fbpx

6 melhores livros sobre finanças que você precisa ler!

Organização e controle. Esses são dois dos mais importantes passos para quem deseja uma vida financeira equilibrada e livre de endividamento. Os livros sobre finanças são boas fontes de aprendizado e estímulo à mudança de comportamento.

Cerca de 62 milhões de brasileiros estão com o nome comprometido e registrado em órgãos de proteção ao crédito. Se você não deseja fazer parte dessa estatística, deve aprender, o quanto antes, a controlar seu orçamento e educar o uso do seu dinheiro.

Neste post, trouxemos 6 livros sobre finanças para ajudar você a organizar as contas, fazer economia e empregar bem o seu dinheiro para ter saúde financeira e condição de planejar o futuro. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Por que os livros sobre finanças são tão importantes?

Na prática, lidar com o dinheiro é conhecer os números, o valor de cada moeda e separar as quantias de acordo com cada conta. Talvez você consiga reservar algum valor para colocar na poupança, se ampara em imprevistos ou momentos de crise, investir ou gastar naquela compra extra que deseja a algum tempo.

Já na teoria, existem métodos que ajudam você a ter uma melhor organização financeira — pessoal e profissional — visualizar melhores oportunidades e, quem sabe até, empreender em um próprio negócio.

Os livros são importantes, pois ajudam a conhecer mais sobre economia, finanças e tudo que envolve o bom uso do dinheiro, trazendo dicas de como planejar a vida financeira saudável — um modo tradicional e didático de mostrar que é possível ter sucesso e independência nessa área.

6 livros para ajudar na conquista de uma melhor saúde financeira

São muitas as sugestões e referências de livros sobre finanças e aqui trouxemos 6 entre aqueles que, acreditamos, contribuirão para que você entenda melhor como fazer um planejamento financeiro de acordo com a sua realidade.

O ideal é fazer uma leitura diversa, filtrando tudo que se encaixa naquilo que você deseja para a sua vida pessoal e profissional. A união de conhecimento, habilidades e visão empreendedora são a chave de sucesso para a adoção de melhores práticas. Confira!

1. Pense e Enriqueça – Napoleon Hill

É bem certo que para lidar bem com o dinheiro é preciso usar bem a razão. Nesse livro, o autor Napoleon Hill, que passou 20 anos estudando como as pessoas mais bem-sucedidas conseguiram suas fortunas, traz informações e ensinamentos que atravessaram décadas.

Em seus estudos ele descobriu que a mente era a grande responsável pelo sucesso financeiro das pessoas ricas. Isso, porque, segundo o autor, a união do desejo, da fé e da persistência, conduzida através da mente, é o segredo do sucesso financeiro.

Para ajudar o leitor a manter o foco, o autor criou um programa de 13 passos que mostram o caminho certeiro para a riqueza e realização que trazem junto, a felicidade — modelos mentais que fazem grande diferença na vida de quem busca saúde financeira.

2. Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Mais um livro que não pode ficar de fora da lista de quem deseja reorganizar a vida financeira e alcançar bons resultados. O autor T.Harv Eker traz 17 diferentes princípios básicos de comparação sobre a forma de pensar dos ricos e das pessoas comuns.

O autor mescla histórias pessoais de fracassos e a reviravolta depois de transformar os pensamentos negativos em positivos, criando soluções e não problemas, quando se trata de dinheiro.

Uma reflexão sobre como os pensamentos e as ações são responsáveis por boa parte daquilo que não dá certo na vida. Um livro educativo, exemplar, que serve para mostrar que a qualquer momento, você pode decidir transformar a sua vida e ter uma excelente relação com o dinheiro.

Para aguçar a sua curiosidade, veja alguns trechos do livro:

  • ou você controla o seu dinheiro, ou ele controlará você;
  • o hábito de administrar as finanças é mais importante que a quantidade de dinheiro que você tem;
  • a sua motivação para enriquecer é crucial: se ela tem uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade;
  • o segredo do sucesso é crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade e não tentar evitar os problemas nem se livrar deles;
  • os gastos excessivos têm pouco a ver com o que você está comprando e tudo a ver com a falta de satisfação na sua vida.

Além de transformar a mente, o livro ensina a estabelecer os ganhos de acordo com os resultados e não com o tempo trabalhado — o que faz mudar a percepção sobre os gastos e aprender sobre a importância dos investimentos.

3. Como Organizar Sua Vida Financeira – Gustavo Cerbasi

Essa é uma obra produzida de um brasileiro para brasileiros, mostrando que há solução mesmo quando tudo parece um caos. Com sua didática, Gustavo Cerbasi, já ajudou a milhares de brasileiros a se tornarem melhores poupadores e se arriscarem em investimentos.

Com um tom didático e orientativo ele ensina como gerenciar o dinheiro de maneira organizada e planejada, tomando decisões com consciência, considerando uma análise do cenário real da vida de cada leitor.

Com informações como idade, dívidas, despesas, bens, investimentos e planos de aposentadoria, você pode traçar um perfil de si mesmo, visualizar o montante ideal de patrimônio para equilibrar as finanças e comparar com o dinheiro que você recebe — nessa análise você saberá onde melhorar para alcançar seus objetivos.

4. Vamos Falar de Dinheiro? – Conrado Navarro

Muitas dúvidas sobre dinheiro, investimento, economia e planejamento financeiro talvez sejam resolvidas nesse livro de Conrado Navarro. São perguntas e respostas para ajudar o leitor a organizar melhor as finanças e criar um bom planejamento.

Além de explicações básicas sobre como funciona a economia brasileira, você também saberá quais são as melhores alternativas de investimento da atualidade. São dicas importantes para quem deseja poupar dentro dos seus limites.

5. Pai Rico, Pai Pobre – Roberto Kyosaki

Esse é um livro baseado na história do autor, que não aprendeu em casa, apesar da inteligência e honestidade do pai, a ganhar dinheiro e ser independente financeiramente.

Seu aprendizado e riqueza nasceram dos ensinamentos do pai de um amigo. Com isso, ele contribui com uma obra em que mostra os principais erros financeiros e como você pode evitar ou corrigir preventivamente.

Com temas sobre finanças pessoais, comportamento para produzir mais dinheiro e empreendedorismo esse é um livro que ajudará na sua preparação para ganhar dinheiro — um equilíbrio entre ganhos e gastos para quem quer ter controle financeiro.

6. A mente acima do dinheiro – Ted Klontz e Brad Klontz

Para ter uma vida saudável e plena, sobretudo, quando o assunto é dinheiro, é fundamental dosar e controlar a ansiedade. Mesmo que a razão sobreponha a emoção, o desequilíbrio financeiro pode ser um grande vilão e interferir nos planos de sucesso.

Os autores mostram que os problemas financeiros podem afetar o relacionamento com a família, as noites de sono e alterar o estado emocional, impedindo de enxergar as soluções com clareza — um livro importante e necessário para qualquer pessoa a procura de boas práticas pra lidar com o dinheiro.

Todos os livros que indicamos aqui sobre finanças trazem dicas para fazer o uso inteligente do dinheiro. Em cada um você encontrará similaridades com a sua própria vida e, possivelmente, respostas para diversas perguntas, por isso, não deixe de conferir cada um deles.

Gostou do post? Continue então em nosso blog, leia mais um artigo interessante, saiba para onde vai o seu dinheiro e aprenda a controlar todos os seus gastos!

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: