fbpx

Gateway de pagamento: o que é e como funciona?

Se você tem uma loja virtual e ainda não utiliza um gateway de pagamento, é bom rever a contratação dessa ferramenta agora mesmo.

Isso porque, essa solução de automação muito usada no comércio eletrônico garantirá maior segurança, agilidade e credibilidade nas transações financeiras online realizadas dentro do seu e-commerce.

Sem contar que essa ferramenta que recepciona essas operações também oferece uma experiência diferenciada aos seus consumidores ao efetuar uma compra na sua plataforma digital.

Quer entender o que é, como funciona e o porquê adotar o gateway de pagamento na sua loja online, ferramenta oferecida pelo mercado de pagamento? Vem com a gente, pois preparamos um artigo interessante sobre esse  os famosos gateways para pagamentos.

O que é gateway de pagamento?

o que é gateway de pagamento

Para você entender, o gateway de pagamento online é uma solução digital responsável por fazer a comunicação entre a operadora do cartão de crédito, o cliente e a instituição bancária.

Esses sistemas permitem a conexão do seu negócio online com diferentes adquirentes, que são as tradicionais máquinas de cartão, mantendo centralizada toda a operação de pagamentos.

Para tornar ainda mais claro esse processo, em uma transação financeira online, o gateway faz a captura dos dados, a comunicação e o armazenamento dos dados dos consumidores, possibilitando que os processos sejam rápidos e seguros, já que você utiliza apenas uma interface.

E se você ainda tem dúvidas sobre a importância dessa solução para o seu negócio, saiba que a expectativa para o comércio eletrônico, que já vive em um crescimento acelerado nos últimos anos, deve seguir a mesma tendência de alta em 2021, alcançando números expressivos.

Segundo um relatório da XP Investimentos, divulgado em junho de 2020, a estimativa é que o comércio eletrônico apresente um aumento de compras na casa dos 32% em comparação ao ano passado.

Em 2020, por exemplo, impulsionado pela pandemia do coronavírus, o faturamento do comércio eletrônico brasileiro alcançou a marca de R$41,92 bilhões em agosto. Esse montante representa um crescimento de 56,8% em comparação com os oito primeiros meses de 2019.

Quer aproveitar as oportunidades deste mercado que está aquecido e, ao que tudo indica, vai permanecer dessa forma para os próximos anos?

Então, é bom ficar de olho nos melhores gateway de pagamento do mercado para contratar aquela opção segura, eficiente e que mais se adequa ao perfil do seu negócio.

O que faz um gateway de pagamento?

o que faz um gateway de pagamento

Com tantos agentes envolvidos nessas transações financeiras online, o que faz um gateway de pagamento, normalmente, gera muitas dúvidas em profissionais e varejistas do setor, que desconhecem todo o processo que envolve esses sistemas.

Funciona assim, quando um consumidor entra no seu site, escolhe o produto, coloca a compra no carrinho, ele entra na etapa da escolher o meio de pagamento para finalizar a compra, certo?

É aí que essa solução de pagamento entra em cena, pois o gateway permite que todo esse processo aconteça em um ambiente no site destinado para a realização dessa transação.

Além da execução de todo esse processo de pagamento, o sistema garante que os valores sejam recebidos tanto pela loja, quanto pelo banco credenciado e a operadora do cartão.

Para tornar as transações ainda mais seguras para todas as partes, a ferramenta de pagamento gera ainda um comprovante para entrega dos itens no endereço cadastrado pelo cliente.

Quais são as vantagens do gateway de pagamento?

vantagens do gateway

O lojista que opta por utilizar os gateways de pagamento tem acesso a uma série de vantagens oferecidas por esses sistemas de pagamento, que podem tornar o seu negócio ainda mais competitivo e rentável.

Selecionamos alguns dos principais benefícios para você entender melhor o porquê adotar essa ferramenta é uma ótima alternativa para o seu negócio!

Conexão direta com bancos e operadoras

Uma das vantagens de usar essa solução tecnológica na sua loja é que você mantém uma conexão direta com os bancos e as operadoras de cartão, uma vez que a negociação de tarifas é feita de forma direta, sem a necessidade de intermediação de terceiros.

O melhor é que todo esse processo é feito de maneira rápida e fácil, mas lembre-se que todos os riscos dessa operação financeira também ficam por sua conta.

Dessa forma, ao adotar um gateway de pagamento é importante que você reforce os seus sistemas de segurança para prevenir erros ou fraudes nas operações, pois essas situações podem afetar e muito a sua previsão de pagamento, comprometendo, inclusive, os seus lucros.

Redução de despesas

Ao não ter mais a necessidade de terceirizar a sua gestão de pagamento, sua loja também consegue reduzir as despesas com contratos e também com as mensalidades, que sabemos o quanto pode pesar no seu orçamento e até prejudicar a sua lucratividade.

Por isso, para que a redução de custos aconteça de maneira segura é sempre bom escolher o melhor gateway, que garanta que as transações sejam executadas de forma precisa e eficiente.

Acesso ágil

Outra vantagem de um gateway de pagamento é que as operações usando esse sistema são muito rápidas, em razão da ágil comunicação com bancos e operadoras para a liberação do pagamento.

O mais legal é que os processos acontecem em poucos segundos, o que garante também a satisfação dos seus clientes que tem a sua compra aprovada rapidamente e sem complicações.

Segurança

segurança

Outra vantagem de adotar um gateway de pagamento online para a sua loja online é a segurança proporcionada por esses sistemas.

Isso porque, as mensagens que transitam por esses softwares são criptografadas, impedindo que terceiros possam acessar os dados das transações financeiras. Inclusive, essa é uma prática exigida pelas bandeiras de cartão de crédito.

Com isso, todos os dados armazenados nesse banco de dados conseguem ser melhor gerenciados pelo setor de finanças, evitando possíveis problemas com fraudes ou invasões de dados.

Como criar um gateway de pagamento?

como criar um gateway de pagamento

Para você que se pergunta como criar um gateway de pagamento, saiba que é possível sim, porém, uma solução desenvolvida pelo seu negócio pode custar alto, exigindo a contratação de profissionais altamente capacitados, além de demandar tempo para seu desenvolvimento.

Sem contar que o tempo gasto na concepção de um produto, que é facilmente encontrado no mercado pode comprometer até a energia da sua equipe, que poderia estar se dedicando às atividades que, de fato, gerem retorno para o seu negócio.

Aliás, hoje em dia, você consegue encontrar soluções altamente tecnológicas, inovadoras e também baratas.

Para quem deseja encontrar os melhores gateways de pagamento do mercado, recomendamos que você escolha aquele que disponha de API de integração, como a Ewally, que oferece essa solução altamente customizável.

Na hora de contratar um gateway com o sistema do seu site, a primeira coisa, claro, é ter uma plataforma de e-commerce e contratar uma empresa confiável e que ofereça os melhores sistemas de processamento e também de segurança para suas transações.

Depois disso, a integração deve ser feita pelo seu desenvolvedor, desde que ela tenha experiência na integração da plataforma de e-commerce e gateway de pagamento para que tudo saia como planejado, diminuindo, assim, as chances de erros.

Lembre-se que antes de colocar qualquer sistema do ar, você deve seguir uma regra bem simples, que é fazer testes quantas vezes forem necessárias.

Uma dica bem importante nesse processo é que você jamais deve colocar algo em funcionamento sem antes ter certeza de que ele está funcionando perfeitamente.

Depois de todo o período de teste e confirmação que o sistema está operando de forma adequada, você pode publicar a opção de pagamento via gateway de pagamento, permitindo que seus clientes tenham acesso a um sistema rápido, eficiente e seguro.

Conheça as soluções de pagamentos da Plataforma BaaS Ewally

moça refletindo

Como falamos no tópico acima, na hora de contratar uma empresa que ofereça o sistema para o seu negócio é preciso se preocupar com uma série de questões, mas principalmente com o nível de integração que essa solução oferece.

Uma empresa que vem se destacando no mercado por garantir uma ótima integração com diferentes sistemas é a nossa fintech Ewally.

Nossa empresa disponibiliza para as lojas virtuais uma plataforma de Banking as a Service com todos os recursos para que a sua empresa possa desenvolver a sua solução financeira, de maneira ágil e personalizada, atendendo às necessidades do seu negócio.

A Ewally garante soluções tecnológicas com APIs modulares, ou seja, que se adaptam às empresas de diferentes portes e segmentos.

Se você quer contratar os melhores gateways de pagamento, saiba ainda que oferecemos APIs para Onboard com a abertura de contas digitais e subcontas tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

Com nossos sistemas, é possível que sua empresa faça ainda a cobrança por meio de boleto, cartão de débito e link de pagamento, além de realizar pagamento de boletos, contas e tributos, transferências entre contas via TED, DOC e Pix.

Além disso, nossos APIs permitem ainda a emissão de cartão white label bandeirado, crédito, débito, pré-pago, corporativo, entre outros.

Você também tem acesso a um autorizado externo, que é um agente externo no loop de autorização, poderá fazer recarga de celulares e transporte público e ter uma conta vinculada para a abertura e gestão de contas smart escrow.

Com a Ewally, você pode ter uma base tecnológica inteligente e que te permite adicionar novos serviços a qualquer momento, ampliando suas fontes geradoras de receitas e, claro, agradando aos interesses do seu público.

Conheça as melhores soluções financeiras no site da Ewally!

Conclusão

O gateway de pagamento é um sistema extremamente importante para qualquer varejista online que deseja realizar transações financeiras ágeis, integradas e seguras no ambiente online.

Além de todas essas vantagens que citamos, seu e-commerce conseguirá ainda reduzir custos com mensalidades e contratos com a terceirização da sua gestão de pagamentos.

Na hora de escolher o melhor gateway, fale com a Ewally, que além de oferecer API modulares também disponibiliza diferentes serviços financeiros para sua empresa e seu cliente.

Com a Ewally, você tem acesso a cartão private label, conta digital e muitos outros serviços customizáveis para atender aos mais variados formatos e portes de negócios com soluções totalmente personalizadas, seguras e eficientes.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba o porquê mais de 100 mil empresas já optaram pela Ewally e estão satisfeitas.

Acesse o nosso site e fique por dentro de tudo que a Ewally pode fazer para a sua empresa e também para os seus clientes.

Não deixe também de nos acompanhar por aqui, pois trazemos sempre informações relevantes sobre o mercado financeiro, tendências e novidades do setor, além de muitas dicas.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: