fbpx

Open Finance: o que é, como funciona, vantagens e quem participa?

Open Finance é um tema que está em alta no mercado por se apresentar como uma evolução do open banking. Mas você sabe do que se trata esse sistema, como ele funciona e as principais vantagens de utilizá-lo?

Neste artigo, você encontrará essas e outras informações, além de entender como esse serviço pode te auxiliar nas rotinas financeiras da sua empresa.

O que é Open Finance?

Open finance – Banco Central é um sistema financeiro financeiro seguro, aberto e gratuito, que permite que o cliente possa acessar todas as suas informações bancárias e, se preferir, levá-las para outra instituição bancária onde quiser, sem ter que começar do zero.

Open Banking ou Open Finance?

open finance ou open banking

E nesse contexto, você pode estar se perguntando: mas o que é open banking? Calma, pois vamos explicar as principais diferenças entre ambos os termos, que deixam muita gente confusa.

Open Banking é um sistema que possibilita um maior relacionamento entre bancos e fintechs no que diz respeito aos dados cadastrais que podem ser compartilhados entre esses agentes financeiros.

A partir do lançamento, em 2018, desse sistema por parte do Banco Central, os clientes passaram a ter controle sobre os dados, podendo levá-los para outros bancos sem ter que começar tudo do zero.

Já o Open Finance, considerado uma evolução do Open Banking, é uma expansão do formato original e, desta vez, ampliará essa relação e possibilitará que outras organizações tenham acesso aos dados bancários dos clientes.

Como funciona o Open Finance?

Neste novo sistema financeiro, uma pessoa poderá pegar todos os seus dados registrados em uma instituição e as levar para onde preferir, como corretoras, fundos de previdência, companhias de câmbio, sem começar tudo de novo em termos de cadastro e histórico, etc.

Ou seja, com o Open Finance –  Banco Central, se você autorizar, todas essas instituições que passam a compor o novo sistema financeiro também poderão ter acesso às suas informações no mesmo ambiente dos bancos.

Quais as Vantagens do Open Finance?

open finance vantagens

Agora que ficou mais claro o que é Open Finance, vamos entender um pouco quais as vantagens que esse novo sistema garante para as instituições financeiras e também para os clientes. Confira!

Gestão Financeira Consolidada

Com o novo sistema do Banco Central, os clientes poderão movimentar todos os seus dados, incluir informações bancárias e dados de seguros, por exemplo, em um único lugar, podendo controlar melhor suas finanças.

Praticidade

Após a conclusão da última fase de implantação do Open Finance – Banco Central, os clientes terão muito mais praticidade, já que será possível acompanhar as informações de todos os bancos onde possui conta de uma só vez.

Mais Personalização

O Open Finance vai permitir que pessoas jurídicas e físicas tenham as melhores ofertas de produtos e serviços, já que as instituições que você escolher compartilhar seus dados poderão oferecer produtos mais atraentes com base no seu histórico e perfil.

Autonomia

Outra grande vantagem é uma maior autonomia para os clientes, já que o novo sistema descarta as burocracias internas que, hoje, são uma barreira na hora de mudar de banco ou escolher uma seguradora, por exemplo.

Quais as fases do Open Finance?

open finance fases

A 1ª fase do Open Finance começou em fevereiro de 2021, onde foram abertas as informações das instituições participantes, os produtos e serviços oferecidos como poupança, operações de crédito, pagamento e também os seus canais de atendimento.

A 2ª fase está relacionada ao compartilhamento de dados cadastrais, transações das contas correntes, cartões e operações de crédito entre instituições.

A partir do 30 de agosto entra em operação a 3ª fase, onde será permitida a iniciação de pagamentos de qualquer conta e compartilhar as propostas de crédito.

No 15 de dezembro está prevista a 4ª e última fase, que é a continuação da segunda, mas, nesta, incluirá outras operações, como investimentos, seguros, câmbio, dentre outros.

Quem Pode Aproveitar o Open Finance?

O Open Finance –  Banco Central pode ser usado por pessoas físicas e jurídicas elegíveis, desde que utilizem canais digitais e que possuam produtos e serviços financeiros seguindo as regras e as fases determinadas pelo Banco Central.

Inclusive, a pandemia do coronavírus acelerou ainda mais a utilização dos serviços bancários digitais.

Segundo uma pesquisa realizada pela FIS, em conjunto com o Ipsos, revelou que 50% dos entrevistados utilizam app ou banco digital para fazer operações financeiras.

Quais Instituições participam do Open Finance?

open finance instituições

Instituições financeiras de pagamento e outras empresas autorizadas pelo Banco Central, como corretoras, fundos de previdência, companhias de câmbio, entre outros, podem participar do novo sistema.

Vale lembrar que algumas instituições, como bancos e fintechs, já participam de forma obrigatória, desde o início do Open Finance. No entanto, a participação das demais instituições é facultativa.

Quais Informações Serão Compartilhadas?

O novo sistema permite o compartilhamento de dados das instituições financeiras, como canais de atendimento, produtos e serviços, informações cadastrais dos clientes, contas bancárias, cartão de crédito e operações de crédito.

Ao finalizar de todas as etapas será possível ainda compartilhar dados, como serviços de credenciamento em arranjos de pagamentos, seguros, investimentos, operações de câmbio,  e previdência.

Conheça as soluções financeiras da Ewally!

Conclusão

A verdade é que o Open Finance trará uma série de benefícios para os clientes, que poderão escolher onde compartilhar os seus dados, evitando todo aquele processo lento e burocrático, que ocorre em uma migração de banco ou ao contratar um seguro.

Com isso, não tem como negar que a competição entre as instituições financeiras e bancárias ficará mais acirrada, pois, com mais autonomia, os clientes podem mudar de banco quando quiserem.

Se você está em busca das melhores vantagens para você e seus clientes, conheça a Ewally, uma fintech que oferece produtos financeiros modernos e de alta qualidade, como conta digital, cartão de crédito, débito, pré-pago, soluções White Label, private label e muito mais.

Quer saber mais sobre as nossas soluções financeiras e como podemos tornar a sua empresa muito mais competitiva?

Então, entre em contato conosco agora mesmo e fale com um dos nossos especialistas

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: