fbpx

Pix Parcelado: O Que É, Como Funciona E Se Vale A Pena

Os pagamentos instantâneos no Brasil caíram nas graças dos brasileiros, tornando-se o segundo meio de pagamento mais usado no país segundo uma Pesquisa feita pela Fiserv.

Seguindo essa onda de popularidade, entra em cena o pix parcelado, uma modalidade que promete ganhar ainda mais espaço no mercado. 

Nunca ouviu falar sobre parcelar pix? Então, esse artigo pode ser muito útil para você. Vem com a gente e entenda como funciona o pix parcelado e se realmente vale a pena usá-lo no seu negócio. Confira!

As melhores soluções financeiras para a sua empresa estão na Ewally. Acesse o nosso site!

O Que É O Pix Parcelado?

pix parcelado

Pix parcelado é, basicamente, uma forma de usar essa modalidade de pagamento, tendo a oportunidades de parcelar as compras ou contratação de serviços por meio do pix

O parcelamento pix permite que a sua empresa ou pessoa física possa receber o pagamento integral de maneira instantânea, mas quem envia os valores tem a opção de parcelar o valor da compra.

Porém, vale lembrar que o pix parcelado não é uma modalidade de pagamento gerida pelo Banco Central. Segundo a instituição, o pix, em sua concepção, não é definido como uma operação de crédito e também não há regras para esse tipo de transação.

Contudo, não há regra que inviabilize a oferta de pix parcelado em uma compra seja de produto ou serviço.

Pix Parcelado X Pix Garantido

Como não há uma regulamentação por parte do Banco Central, empresas de tecnologia financeira lançaram esse meio de pagamento antes mesmo do BC. 

Inclusive, o lançamento dessa modalidade já estava previsto na agenda do BC, que pretendia disponibilizar aos brasileiros uma maneira de parcelar o pix em um futuro próximo.

Esse novo modelo de pagamento que ainda será lançado pelo BC será chamado de pix garantido. Com ele, as empresas poderão oferecer linhas de crédito, denominado valor limite, para que o cliente possa fazer compras à vista e parceladas. 

O pix parcelado ou garantido funcionaria, basicamente, como um cartão de crédito virtual, onde o consumidor não precisa ter um valor em sua conta corrente para conseguir usar o pix.

O lançamento do pix garantido, ou seja, a modalidade oficial do BC, está previsto para o terceiro trimestre deste ano. 

Como Funciona O Pix Parcelado?

Como não há uma regulamentação por parte do BC, as regras e operações podem variar de acordo com as instituições financeiras. Porém, de forma geral, ao optar pelo pix parcelado, o usuário deve selecionar o pix como a modalidade de pagamento no app ou site do banco. 

Ao fazer o pagamento, o usuário seleciona o número de parcelas que deseja e a data de vencimento. Porém, vale lembrar que os bancos podem oferecer diferentes formas operação ao usar essa modalidade de pagamento

No caso de pix parcelado no cartão de crédito, a data de vencimento será aquela definida pela operadora do cartão. Nesse caso, o consumidor utiliza uma parte do limite do cartão para parcelar o Pix

Quais As Vantagens Do Pix Parcelado?

pix parcelado

O pix parcelado é uma modalidade de pagamento que garante muitos benefícios aos usuários. Quer saber quais são eles? Confira!

Aumento De Vendas

Uma das grandes vantagens do pix parcelado é a possibilitar o aumento de vendas por parte das empresas e estabelecimentos comerciais variados. Isso porque, é possível fazer compras mesmo sem ter dinheiro em conta. 

Além disso, o Banco Central acredita que as pessoas que não têm cartão de crédito podem aproveitar essa oportunidade para comprar produtos ou contratar serviços sem se preocuparem com limite e aprovação de crédito. 

Dessa forma, quem ganha são as empresas que ampliam a possibilidade de vender muito mais com o pix parcelado

Gestão Financeira Mais Eficiente

Essa nova modalidade de pagamento parcelado também é uma forma de promover uma gestão financeira mais eficiente tanto para o cliente final quanto para as empresas. 

Ao parcelar o pix, os consumidores conseguem visualizar de forma facilitada tudo que foi gasto, números de parcelas e quantas faltam para quitar o débito.

Com isso, ela consegue ter um controle maior das finanças. No caso das empresas, o lojista pode visualizar os valores que vão entrar na conta nos próximos meses. 

Fluxo De Caixa Otimizado

O pix parcelado também permite que as empresas tenham um fluxo de caixa otimizado. 

Isso porque, com o pagamento dos valores parcelados é possível ter uma velocidade muito maior no recebimento, planejando de forma mais eficiente seu fluxo de caixa.

Diminuição Das Tarifas Do Cartão

Outra vantagem tanto para as empresas quanto para os consumidores finais é a diminuição das tarifas do cartão de crédito, que são bem salgadas. 

Isso porque, o pix parcelado pode estimular a concorrência com o cartão de crédito, que pode praticar tarifas mais baixas. 

Sem contar que o pix foi criado pelo Banco Central para facilitar e também baratear as operações financeiras e, por isso, as tarifas são mais baixas para as empresas. 

Quais As Desvantagens Em Parcelar No Pix?

pix parcelado

O pix parcelado é uma modalidade nova oferecida por algumas instituições. Por isso, não são observadas ainda desvantagens significativas, mas acredita-se que o maior desafio será a aceitação por parte da população. 

Porém, há quem diga que essa modalidade será bem-vista, já que o pix ganhou a preferência das empresas e das pessoas físicas nas operações financeiras.

Como Fazer O Pix Parcelado?

Para parcelar o pix, o usuário precisará acessar o aplicativo ou internet banking da instituição bancária que possui conta. 

Feito isso, vá até o ícone do pix e escolha a chave Pix que deseja usar. Depois disso, é preciso procurar a opção “Parcelamento”. Antes de validar a operação, preocupe-se em verificar os valores e números de parcelas. 

Lembrando que essa operação pode variar de acordo com a instituição na qual possui conta. 

Qual A Diferença Entre O Pix Parcelado E O Cartão De Crédito?

Diferente do pix, que é um meio de pagamento instantâneo, o pix parcelado é, basicamente, uma linha de crédito, bem parecido com um crédito similar ao consignado e ao crédito pessoal, praticando juros sobre as parcelas. 

Já o cartão de crédito oferece a possibilidade de compras parceladas, sem que haja ligação com alguma linha de crédito. 

Outra diferença entre o Pix parcelado e o cartão de crédito é que não há cartão físico.  Além disso, o parcelamento pix permite que a operação seja feita entre pessoas físicas, o que não acontece com o cartão de crédito. 

Fazer O Pix Parcelado Realmente Vale A Pena?

A resposta é depende. Isso porque, tudo dependerá das necessidades e preferências do usuário, seja pessoa física ou jurídica. 

O pix parcelado, por exemplo, permite o recebimento à vista, o que pode ser muito vantajoso para as empresas que não precisarão arcar com as taxas dos cartões de crédito, que são mais altas quando comparadas com as tarifas do pix. 

Para o consumidor final, ele é vantajoso, porque as empresas não vão repassar essas taxas na precificação do produto, permitindo que o consumidor possa negociar os descontos.  

Mas é importante destacar que, para valer a pena para o consumidor final, é preciso que esse desconto seja maior do que os juros cobrados pela instituição bancária que possui conta corrente. 

O pix parcelado é vantajoso, principalmente, para quem não tem dinheiro na conta e não possui cartão de crédito para fazer uma compra que precisa ou para contratar um serviço essencial. 

Mas não se esqueça que o banco cobrará taxas de juros para usar o pix parcelado. Antes de utilizá-lo, verifique os valores e se realmente compensa pagar valores adicionais ao banco para usar essa modalidade. 

De maneira geral, vale a pena usar o pix quando tiver desconto para as compras com essa modalidade e se o desconto for maior que os juros que paga para usar esse tipo de pagamento.

Além disso, o pix parcelado vale a pena em situações emergenciais, onde a empresa ou consumidor não tem acesso a cartão de crédito ou dinheiro em conta.

Outras Novas Modalidades Do Pix

Além do pix parcelado, saiba que há outras modalidades de pagamento instantâneo, que você pode aproveitar. 

Confira quais são:

PIX Troco

O pix troco é uma modalidade que permite que o usuário possa conseguir dinheiro em espécie.

Para usá-lo, o usuário precisará fazer uma transferência superior ao valor da compra para, assim, receber o valor adicional, uma espécie de troco. 

PIX Saque

O Banco Central oferece ainda o pix saque, que permite ao usuário sacar um valor depois de fazer uma transferência via Pix para um determinado estabelecimento. 

Dicas Para Usar O Pix Parcelado

pix parcelado

Agora que você entende como funciona o pix parcelado, dá uma olhadinha nas dicas para parcelar o pix do jeito certo e com as condições mais vantajosas. 

Compare As Condições Ao Fazer Uma Compra

Cada instituição financeira ou conta digital pode ter regras diferentes e condições de pagamento variadas. 

Sendo assim, é importante que, ao usar o pix parcelado, a empresa ou consumidor analise as condições e juros praticadas para não ter prejuízo ao usar essa modalidade de pagamento. 

Cuidado Com As Parcelas Agendadas

Ao optar pelas parcelas agendadas, é importante que fique atento às datas de pagamento. Isso porque, para quitar a parcela, é preciso ter dinheiro disponível na conta corrente. 

Caso não tenha o valor para quitar as parcelas, o banco certamente adicionará taxas e juros por dia de atraso. 

Não Exceda A Sua Renda Mensal

Outra dica para usar o pix parcelado é não exceder a sua renda mensal. Isso vale não só para o consumidor final, mas também para as empresas que desejam usar essa modalidade na hora de pagar pelas suas compras ou contratação de serviços. 

Sendo assim, verifique o orçamento financeiro para não ultrapassar o valor disponível em conta com as compras parceladas. Pense nisso!

Conclusão

O pix parcelado é sim uma modalidade de pagamento muito vantajosa tanto para empresas quanto para o consumidor. Mas para aproveitar as suas vantagens, é preciso analisar os juros praticados pela instituição bancária. 

Sendo assim, leve em consideração as nossas dicas e utilize o pix parcelado com consciência. 

Se você não é consumidor final, tem uma empresa e deseja oferecer serviços financeiros aos seus clientes, conheça a Ewally, uma empresa de tecnologia financeira que oferece soluções para empresas dos mais variados tamanhos e segmentos.

Aqui você encontra serviços, como conta digital, Banking as a Service, soluções white label, cartão pré-pago, conta jurídica, cartão corporativo, conta jurídica, além de e APIs para todos os serviços financeiros e muito mais.

Ficou interessado? Acesse o nosso site agora e conheça as nossas soluções financeiras para o seu negócio com os valores mais vantajosos do mercado.

Venha entender o porquê dezenas de empresas já escolheram a Ewally como seu fornecedor de serviços financeiros.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: