fbpx

Bandeiras de cartão de crédito: o que é e como funciona

Na última década, os pagamentos eletrônicos caíram nas graças dos brasileiros que deixaram de usar dinheiro vivo em suas transações financeiras. Com isso, entraram em cena as famosas bandeiras de cartão de crédito, que são as responsáveis pelas operações de compra. 

Mas você realmente entende do que se tratam essas bandeiras, como elas funcionam, quais as mais usadas no mercado brasileiro e mundial?

Para te ajudar a entender melhor esse universo, elaboramos esse artigo, onde você encontrará todas essas informações e muito mais. Vem com a gente e esclareça todas as suas dúvidas sobre a atuação dessas empresas de bandeiras de cartão de crédito!

O que são bandeiras de cartão de crédito

O que são bandeiras de cartão de crédito

Bandeiras cartão de crédito são empresas responsáveis pelas transações de vendas, validando o processo de informações de compra, que incluem valor e quantidade de parcelas.

Nesse processo, elas fazem a transmissão para a instituição bancária responsável pelo cartão de crédito, atuando como uma mediadora entre o comprador e as instituições financeiras.

Para você entender a força dessas bandeiras de cartão de crédito, segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, a quantidade de transações via cartão de crédito nos primeiros três meses de 2019 foi de R$ 260 bilhões.

Esse número representa um aumento de 17,8% quando comparado com o mesmo período de 2018.  Ainda segundo o  SPC Brasil, 52 milhões de consumidores brasileiros utilizam o cartão de crédito para fazer compras.

Como funcionam as bandeiras de cartão de crédito?

Como funcionam bandeiras de cartão de crédito

Nesse processo de compra e venda por meio do cartão de crédito, as bandeiras padronizam o modelo de como as adquirentes devem processar seus cartões e ainda são responsáveis pela precificação dos diferentes tipos de estabelecimento.

A operadora do cartão tem como objetivo gerenciar as operações bancárias, é ela quem determina o limite de crédito, estabelece as taxas de manutenção, analisa o perfil de consumo dos clientes e credencia os estabelecimentos. 

Somado a isso, cabe a elas fazer também a distribuição das famosas maquininhas, que podem ser alugadas ou cedidas em formato de comodato com a cobrança de taxas específicas. 

Bandeira e operadora: qual a diferença

Bandeira e operadora diferença

É muito comum as pessoas confundirem bandeiras de cartões e operadoras de cartão de crédito, mas saiba que elas têm atuações completamente diferentes nesse segmento. 

Como  mencionamos em um tópico acima, as bandeiras de cartões de créditos são instituições responsáveis pelas transações de vendas, já as operadoras são as empresas que fazem a emissão de cartão de crédito para o usuário e gerenciam o pagamento das faturas.

Inclusive, muitas lojas também atuam como operadoras de cartão de crédito, fazendo a emissão de cartão de crédito com marca própria, que podem ser a versão private label ou white label.

Quais são as principais bandeiras de cartão de crédito?

Hoje em dia, o mercado financeiro possui diversas bandeiras de cartão de crédito, permitindo que o usuário possa escolher aquela que é mais conveniente e atende às suas necessidades em termos de taxas e serviços prestados. 

Confiras as principais companhias de cartão de crédito que operam no Brasil e no mundo. 

Visa 

principais bandeiras de cartão de crédito

A Visa é uma das bandeiras de cartão de crédito e débito mais famosas em todo mundo, tendo suas atividades iniciadas em 1958 depois da empresa Bank Of America lançar no mercado o primeiro cartão de crédito para usuários da classe média e também para pequenos estabelecimentos.

Atualmente, a empresa americana é aceita em mais de 200 países, atendendo aproximadamente 24 milhões de estabelecimentos comerciais nos quatro cantos do planeta. 

No Brasil, a Visa está presente há 50 anos, sendo uma das bandeiras de cartão de crédito mais usadas pelos brasileiros. 

Mastercard 

principais bandeiras de cartão de crédito mastercard

Outra bandeira do cartão muito usada no mercado é a Mastercard, fundada em 1947, nos Estados Unidos, em um período em que instituições bancárias começaram a fornecer um papel que poderia ser usado em compras como uma espécie de dinheiro vivo.

Depois de mais de 70 anos, o cartão Mastercard é utilizado em 32 milhões de pontos distribuídos em todo mundo, atuando em cerca de 210 países.

Elo 

principais bandeiras de cartão de crédito elo

A Elo, conhecida também como EloPar, é a primeira bandeira 100% brasileira, criada em abril de 2010 pelo Banco Bradesco e Banco do Brasil. 

Com 11 anos de existência, essa marca brasileira já ultrapassa a marca de 132 milhões de cartões emitidos, oferecendo modalidades de crédito, débito, crédito e pré-pago.

Além do Cartão Elo, a Elo Par é dona ainda de diferentes produtos, como a Livello, que é um programa de ponto, além da Alelo, um cartão de alimentação corporativa.

A Elo é dona também da Stelo de soluções financeiras, do Banco Ibi, Banco Digio, Banco CBSS, da empresa Movera, que oferta de microcrédito e também da Veloe, uma empresa de soluções de pagamentos em pedágios e estacionamentos.

American Express

principais bandeiras de cartão de crédito american express

Para você que se pergunta quais são as principais bandeiras de cartão, saiba que a American Express também entra na lista das mais usadas pelo mercado internacional. 

Com origem nos Estados Unidos, ela tem como principal foco os consumidores que possuem maiores gastos mensais, além de ser conhecida por trabalhar com serviços de viagem e fundo mútuo.

No Brasil, os cartões American Express são fornecidos pelo Banco Bradesco nas mais diversas categorias, como crédito, débito, internacional, entre outros.  

Hipercard 

principais bandeiras de cartão de crédito hipercard

Entre as principais bandeiras de cartão de crédito, não podemos deixar de citar a Hipercard, uma empresa criada em 1969, na cidade de Recife, em Pernambuco. 

Sob o controle do Banco Itaú Unibanco, a Hipercard tem atuação em todo país, mas com maior destaque para as regiões nordeste e sul.

Em 2016, a bandeira Hipercard já tinha participação de 3,7% do mercado de cartões de crédito em todo o Brasil. 

Em 2019, depois de uma mudança do controle acionário, o cartão ganhou um novo layout, ampliando seu escopo de atuação, passando a ter duas versões, sendo a nacional, com bandeira própria e internacional com a bandeira Mastercard.

Diners Club

principais bandeiras de cartão de crédito diners club

A Diners Club é também uma das maiores bandeiras de cartão de crédito do mundo, fundada em 1950 por Frank X. McNamara, Ralph Schneider e Matty Simmons, nos Estados Unidos. Anos depois, ela foi comprada pelo Citibank.

Essa bandeira foi a primeira empresa independente de cartões de crédito do mundo, sendo conhecida por ter foco em clientes de maior poder aquisitivo. Para adquirir o Diners Club, você precisará ter uma renda mínima de R$3 mil por mês.

No Brasil, atualmente, o cartão Diners Club é operado pelo Banco Itaú Unibanco.

Afinal, qual a melhor bandeira de cartão de crédito

Nesse mercado, é difícil determinar qual a melhor bandeira de cartão de crédito, pois cada uma delas tem características que atendem às necessidades de diferentes públicos. 

No entanto, entre as três melhores bandeiras de cartão internacionalmente aceitas destaque para a Visa, Mastercard e American Express. Mas não podemos negar que as demais bandeiras mencionadas nesse artigo também oferecem excelentes serviços. 

Cartão bandeirado ou private label: qual escolher

Cartão bandeirado ou private label

A verdade é que ambas as opções de cartão oferecem ótimas vantagens para usuários com diferentes perfis. 

Para escolher a melhor modalidade, antes de mais nada, você precisa entender quais as soluções necessárias para o seu modelo de negócio e quais as vantagens e serviços que pretende oferecer aos seus clientes, colaboradores ou fornecedores.  

A modalidade de cartão private label, por exemplo, é indicada para aquelas empresas que desejam ofertar o cartão de crédito da loja sem ter vínculo com bandeiras tradicionais.

Ao adotar essa solução de cartão, a vantagem é que você não terá os custos com o pagamento de taxas e também não estará sob as regras das operadoras de cartão de crédito.

Já os cartões bandeirados são uma boa opção para as empresas que desejam ampliar e difundir o nome da marca no mercado. 

Isso porque, ao adotar essa modalidade, o cartão é oferecido por sua loja e pode ser usado em outros estabelecimentos, como:

  • lojas, 
  • restaurantes,
  • compras online,
  • supermercados

Lembre-se que os cartões bandeiras estão vinculados às bandeiras de cartão, como Visa, Elo, Mastercard ou American Express, que determinaram suas próprias regras de utilização, que pode não ser vantajoso se você não quer ter esse tipo de despesa. 

Emissão de cartão para empresas: saiba como a Ewally pode ajudar

Na hora de escolher as melhores empresas de cartão de crédito, conheça a Ewally, que é uma fintech que oferece tecnologias financeiras para empresas dos mais diferentes tamanhos e modelos de negócio. 

A Ewally disponibiliza para seus clientes vários tipos de cartões, desde pré-pago, crédito, débito, internacional e corporativo. 

Com o cartão pré-pago, por exemplo, você pode fazer compras nacionais e internacionais,  em lojas físicas e online, além de fazer saques nos caixas da Rede Banco24Horas espalhados por todo o Brasil.

Além disso, o cartão da Ewally é contactless, que permite que os pagamentos sejam feitos por aproximação ou inserindo o cartão na maquininha. 

Como o cartão de crédito da Ewally é por aproximação, basta colocar o cartão pertinho do leitor de pagamento, nas maquininhas que tenham o símbolo contactless e aguardar o bip de confirmação da transação. Muito fácil usar essa modalidade!

Além de todas essas vantagens, você também pode escolher cartão pré-pago internacional, onde é possível comprar em sites fora do Brasil, cadastrar nos apps de entregas ou lojas de serviços na nuvem, como Google ou AWS e, claro, utilizar em viagens internacionais em diferentes estabelecimentos comerciais. 

Além disso, vale ressaltar que em uma viagem para outros país, saiba que dá para sacar dinheiro no exterior usando a rede de terminais Pulse. 

Como se não bastasse tantas opções, oferecemos ainda o cartão recarregável sem consulta ao SPC/Serasa, garantindo ainda mais facilidade para clientes, colaboradores ou fornecedores da sua empresa. 

Para usar essa opção de cartão, basta inserir saldo na conta digital para garantir todas as vantagens do cartão recarregável da Ewally. 

Ao contratar a nossa fintech de serviços financeiros, é possível escolher cartão private label, bandeirado e white label. Escolha o que mais se adequa às suas necessidades e conquiste ainda mais clientes ao oferecer cartões das mais diversas modalidades. 

Conclusão

Ficou mais claro agora o que são bandeiras de cartão de crédito, suas principais funcionalidades, as empresas mais consolidadas no mercado e como escolher a melhor opção para a sua empresa e clientes?

Mas lembre-se de escolher sempre a opção que mais atende às suas necessidades do seu modelo de negócio e garante benefícios para a sua marca.

Quer contratar a melhor empresa de emissão de cartões? Então, fale com a Ewally agora mesmo, pois você terá acesso aquela opção mais vantajosa para o perfil da sua empresa.

Além de cartão de crédito, débito, pré-pago, internacional e corporativo, a Ewally oferece ainda soluções completas para companhias de diferentes tamanhos e nichos de mercado. 

Aqui você tem acesso às soluções completas de Banking as a Service, APIs para todos os serviços financeiros, emissão de cartão e processamento, conta digital, pix para empresas, conta digital PJ 100% online e sem burocracia.

Além disso, você, empresário, pode ter uma conta jurídica digital sem mensalidades, banco digital, cartão corporativo para despesas administrativas e muitos outros serviços para facilitar as suas rotinas administrativas, reduzir custos e ampliar seu portfólio de produtos. 

E o melhor é que todos os nossos produtos e serviços são modulares e customizáveis para que você possa escolher o formato que atende às suas necessidades. 

Com a Ewally, a vantagem é que você não precisará se preocupar com a parte técnica, pois, somos responsáveis por executar todo o processo de emissão, que vai desde a tecnologia até  às questões regulatórias. 

Venha conhecer tudo que a Ewally pode fazer para o seu negócio. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços e produtos. 

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: