Entenda como funciona a moeda digital e quais as suas vantagens

Você já ouviu falar em dinheiro digital, dinheiro eletrônico ou e-money? Todos esses termos estão famosos nos dias atuais, mas será que as pessoas realmente entendem como funciona a moeda digital?

Para ajudar a compreender melhor o que são e como funcionam, neste artigo, vamos falar sobre o tema e ajudar você a entender as características e vantagens. Se quiser saber mais sobre o assunto, convidamos você a continuar a leitura. Topa?

O que são moedas digitais?

As moedas digitais funcionam como as notas e moedas que carregamos na carteira e são utilizadas para a realização de transações financeiras, mas sem o uso de papel-moeda, ou seja, totalmente online. Toda a criação e armazenamento da moeda digital são feitos por meio eletrônico.

Existem diversas opções de moedas digitais diferentes no mercado. Entre elas estão as famosas criptomoedas, como o Bitcoin e o Ethereum, entre outros nomes conhecidos. Mas é preciso saber a diferença entre o que são as moedas virtuais, moedas digitais e as criptomoedas, já que elas não necessariamente significam a mesma coisa. Não entendeu? Calma que vamos explicar!

Existem as moedas virtuais, moedas digitais e as criptomoedas. As moedas virtuais são um tipo de dinheiro sem órgão regulamentador, ou seja, esse processo fica sob a responsabilidade de quem as cria e são aceitas entre os membros dos grupos desenvolvedores. Essa definição inclui, por exemplo, jogos como Second Life, World of Warcraft e Eve Online.

Já as moedas digitais são usadas quando o usuário faz transações via débito, PayPal e cartão de crédito, ou seja, elas têm regulamentação de órgãos oficiais e são aceitas de modo geral.

As criptomoedas, por sua vez, são subgrupos de moedas digitais que unem os dois universos (moeda digital e moeda virtual), regulamentados por um sistema próprio e descentralizado. Esse processo é feito por meio da criptografia e apresenta grande segurança para o usuário.

Como as moedas digitais funcionam?

O funcionamento das moedas digitais é parecido com o do dinheiro normal, ou seja, com elas é possível comprar bens e serviços. A diferença é que todo o pagamento é debitado ou creditado de maneira eletrônica.

Para fazer uso do dinheiro eletrônico, é preciso ter uma conta digital para realizar as movimentações. Com o e-money, é possível fazer transações financeiras entre países diferentes, com segurança e praticidade.

Quais as vantagens das moedas digitais?

O uso das moedas digitais apresenta vantagens que precisam ser consideradas pelos usuários. Entre elas estão:

  • tarifas mais baixas: os custos são reduzidos, pois não são cobradas taxas de manutenção, como ocorre com bancos tradicionais;
  • fácil acessibilidade: as pessoas podem criar uma conta digital e usar as moedas digitais, sem grandes burocracias;
  • mais uma alternativa de investimento: investir em moedas digitais tem sido uma opção para quem quer ganhar dinheiro, fruto da valorização que vem ocorrendo nos últimos anos;
  • segurança nas transações: a criptografia das moedas digitais garante mais confiança nas transações realizadas.

Agora que você já sabe como funciona a moeda digital e as vantagens que ela apresenta, pode abrir sua conta digital e começar a receber seus benefícios. Ela tem se tornado cada vez mais comum para pessoas do mundo todo, que usam para fazer pagamentos, transferências e investimentos, entre outras opções.

Abrir uma conta digital é rápido, pratico e seguro. Quer comprovar? Então, confira neste artigo: Saiba como abrir uma conta digital e ter os melhores benefícios.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Bancos Digitais

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis

Leia Mais »

Confira outros artigos em nosso blog: