Entenda o que é e como fazer negociações de dívidas pelo Serasa

Como um brasileiro sabe se está com o nome sujo na praça? Essa é fácil, é só consultar o popular SPC ou Serasa. Mas será que você sabe qual é a diferença entre os dois?

Se você precisa de financiamento, crédito, quer pedir um novo cartão ou aumentar o limite do seu, sabe que ter dívidas penduradas no seu nome complica um pouco, não é? Às vezes até surgem aquelas oportunidades “sem consulta ao SPC ou Serasa”, mas o interessante mesmo é que consultem e não achem nada.

Se você sempre quis entender como essas instituições funcionam, é hora de matar sua vontade. Neste artigo, você vai entender exatamente o que é Serasa, qual sua diferença para o SPC, como você pode aproveitar os recursos que estão disponíveis de graça e muito mais. Show de bola, hein? Então bora descobrir como ficar bonito no crédito! Boa leitura.

O que é Serasa?

Se você é um banco e tem um cliente pedindo uma graninha emprestada, seria legal saber se esse cliente costuma ser bom pagador ou tem chance de sumir com o dinheiro, não seria? É exatamente para isso que serve a Serasa Experian.

Serasa Ex-quê? Pois é, esse é o nome da empresa. Você nem sabia que era uma empresa, fala a verdade.

É comum pensarem que a Serasa seja um órgão do governo, mas, na realidade, se trata de uma empresa. Foi fundada em 1968 e depois adquirida pelo grupo irlandês Experian (opa, tudo está mais claro agora, não está?). O nome da empresa, portanto, é Serasa Experian.

Diferença entre Serasa e SPC

Tanto a Serasa Experian quanto o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) cumprem o mesmo papel de oferecer informações sobre crédito ao mercado financeiro. Eles reúnem uma série de dados emitidos por lojas, bancos e financeiras sobre o hábito de pagamento de empresas e consumidores.

Dessa forma, quando alguém precisa saber o risco de inadimplência de quem precisa de crédito, essas instituições oferecem as informações necessárias.

A principal diferença entre as duas instituições é o banco de dados. Os principais dados da Serasa são fornecidos por bancos e financeiras. Já o SPC recebe dados principalmente de lojas credenciadas.

Para que serve o Serasa Consumidor?

Serasa Consumidor é um serviço da Serasa Experian que agrega uma série de produtos para ajudar consumidores a melhorarem sua situação de crédito. A plataforma ainda conta com um app para facilitar a vida de quem quer fazer consultas, acordos de quitação de dívida, monitoramento do CPF e muito mais.

Consulta do CPF

Esse é o serviço mais famoso da Serasa e é gratuito para o consumidor consultar o próprio CPF. Você só precisa fazer um cadastro na plataforma para saber se existe alguma pendência no seu nome. É fácil e rápido.

Você Consulta

Agora, se você quiser consultar o CPF de alguém ou o CNPJ de uma empresa, aí você tem o Você Consulta. Esse é um serviço pago do Serasa Consumidor, mas é muito interessante para proteger você ou sua empresa de qualquer enrascada.

É igual à consulta do CPF, mas você paga R$ 35,00 para baixar a ficha completa da pessoa ou empresa com quem você quer fechar um acordo. Assim você fica sabendo sobre:

  • dívidas;
  • ações judiciais movidas contra a pessoa ou empresa;
  • protestos em cartório;
  • cheques sem fundos lançados;
  • participação em falências.

Serasa Limpa Nome

Tem coisa atrasada para pagar? Quer fazer um acordo e limpar seu nome? Então o Serasa Limpa Nome vai te ajudar! Nesse serviço, você pode consultar os acordos disponíveis para quitação das suas dívidas.

No caso, a Serasa é apenas uma ponte entre a credora e a pessoa ou empresa inadimplente. O serviço ajuda a desburocratizar o processo de quitação, e você pode fazer tudo diretamente pelo aplicativo.

Cadastro Positivo

Quando alguém consulta um CPF ou CNPJ, costuma querer saber se há pendências judiciais, de crédito ou dívidas. Em outras palavras, a pesquisa é sobre o Cadastro Negativo do CPF ou CNPJ.

Já o Cadastro Positivo funciona como uma demonstração do histórico de bom pagamento. Isso passa informações mais justas sobre os compromissos financeiros. Afinal, talvez a pessoa tenha tido problemas para pagar uma dívida, mas tem uma dezena de outros compromissos pagos em dia.

Assim, enquanto o Crédito Negativo funciona como uma situação isolada, o Crédito Positivo mostra toda sua trajetória de compromissos honrados.

Antifraude

Esse é um produto que te permite acompanhar seu CPF ou CNPJ em tempo real. Pagando uma mensalidade, você tem acesso a recursos como:

  • acompanhamento do uso de suas informações pessoais;
  • monitoramento do seu score;
  • monitoramento das consultas feitas do seu CPF ou CNPJ;
  • alertas sobre vazamento dos seus dados na dark web.

Esse serviço é excelente para quem quer manter a segurança dos seus dados na internet e acompanhar as consultas da situação de crédito do seu nome ou empresa.

Certificado Digital

Precisa fazer uma consulta na Receita Federal ou dar garantia que dependa de registro em cartório? Para isso, a Serasa oferece os Certificados Digitais. Com eles, você garante validade das suas ações sem precisar reconhecer firma. Você pode, inclusive, emitir notas fiscais devidamente credenciadas graças a esse serviço.

Serasa Score

Serasa Score é outro serviço gratuito e muito famoso da empresa. Com ele, você fica sabendo sua pontuação de crédito. Essa pontuação, que varia de 0 a 1000, é muito utilizada pelo mercado para medir a chance de inadimplência de uma empresa ou consumidor.

O mais legal é que a Serasa oferece todas as dicas e oportunidades para você aumentar seu score. Assim, você garante as melhores alternativas de financiamento e empréstimo.

Serasa eCred

E se você precisa de uma grana, mas está com o nome sujo, será que você consegue? É claro que consegue! Lembra daquelas oportunidades “sem consulta ao SPC ou Serasa”? É mais ou menos isso.

O Serasa eCred reúne uma série de alternativas de financiamento e crédito até para quem tem o nome sujo. A ideia é oferecer oportunidades justas para quem precisa resolver questões financeiras.

Sensacional essa empresa, não é? Agora você já sabe que dá para aproveitar muito mais recursos da Serasa do que só consultar um nome sujo. Então, pensa na vantagem que é ter o app Serasa Consumidor e Ewally no seu celular. Um pacote incrível de soluções cabendo no seu bolso — literalmente!

Curtiu conhecer mais de perto a Serasa Experian? Então, deixe seus amigos saberem quantos recursos gratuitos estão disponíveis. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais agora mesmo!

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: