fbpx

EMV: O Que É, Objetivo, Como Funciona e Quais as Vantagens?

Você tem um negócio que faz operações com cartão de crédito e débito? Então, é importante entender um pouco sobre o padrão EMV, criado pelas bandeiras de cartão Europay, MasterCard e Visa.

Essa tecnologia garante ainda mais segurança às transações e vantagens para os empresários e consumidores. Entenda melhor esse recurso!

O Que É Padrão EMV?

A EMV Technology é um padrão de especificações para a realização de pagamentos com cartões inteligentes dotados de um chip e em dispositivos de aceitação.

O objetivo dessa tecnologia é dificultar ações fraudulentas com os cartões, garantindo segurança para as empresas e consumidores que utilizam esse meio de pagamento.

O Que Significa EMV?

o que significa emv

Para quem se pergunta o que significa a EMV, saiba que trata-se da sigla das suas empresas criadoras: Europay, MasterCard e Visa, as mais importantes companhias de bandeiras de cartão do mundo.

Quem Criou o Sistema de Chip EMV?

Como acabamos de mencionar no tópico anterior, essa tecnologia foi criada pelas bandeiras de cartão, Europay, MasterCard e Visa, para assegurar a inviabilidade dos danos dos cartões dos seus clientes ao fazer as transações de pagamento.

Com Qual Intenção o EMV Foi Criado?

Além de proporcionar a proteção de informações das operações com cartão de crédito e débito, a intenção das empresas também foi  substituir o armazenamento de dados na tarja magnética.

Anteriormente, ela era usada pelas companhias, mas apresentava recursos frágeis, o que colocava a segurança das operações em risco.

Com isso, a intenção da EMV Card é padronizar também a transmissão de dados entre cartões e terminais de pagamentos.

Como Funciona o EMV?

como funciona emv

Para você entender, essa tecnologia estabelece uma série de requisitos para a  interoperabilidade entre cartões e terminais utilizando chips com padrões seguros e altamente inovadores.

A EMV utiliza regras relacionadas aos mais diferentes aspectos, como características físicas e elétricas da mídia, modalidades de operações dos cartões, estrutura de cartões no que se refere à interoperabilidade a nível global, entre outros.

Quais as Vantagens do EMV?

Uma das principais vantagens está relacionada à proteção de dados, já que os cartões que possuem essa tecnologia contam com microprocessadores incorporados.

Esses recursos oferecem maior segurança às transações, além de outras funcionalidades, que impedem a violação de dados bancários.

Sendo assim, a grande vantagem é a redução dos índices de fraudes de cartões em decorrência de roubo, perda ou até contrafação.

O Que É o Chip EMV?

O chip EMV Cards é um dispositivo presente na generalidade dos cartões de crédito e de débito para dificultar as atividades ilícitas com os cartões bancários, emitidos pelas bandeiras de cartão.

Como É EMV na Prática?

Na prática, o recurso chave dessa tecnologia são os dados digitais em cada transação financeira.

Quando um cliente utiliza um dispositivo de pagamento habilitado com a EMV para pagar em um terminal que usa a mesma tecnologia, a transação é instantaneamente identificada e autorizada com autenticação dinâmica.

Ao usar o PIN (Número de Identificação Pessoal), o chip rapidamente verifica se o cliente está realmente usando seu dispositivo a partir de uma troca de informações entre o cartão, o terminal e o banco.

Como o EMV Reduz Fraudes?

Agora que você entende como operar a EMV software, saiba que essa tecnologia é altamente inteligente e é capaz de reduzir fraudes ao utilizar a autenticação dinâmica.

Esse recurso é responsável por fazer a incorporação de dados únicos em cada operação, tornando impossível reproduzi-la de forma virtual.

Para você entender o grau de segurança dessa tecnologia, mais de 80 países já adotaram o padrão EMV, diminuindo de forma significativa as fraudes com cartões falsificados.

O EMV Veio Para Facilitar a Vida das Pessoas?

A resposta é sim! Hoje em dia, o cartão de crédito e débito são os meios mais utilizados no mercado de pagamentos.

Para você ter uma ideia, em 2019 havia 123 milhões de cartões de crédito e 132 milhões de cartões de débito ativos, um crescimento na casa dos 18% e de 14%, respectivamente, em comparação a 2018.

Esse dado faz parte das Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil divulgada no início de 2020.

Além disso, no ano passado, foram processados 11,5 bilhões de transações com cartão de débito, superando 10,9 bilhões de operações utilizando a modalidade de crédito.

Com esses números, dá para entender que o cartão de crédito e débito são instrumentos importantíssimos para a economia mundial.

E com a segurança proporcionada pela EMV, esse meio de pagamento torna-se ainda mais seguro, o que contribui para a sua utilização.

Com a diminuição de fraudes, os clientes se sentem mais confiantes ao usar os cartões do que outros meios, como dinheiro em espécie, por exemplo.

Qual Cartão Possui o Sistema EMV?

Qual Cartão Possui o Sistema EMV

Para quem se pergunta quais cartões possuem o sistema EMV, saiba que, além dos cartões das bandeiras Mastercard e Visa, criadores deste sistema, outros cartões, como o Hipercard e a Elo também adotam a EMV Technology.

Conheça as soluções financeiras da Ewally!

Conclusão

Por ser um dos meios de pagamento mais usados no mundo, as bandeiras de cartão de crédito têm investido pesado na segurança das transações online, uma vez que, em caso de fraude, não são apenas os consumidores prejudicados, mas as operadoras também.

Sendo assim, o EMV chegou para tornar as operações mais seguras e cada vez mais invioláveis. Na hora de oferecer cartões para sua empresa, funcionários e clientes, atente-se sempre se a empresa de tecnologia oferece cartões com esse recurso.

Esse cuidado garante ainda mais proteção para sua companhia e clientes. Ao escolher uma fintech de serviços financeiros, conheça a Ewally, que oferece soluções financeiras modernas, personalizadas, seguras e com alta tecnologia.

Na Ewally, você pode contratar as mais variadas soluções, como cartões de crédito, débito, pré-pago, todos com a tecnologia EMV, Private Label, White Label, Baking As a Service, conta digital e muito mais.

Quer saber sobre as nossas soluções e como contratar os serviços da nossa fintech? Acesse o nosso site agora mesmo!

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: