fbpx

Instituição Bancária: O que é, Como Funciona e Tipos

Você realmente sabe o que é uma instituição bancária? Como ela funciona e quais as modalidades existentes no Brasil?

Saiba que entender esse conceito é muito importante, principalmente, para você que está dando os primeiros passos ou já possui uma certa experiência no mercado financeiro e quer oferecer os melhores serviços aos seus clientes.

Para te ajudar a entender o que compreende esse mercado, quais as diferenças entre os mais diversos formatos de organizações, elaboramos esse artigo bem completo. Confira!

Leia também:
+ Como abrir uma financeira de Sucesso: 3 dicas incríveis para você começar
+ Serviços financeiros: vantagens e o que é preciso para oferecer
+ Como abrir um Banco Digital: Tecnologias e Diferenciais [5 Dicas]

A Plataforma BaaS da EWally possui todos os recursos para você desenvolver sua solução financeira. Saiba mais!

O Que é uma Instituição Financeira Bancária?

o que é instituição financeira bancária?
Entenda o que é Instituição Bancária

Uma instituição financeira bancária, chamada também de monetária ou apenas de instituição bancária, é uma organização que opera com dinheiro em depósito em conta corrente, que faz um papel de intermediário entre os serviços ofertados pelo mercado financeiro e o cliente. 

Neste cenário, ao lado dos bancos, as fintechs estão se destacando no mercado por oferecer produtos bem semelhantes às instituições bancárias tradicionais, mas sem custos e muito mais práticos, já que tudo acontece online. 

Segundo um levantamento realizado pela Distrito Fintech Report, empresa de inovação, entre os anos de 2019 e 2020, o setor apresentou um crescimento de 34% com quase 900 fintechs criadas até agora. 

Sem dúvida, uma ótima oportunidade de negócios para quem tem interesse em ingressar no setor. 

Tipos de Instituições Financeiras

Hoje em dia, o mercado conta com os mais diversos tipos de instituições financeiras, que são divididas em 14 grupos distintos, sendo eles:

  • Agências de fomento;
  • Associações de microcrédito;
  • Bancos comerciais;
  • Bancos de desenvolvimento;
  • Bancos de investimentos;
  • Bancos múltiplos;
  • Corretoras de títulos e valores mobiliários;
  • Companhias hipotecárias;
  • Cooperativas de crédito; 
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários;
  • Investidores institucionais;
  • Sociedades de arrendamento mercantil; 
  • Sociedades de créditos, financiamentos e investimentos; 
  • Sociedades de crédito imobiliário.

Principais Funções de Uma Instituição Bancária

Agora que você entendeu o que é instituição financeira, é importante que fique claro quais são as principais funções dessas organizações. 

Entre as atividades realizadas estão transações bancárias, como empréstimos, investimentos e financiamentos, entre outros serviços. 

Instituição Financeira Bancária vs. Instituição de Pagamento: Te contamos qual é a diferença

instituições bancárias e de pagamento: diferenças

Não confunda instituição financeira bancária com instituição de pagamento. Isso porque, cada uma dessas organizações possui características e funções distintas.

Para você entender no que elas se diferenciam, listamos aqui as principais funções de cada uma dessas modalidades. Confira!

Instituição Financeira

Como já falamos, uma instituição financeira é responsável por fazer a alocação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, respeitando a correlação de prazo, risco e custo, o que inclui tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas. 

Instituição de Pagamento

Já uma instituição de pagamento trata-se de pessoa jurídica que oferece serviços de compra e venda, além de viabilizar a movimentação de recursos apenas nas modalidades de pagamento.

Ou seja, diferente de uma instituição financeira bancária, nessa categoria, a organização não tem a autorização para conceder empréstimos e financiamentos aos seus clientes. 

Nesse caso, as instituições de pagamento disponibilizam aos usuários a possibilidade de realizar pagamentos sem ter qualquer tipo de relacionamento com bancos e outras organizações financeiras.

Esse modelo de organização oferece serviços, como saque ou aporte de recursos em conta de pagamento, gestão de uma conta digital, pagamento de benefícios de colaboradores, credenciamento ou gestão de moeda eletrônica, entre outros. 

A verdade é que as possibilidades dos serviços prestados pelas instituições de pagamento são muito amplas.

Entre os principais produtos está a plataforma Banking as a Service, que permite que empresas de diferentes segmentos possam oferecer serviços financeiros aos seus clientes. 

Com o gerenciamento feito pelas instituições de pagamento, muitas empresas veem ótima oportunidade para a ampliação dos seus negócios, já que com o BaaS é possível disponibilizar outros tipos de produtos ao seu público. 

SCD

SCD significa Sociedade de Crédito Direto e tem como finalidade a concessão de financiamento, empréstimos e também a aquisição de direitos creditórios apenas por meio de plataforma eletrônica.

De forma resumida, essa Sociedade funciona como um intermediador de empréstimos e financiamentos entre pessoas, além de fornecer informações aos seus usuários para a avaliação de risco de crédito.  

SEP

Diferente da SCD, a SEP (Sociedade de Empréstimos entre Pessoas) realiza operações de empréstimo e de financiamento entre pessoas exclusivamente em plataformas digitais, mas não estão autorizadas a oferecer aquisição de direitos creditórios.

ESC

Nesse universo de instituições financeiras, existe ainda a ESC (Empresa Simples de Crédito), que realiza transações para financiamento, empréstimo e desconto de títulos por meio de capital próprio.

Exemplos de Instituições Financeiras Bancárias no Brasil

exemplos de instituições bancárias no brasil
Quais são as instituições financeiras que existem no Brasil?

Para que esse conceito fixe na sua memória, selecionamos alguns exemplos de instituições financeiras bancárias no Brasil.

BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma instituição pública federal, que tem como principal finalidade o financiamento de longo prazo e investimento nos mais diferentes segmentos da economia do Brasil. 

Disponibiliza financiamentos para empreendedores de diferentes portes, incluindo pessoas físicas. 

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira bancária em formato de empresa pública, mas que possui o seu próprio patrimônio e também liberdade administrativa.

A instituição integra o sistema financeiro nacional, auxiliando na concessão de crédito do Governo Federal, além de oferecer serviços bancários. 

Banco do Brasil

O Banco do Brasil é uma instituição financeira na modalidade de sociedade de economia mista, tendo a participação do Governo Federal do Brasil em 50% das ações.

Qual é a Diferença entre Instituição Bancária e Não Bancária na prática?

Para entender quais as funções de uma instituição bancária e não bancária, confira essa tabela com as principais diferenças que preparamos para você.

Instituição Bancária Não Bancária
Opera com o dinheiro em depósito em conta corrente  Não recebe depósitos 
Oferece empréstimos Não pode criar moeda 
Concessão de financiamentos de curto e médio prazo  Capta recursos de terceiros com a emissão de títulos de crédito, letras de câmbio, ações. 

A Relação Entre Instituição Bancária e Fintechs no Brasil

Nos últimos anos – principalmente durante a pandemia – ,a demanda de serviços financeiros tem apresentado crescimento, em razão da integração de tecnologia para a oferta de diferentes produtos, como abertura de contas, investimentos e pagamentos de maneira completamente digitalizada. 

Nesse cenário, as fintechs vem ganhando espaço no mercado por oferecer facilidade, praticidade e diminuição de custos com o pagamento de taxas e tarifas para a realização de operações financeiras. 

Inclusive, atualmente, já se observa uma relação entre instituição financeira bancária e as fintechs para proporcionar custos operacionais menores, confiabilidade e segurança para atender as demandas dos diferentes perfis de usuários e fomentar o setor financeiro. 

Conclusão

Uma instituição bancária pode ter várias nuances, funções e oferecer diferentes produtos aos seus usuários. 

Por isso, é muito importante que você entenda as principais modalidades para que você possa oferecer os melhores serviços financeiros para os seus clientes. 

Na hora de encontrar as melhores plataformas de Banking as a Service, conheça a Ewally, que oferece uma experiência personalizada para o seu cliente.

Com o nosso BaaS, você pode montar o seu banco com uma infraestrutura modular, API’s flexíveis e customizados para a abertura de conta, KYC (Know Your Customer) e PLD (Prevenção à Lavagem de Dinheiro).

Sua empresa tem acesso a uma variedade de serviços, como pagamento de contas, saque, transações P2P, TEDs, emissão de boleto bancário, recarga de celular, vale transporte e muito mais. 

Conheça todos os benefícios de uma conta digital, acesse o nosso site ou entre em contato conosco

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: