fbpx

Dívida de cartão de crédito, sua última chance para evitar

Ter dívida de cartão de crédito é uma das piores dores de cabeça para qualquer pessoa. Os juros altos e a dificuldade de quitar os débitos comprometem a tranquilidade financeira e podem levar, inclusive, a novas dívidas.

A boa notícia é que, se bem utilizada, essa forma de pagamento pode ser uma aliada das finanças e ajudar você a organizar de uma vez por todas o uso da sua grana.

Neste post, você aprenderá como usar bem seu cartão de crédito e evitar a tão temida dívida. Confira 4 dicas incríveis para aproveitar ao máximo essa forma de pagamento e manter suas finanças em ordem!

1. Centralize suas compras

Não tem nada pior do que gastar grande parte do seu dinheiro e não ter a mínima ideia de como isso aconteceu. O cartão de crédito pode ajudar a ter um controle melhor, não só de quanto você gasta, mas, também, de onde gastou.

Para isso, é legal centralizar todas as suas compras nessa forma de pagamento. Assim, quando tiver dúvidas de para onde seu dinheiro foi, basta consultar sua fatura para saber em que categorias do orçamento estão seus maiores gastos.

Outra vantagem de centralizar suas compras no cartão estão a possibilidade de acumular pontos em programas de fidelidade e, dessa forma, ter acesso a benefícios como desconto na anuidade por conta dos gastos que fez em apenas essa forma de pagamento.

2. Cuidado com o limite

Quem quer evitar a dívida de cartão de crédito não pode fugir do controle de gastos. De forma prática, isso quer dizer que você deve ter sempre atenção ao limite de crédito do seu cartão para evitar problemas, como ter uma compra recusada ou gastar nesse meio de pagamento mais do que você pode pagar por mês.

Nesse sentido, acompanhe todas as despesas debitadas em seu cartão e, se possível, defina uma meta de gastos para cada categoria do seu orçamento, como bares/restaurantes, lazer, cuidados pessoais etc. Assim, você garante que não gasta mais do que deve em categorias que não são prioritárias para suas finanças.

3. Não divida o valor da sua fatura

Dividir periodicamente o valor da sua fatura por não ter como pagar o valor integral é uma cilada. Ao tornar isso um costume, você paga juros altíssimos, que podem levar a dívidas difíceis de serem quitadas.

Para não cair nessa armadilha, sempre pague a totalidade da sua fatura e mantenha seus gastos sob controle para que as suas despesas não superem o seu salário mensal. Uma dica é investir em um cartão pré-pago para manter os gastos dentro do esperado e não comprar mais do que deve.

4. Tenha atenção às compras por impulso

As compras por impulso são grandes inimigas do uso saudável do cartão de crédito. Muitas pessoas adquirem itens que não precisam simplesmente por não terem a noção do dinheiro saindo da carteira. Não faça parte desse grupo! Torne o consumo consciente um hábito e só compre aquilo que você realmente precisa.

Tem dificuldades para se controlar? Então, deixe de lado o cartão de crédito e peça o seu cartão pré-pago assim você não correr o risco de gastar mais do que deve.

Siga nossas dicas, mantenha as finanças saudáveis e evite a tão temida dívida de cartão de crédito! Se você gostou deste conteúdo, continue conosco e leia também sobre como economizar com as taxas de banco que você paga!

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: