fbpx

O Que É Criptomoeda, Como Funciona E Como Investir

As criptomoedas são ativos financeiros em alta há alguns anos. Trata-se de moedas digitais, que utilizam a criptografia para garantir a viabilização das transações. Saber o que é criptomoedas e como elas funcionam é importante, caso tenha interesse em investir neste ativo.

Esse tipo de moeda não possui um órgão regulador central de emissão ou fiscalização, possuindo, no entanto, um sistema descentralizado para registrar as operações financeiras e emitir novas unidades.

Quer saber mais sobre criptomoedas, como funciona e como investir nesse ativo, que pode garantir uma ótima lucratividade? Confira o nosso artigo!

Conheça os serviços oferecidos pela Ewally!

O Que É Criptomoeda?

o que é criptomoeda

A criptomoeda é, basicamente, uma moeda virtual protegida por criptografia, evitando que esse tipo de ativo financeiro possa ser falsificado. 

Hoje, o mercado de criptomoedas possui as mais diversas moedas digitais, sendo que, muitas delas, estão disponíveis em redes descentralizadas baseadas na tecnologia blockchain. Essa tecnologia nada mais é do que um livro registro distribuído e fiscalizado por redes de diversos dispositivos. 

Como mencionamos no isso do artigo, as moedas digitais não são submetidas a um controle central, tornando-as praticamente imunes à interferência ou manipulação pelos governos. Agora que você já sabe o que é criptomoeda, vamos conhecer as vantagens e desvantagens desse ativo. 

Quais As Vantagens E Desvantagens Das Criptomoedas?

As criptomoedas oferecem vantagens e também desvantagens, como qualquer outro ativo financeiro. Confira!

Vantagens

Entre as principais vantagens está a facilidade de transferência de fundos diretamente entre dois investidores, sem precisar da intermediação de um terceiro, como instituições bancárias, por exemplo.  

Outra vantagem é que o sistema de criptomoedas oferece uma carteira, com endereço de conta com chave pública ou privada que, nesse último caso, só pode ser conhecida pelo proprietário, usada para assinar transações e garantir a segurança necessária. 

Além disso, vale destacar que as transferências de moedas virtuais são feitas com taxas mínimas de processamento, permitindo que os investidores economizem em suas operações. 

Desvantagens

A supostamente anônima relação das transações das moedas virtuais pode possibilitar uma série de atividades ilegais, como lavagem de dinheiro e evasão de impostos, por exemplo.

No entanto, há quem valorize esse anonimato por conta da privacidade das operações, garantindo, assim, a proteção em vários casos.  

Como A Criptomoeda Funciona?

As criptomoedas possibilitam pagamentos online seguros, por meio da moeda ou de “tokens” virtuais, que possuem entradas contábeis internas.

Além de entender o que é criptomoeda, saiba que as moedas virtuais funcionam a partir de diversos algoritmos de criptografia e técnicas criptográficas que oferecem proteção tanto nas entradas quanto nas movimentações. 

Como Adquirir Criptomoedas?

Para comprar criptomoedas com segurança, o primeiro passo é escolher a plataforma, que pode ser uma corretora tradicional ou uma bolsa de valores de criptomoedas dedicada:

Após fazer seu cadastro e entender a operação da plataforma, você pode transferir fundos para a sua conta

A maioria dos câmbios de moedas digitais permite que os investidores comprem criptomoedas com moedas fiduciárias, como o Dólar, Euro, Libra Britânica e até por meio de cartões de débito ou crédito. As normas variam de acordo com a plataforma.

Com o meio de compra escolhido, é possível fazer o pedido por meio da internet ou pela plataforma da corretora ou do câmbio.

É importante frisar que, atualmente, é possível investir em criptomoedas a partir de serviços de pagamento como PayPal, Cash App e Venmo.

Exemplos De Criptomoeda

o que é criptomoeda

Hoje em dia, o mercado de criptomoedas conta com os mais variados tipos de moedas virtuais, sendo que as principais são o Bitcoin, Ethereum, Ripple, Litecoin, etc.

Conheça um pouco sobre cada uma delas!

Ethereum

Criada em 2015, o Ethereum é uma plataforma blockchain, que possui sua própria criptomoeda, que leva o nome de Ether (ETH) ou Ethereum. Ela é a segunda criptomoeda mais popular, depois do Bitcoin.

Ripple

Fundado em 2012, o Ripple é um sistema de livros distribuído, usado para rastrear diversos tipos de operações, não somente as moedas virtuais. 

Bitcoin

Bitcoin, criada em 2009, foi a primeira criptomoeda lançada no mercado e, até hoje, é a mais negociada pelos investidores. 

Litecoin

A Litecoin é bem parecida com a bitcoin, mas tem evoluído rapidamente, trazendo ao mercado muitas inovações, como pagamentos e processos ágeis para possibilitar mais transações.

Como Armazenar Criptomoedas?

Após comprar a criptomoeda, é necessário armazená-la com total segurança para, assim, evitar ações de hackers ou roubos. 

De forma geral, as moedas virtuais são guardadas em cripto carteiras, que podem ser tanto  dispositivos físicos quanto software online destinado ao armazenamento seguro das chaves privadas de criptomoedas

Para o armazenamento seguro, é possível encontrar casas de câmbio, que oferecem esse tipo de serviço de carteira, facilitando, assim, o depósito diretamente na plataforma.

Porém, saiba que nem todas elas disponibilizam de forma automática os serviços de carteira; por isso, é importante verificar a existência ou não deste tipo de serviço. 

Nesse sentido, há diversos provedores de carteira, chamados de “carteira quente” e “carteira fria”.

No caso das carteiras quentes, elas fazem o armazenamento de criptomoedas por meio de um software online para fazer a proteção das chaves privadas dos ativos.

Já o armazenamento em carteiras frias, chamadas também de carteiras de hardware, precisam de dispositivos eletrônicos offline para guardar as chaves privadas com segurança.

De forma geral, esse tipo de carteira cobra taxas, enquanto as carteiras quentes não exigem o pagamento de quaisquer taxas.

O Que É Possível Comprar Com A Criptomoeda?

Na época em que o Bitcoin foi lançado, a ideia era a realização de para transações diárias,  que permitia a compra de quaisquer produtos, computadores e até imóveis que, mesmo sendo raros, podem acontecer.

Você pode comprar produtos tecnológicos, pois há muitos sites que aceitam como pagamento as criptomoedas, como a Microsoft, Overstock,  Rakuten, Shopify, etc. 

É possível comprar ainda artigos de luxo, como relógios, por exemplo. Quer adquirir um carro? Saiba que muitas revendedoras populares e de carros de luxo já aceitam a criptomoeda.

Outra possibilidade são os seguros. Algumas seguradoras, como a AXA, da Suíça, e a Premier Shield Insurance permitem transações financeiras com a moeda virtual. 

Conheça os serviços oferecidos pela Ewally!

Conclusão

Agora que você já sabe o que são as criptomoedas, como funciona e como comprá-las, chegou a hora de começar a investir em moedas virtuais. Que tal?

Mas além de investir em criptomoedas, se você tem uma empresa e precisa se serviços financeiros, conheça a Ewally, uma fintech financeira que oferece soluções modernas, personalizadas e seguras para empresas dos mais variados portes e nichos de mercado.

Com a nossa empresa, é possível oferecer diversos serviços para seus clientes, parceiros e colaboradores, como cartão private label, cartão de crédito, conta digital  e muito mais.

Acesse o nosso site agora mesmo e conheça mais sobre as nossas soluções.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: