltiplas formas de pagamento para o seu cliente.

Para dar ainda mais comodidade para o seu consumidor, sua loja pode oferecer o pagamento por meio de fatura, que é o  boleto bancário enviado ao endereço do comprador ou débito em conta, onde ele tem ainda mais facilidade.

Como Adquirir Cartão de Crédito Para Meus Clientes?

Como Adquirir Cartão de Crédito Para Meus Clientes

Uma das vantagens de adquirir um cartão de crédito para oferecer aos seus clientes é que você não terá dor de cabeça no processo de contratação do produto.

Isso porque, muitas empresas de tecnologia, como a Ewally, por exemplo, oferecem a emissão e processamento de cartões private label de uma maneira simples e rápida.

Nossa plataforma permite que você ofereça ao mercado uma solução de cartão que atenda o seu modelo de negócio e também os interesses do seu consumidor.

Nossa solução disponibiliza aos nossos clientes uma infraestrutura completa e robusta de serviços financeiros para criar o seu cartão do jeito que você quiser.

Além de cartão de crédito, Ewally também oferece cartão de débito próprio da loja  e também uma conta digital completa com os principais serviços financeiros.

Para facilitar a vida dos nossos clientes, somos responsáveis por executar todo o processo de emissão, que vai desde a tecnologia até  às questões regulatórias.

Com a emissão de cartão Ewally, você cria seu próprio cartão, com a sua marca e fideliza seus clientes.

O Que Avaliar Para Escolher a Melhor Administradora de Cartão Private Label?

private label

Agora que você sabe como funciona o private label, antes de contratar uma empresa que ofereça esse modelo de cartão de crédito, é bom levar em consideração alguns aspectos ainda de escolher a melhor administradora deste tipo de cartão.

Transparência

Encontrar uma empresa que ofereça transparência deve ser uma das suas principais preocupações na hora de escolher um parceiro.

A administradora precisa deixar claro todos os prazos de implementação dos serviços, com metas reais e sem prometer uma entrega que não conseguir cumprir.

É importante que você seja orientado logo no início das negociações, garantindo total transparência sobre o serviço prestado e também as condições oferecidas.

A transparência evita mal entendidos e ruídos de comunicação, garantindo maior clareza de como o  cartão de crédito private label será entregue à loja.

Suporte Adequado

Outro ponto que merece ser levado em consideração na hora de escolher qual cartão private label é o nível de suporte oferecido pela empresa que oferece esse modelo de cartão.

Verifique como é feito todo o processo de suporte ao cliente, os canais de atendimento e também se haverá  equipes disponíveis para te auxiliar em casos de dúvidas ou problemas técnicos.

Sistema Facilitado

A ideia é facilitar os serviços e não complicar, não é mesmo?

Por isso, verifique junto à administradora de cartão private label que tipo de sistema é utilizado por ela, se a navegação é intuitiva e se os recursos são fáceis de mexer.

Lembre-se que, além de oferecer facilidades aos seus clientes, a intenção também é otimizar os atendimentos e facilitar o dia a dia dos seus funcionários.

Experiência do Cliente

Esse é um ponto que merece destaque. Para garantir os melhores serviços aos seus consumidores, é preciso entender se a empresa prestadora de serviço garante uma boa experiência aos clientes.

Afinal, a intenção é aproximar a relação do cliente com a sua marca.

Por isso, certifique-se que ela tenha como foco a experiência do consumidor, garantindo que ela tenha as melhores vantagens ao utilizar o cartão private label da sua loja.

Por isso, é preciso entender quais são os recursos oferecidos pela empresa e se, de fato, eles atendem aos interesses do seu modelo de negócio.

Exemplos de Empresas Que Já Adotaram os Cartões Private Label

Agora que você sabe o que é e como oferecer um cartão de crédito private label para seus clientes, conheça algumas das empresas mais famosas do Brasil que disponibilizam essa opção para os consumidores.

Submarino

O comércio eletrônico Submarino, criado em 1999, é um dos e-commerces mais conhecidos do mercado, que também adota esse modelo de cartão.

O cartão private label da Submarino oferece promoções e descontos exclusivos, onde os clientes podem fazer a solicitação diretamente no seu site com passos simples e fáceis.

Lojas Renner

As Lojas Renner é outro exemplo de empresa que oferece o private label para os seus clientes.

Assim como a Submarino, ela também garante processos para aquisição do cartão de maneira simplificada, com acesso à ofertas exclusivas e melhores condições de pagamento.

Americanas

Podemos citar também as Lojas Americanas, um exemplo de sucesso de cartão de crédito private label. Para facilitar a vida dos clientes, a empresa permite que todo processo de solicitação do cartão seja feito pelo site.

Depois de ter o crédito aprovado, os consumidores recebem o cartão em casa e podem fazer compras com promoções exclusivas e parcelar suas compras em até 36 vezes.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Conclusão

O cartão private label é um meio de pagamento que tem ganhado cada vez mais mercado por uma série de vantagens.

Os lojistas que aderem a esse formato de cartão têm a possibilidade de fidelizar os clientes, diminuir os custos com as tarifas de cartões de crédito bandeirados, além de fortalecer a marca e aumentar o ticket médio das vendas.

Mas antes de contratar uma empresa que oferece esse tipo de cartão, é preciso levar em consideração se ela oferece transparência no contrato e nos prazos de execução dos serviços, além de oferecer um suporte adequado e um sistema fácil de mexer.

Se você procura uma empresa que ofereça produtos de qualidade, prazos de entrega curtos e as melhores soluções tecnológicas de private label, conheça a Ewally, uma empresa que permite que você ofereça ao mercado uma solução de cartão que atenda o seu modelo de negócio.

Com a Ewally, você tem acesso à uma infraestrutura completa e robusta de serviços financeiros para criar o seu cartão do jeito que você quiser.

Além de cartão de crédito, disponibilizamos também cartão de débito próprio da loja  e também uma conta digital completa com os principais serviços financeiros.

Venha conhecer tudo que a Ewally pode fazer para o seu negócio. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços e produtos.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: