fbpx

Pagamentos digitais: tipos, vantagens e como escolher o melhor

Com a expansão do open banking, os pagamentos digitais têm ganhado a preferência dos consumidores e apresentado crescimento significativo nos últimos anos.

Inclusive, isso é o que revela uma pesquisa realizada pela bandeira de cartão Mastercard ao entrevistar 17 mil pessoas de 19 países.

Segundo o levantamento feito em 2020, cerca de 77% dos consumidores brasileiros têm deixado de usar o dinheiro ou até abandonado o uso da moeda de papel.

Inclusive, de acordo com a pesquisa, essa preferência foi impulsionada, principalmente pela pandemia do coronavírus.

E você utiliza quais meios de pagamentos digitais no seu negócio? Conhece quais são os principais recursos usados pelo mercado de pagamento, quais as vantagens de utilizá-los na sua empresa e como escolher o melhor?

Encontre os melhores serviços financeiros na Ewally!

O que são pagamentos digitais?

o que são pagamentos digitais

Vamos começar esse artigo entendendo o que são os meios de pagamento, para que não fique nenhuma dúvida sobre o uso desses recursos.

Pagamento digital é, basicamente, toda transação que acontece entre empresas, instituições e clientes realizadas online, via troca de dados em ambientes digitais, como aplicativo de dispositivo móvel, plataforma online, carteira digital, entre outros.

Quais são os tipos de pagamentos digitais?

tipos de pagamentos digitais

O mercado de pagamentos disponibiliza para as empresas diferentes tipos de pagamentos digitais com variadas características e funcionalidades. Confira os formatos mais usados atualmente!

1. Gateways

Essa forma de pagamento digital é bem semelhante ao funcionamento das máquinas de cartão de lojas tradicionais, já que ele faz a ponte entre lojas virtuais, bancos, clientes e as redes adquirentes.

Ao usar essa ferramenta de pagamentos digitais, o gestor de e-commerce processa os pagamentos com diferentes formatos, como cartão de crédito, débito e  boleto bancário.

Entre as grandes vantagens desses sistemas estão um controle maior do fluxo de transações, operações mais rápidas, proteção de dados, comunicação simplificada, base de dados preservadas e muito mais.

2. Integração direta

Entre os sistemas de pagamentos digitais, podemos citar também a integração direta, que acontece quando o gestor da loja virtual usa as máquinas de cartão de crédito, assumindo todo o processo de  compra.

Nesse caso, entre as principais vantagens estão a redução de custos operacionais com intermediadores e gateways, além de ter uma tarifa única, que é da operadora de cartão de crédito.

3. Intermediador

O intermediador também entra na lista de formas de pagamento pela internet. Esse formato acontece quando o lojista terceiriza o pagamento da sua loja para outra empresa, onde ela passa a ser a responsável por efetuar a conexão entre o e-commerce e o cliente.

Mas para essa transferência de responsabilidade, é preciso que o lojista pague uma taxa para cada transação executada.

Ao usar esse meio de pagamento, o gestor tem redução de custos e de burocracia, consegue maior diversidade de pagamentos e também diminui as dores de cabeça com análise de crédito e segurança.

Vantagens dos pagamentos digitais para empresas e clientes

vantagens dos pagamentos digitais

Os sistemas de pagamentos digitais garantem uma série de vantagens não somente para as empresas, mas também para os consumidores. No caso dos clientes, os pagamentos online facilitam as transações rotineiras.

Anteriormente, os consumidores ficavam restritos apenas ao pagamento em dinheiro em espécie, sendo necessário o deslocamento para as agências bancárias, lotéricas, Correios, entre outros.

Com a ampliação dos pagamentos digitais, os consumidores podem fazer os pagamentos sem sair de casa, tendo a oportunidade de usar aquele tipo de pagamento que desejar.

Outra vantagem tanto para clientes como para as empresas é a segurança proporcionada por esses sistemas. Nos últimos anos, essas transações financeiras estão cada vez mais protegidas, como recursos como criptografias, diminuindo fraudes e furtos.

Para as empresas, a diversidade dos meios de pagamento também atuam no aumento das vendas, já que os consumidores não ficam limitados a apenas um recurso, podendo escolher aquele mais viável.

Além disso, com essas formas de pagamento pela internet, as empresas ganham maior eficiência, já que as transações acontecem em poucos segundos, sendo vantajoso também para os clientes, que não perdem tempo ao fazer os pagamentos.

Pagamentos digitais: qual o melhor e como escolher?

como escolher pagamentos digitais

Os melhores pagamentos digitais são sempre aqueles que atendem às necessidades do seu negócio e também do seu cliente. Sendo assim, a variedade dos meios de quitação de débitos é sempre a melhor opção.

Para escolher o melhor, entenda as necessidades operacionais da sua empresa e também dos seus clientes.

Verifique também quais são os meios de pagamentos digitais mais usados pelo mercado e quais as vantagens que eles proporcionam para o seu negócio. Dessa forma, é possível determinar quais são as opções que trarão os maiores benefícios para as suas operações.

O que considerar antes de escolher uma forma de pagamento digital?

Para escolher as melhores plataformas de pagamento online, é preciso levar em consideração se a tecnologia usada por esses meios de pagamento são avançadas e seguras para a sua empresa e clientes.

Avalie também como se dá a viabilidade de integração dos sistemas da sua empresa e do seu fornecedor de tecnologia de pagamentos.

Antes de escolher os melhores tipos de pagamentos digitais, certifique-se que esse sistema oferece uma boa experiência de compra do seu cliente, pois o objetivo é sempre facilitar a vida do seu cliente e não complicá-la. Pense nisso!

Diversificar os pagamentos digitais é uma boa ideia?

A resposta é sim! Diversificar os meios de pagamentos digitais é uma boa ideia, desde que você entenda o perfil dos consumidores e quais são os recursos mais usados para a efetivação das compras.

Nesse sentido, diversificar os pagamentos contribui para que seu negócio não perca vendas, pois seus clientes poderão optar por aquele meio mais vantajoso de acordo com as suas necessidades.

Como fazer um pagamento digital?

como fazer um pagamento digital

Para você que se pergunta como fazer um pagamento digital, é importante esclarecer que cada recurso oferece manuseios diferentes. Ao usar o cartão de crédito em uma loja online, por exemplo, é preciso incluir informações do seu cartão, por exemplo.

Já no caso da carteira digital é preciso baixar o aplicativo da digital wallets no seu dispositivo e adicionar os seus cartões. Há ainda transferência por meio de pix e pagamento no débito, que pode ser feito a partir do compartilhamento de dados entre a loja e o cliente.

Conheça as melhores soluções financeiras no site da Ewally!

Conclusão

Agora que você já entendeu o que são pagamentos online, chegou a hora de escolher aqueles que mais atendem às necessidades do seu negócio e agradam aos seus clientes.

Se além de oferecer os melhores meios de pagamento, você também quer disponibilizar serviços financeiros úteis, seguros e práticos, conheça a Ewally, que oferece soluções inovadoras, modulares e que atendem aos mais variados portes de negócios.

Nossa empresa disponibiliza uma série de serviços, como conta digital, emissão de cartão, white label, cartão de bandeira branca e muito mais. Acesse o nosso site e descubra tudo que podemos fazer pela sua empresa.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: