É seguro fazer pagamento pela internet com o celular? Descubra aqui!

O pagamento pela internet é cada vez mais comum e facilita o dia a dia, evitando as longas filas dos bancos e casas lotéricas. Com isso, as pessoas têm mais tempo para outras atividades.

Com o desenvolvimento dos aplicativos ficou fácil efetuar pagamento pela internet com o celular. As funcionalidades foram transferidas para a tela dos smartphones de uma maneira prática e interativa, o que permite pagar as contas e fazer transações de qualquer lugar.

O objetivo deste post é falar sobre a segurança de realizar pagamentos utilizando um celular e trazer dicas para se resguardar na hora de usar um smartphone para essas operações. Além disso, citaremos as vantagens desse tipo de serviço. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

O que é internet banking?

Basicamente é o funcionamento de uma agência bancária disponibilizado para a internet, ou seja, quase todos os serviços são ofertados ao cliente no modo online. A diferença é que não haverá horário predeterminado para atendimento.

Como funciona o serviço?

Os serviços como pagamentos de contas, transferências, recarga de celular, verificação de saldo e emissão de extratos são alguns dos mais utilizados, disponíveis no internet banking. Todas as informações que você veria nos terminais das agências podem ser também visualizadas em sua conta na internet.

Nos últimos tempos, surgiram as contas digitais, que já não têm agências e oferecem todos os serviços, exclusivamente, disponibilizados na internet. Com isso, o desenvolvimento de aplicativos para uso no smartphone se tornou uma inovação necessária.

Enquanto alguns bancos tradicionais passaram a disponibilizar versões que permitem acesso pelo celular, as contas digitais já ingressaram no mercado com esse diferencial de facilidades e agilidade, além de gratuidade em praticamente todos os serviços.

Quais são as vantagens de fazer pagamentos pelo celular?

O comportamento do consumidor mudou e passou a ser mais exigente, sobretudo, quanto aos serviços bancários e do comércio em geral. As compras pela internet — mais dinâmicas e econômicas — deram um novo sentido ao valor do dinheiro.

Com isso, as facilidades de transações pela internet alcançaram também o sistema bancário e obrigaram uma inovação na maneira de ser relacionar com os clientes. Depois do internet banking, surgiram os aplicativos com acesso pelo celular que trouxeram alguns benefícios evidentes. Veja alguns deles!

Praticidade

Não precisar sair de casa para fazer uma transação bancária e poder acessar sua conta de qualquer lugar a qualquer momento são os maiores ganhos que o uso do smartphone inseriu na vida dos clientes de banco.

De uma forma prática, com cadastro de usuário e senha, você terá fácil acesso aos dados e informações da sua conta, sem se preocupar com o horário da agência ou com a burocracia do atendimento.

Gestão financeira

A gestão financeira é um dos pontos cruciais para quem deseja controlar melhor o dinheiro. Ter em mãos as principais informações sobre as movimentações e saldos ajuda na hora de decidir sobre uma compra ou um investimento.

Muitas pessoas, sem conseguir visualizar sua vida financeira, acabam tomando decisões das quais poderá se arrepender no futuro, por isso, planejar as finanças e gerir bem o que entra e o que sai da sua conta é um caminho certo para alcançar a tão sonhada independência financeira.

Otimização do tempo

A afirmação “tempo é dinheiro” faz total sentido quando se fala em serviços bancários. Além do deslocamento, que dependendo do trânsito, consome um bom tempo, as longas filas e a lentidão dos serviços em uma agência tornam impraticável o atendimento presencial.

Com o acesso via smartphone você verá que é muito mais fácil escolher fazer pagamento pela internet com o celular. Dependendo de onde você estiver, o que pode ser a espera pelo atendimento no dentista ou deslocamento para o trabalho, bastam alguns cliques e as contas estarão pagas.

Dicas para fazer esses pagamentos com segurança

As facilidades de pagamento pela internet com o celular são evidentes, mas é fundamental pensar na segurança para evitar surpresas desagradáveis, como acesso não permitido à sua conta e ações fraudulentas.

Assim como existem profissionais especializados em desenvolver um sistema seguro, existem os chamados hackers que dedicam toda a sua inteligência tecnológica a descobrir meios de quebrar os códigos de segurança e causar prejuízos aos usuários, com movimentações financeiras não autorizadas.

Você pode adotar algumas medidas preventivas e se resguardar de ter a conta invadida. Conheça algumas das mais eficazes!

Manter o antivírus atualizado

O antivírus é a ferramenta mais adequada para barrar possíveis tentativas de invasão e deve ser constantemente atualizado. Não deixe de instalar uma versão recente e checar, constantemente, se está rodando de forma adequada.

Evitar o uso de Wi-Fi compartilhado

Se você precisa realizar uma operação financeira e está sem dados móveis no celular ou fora do Wi-Fi de casa, evite utilizar uma rede compartilhada, a menos que você conheça a procedência.

Muitos invasores se aproveitam desse momento de transação para roubar suas informações, sobretudo senha. Dependendo do seu saldo e a concessão de crédito, você terá uma dor de cabeça inimaginável para resolver o problema.

Conferir se o certificado de segurança aparece no site do banco

Seja um banco ou uma fintech, todos aqueles que atuam seriamente no mercado, procuram oferecer um serviço seguro e livre de problemas para seus clientes.

Uma das ações é ter um certificado de segurança para garantir um acesso protegido. Por isso, antes de utilizar os serviços pelo celular verifique se o seu banco ou a sua conta oferecem esse certificado.

Clicar em “sair” ou “encerrar sessão” depois de usar o sistema

Quando entrar no seu perfil para realizar um pagamento pela internet com o celular tenha o cuidado de conferir se você clicou em sair ou encerrar sessão. Manter os dados salvos pode ser a porta de entrada, pois, caso os invasores consigam ultrapassar as barreiras de segurança do seu dispositivo encontrarão sua conta ativa ou os meios para acessá-la.

A Ewally é uma fintech que tem todas as qualificações e soluções que você precisa para ter toda a praticidade com a segurança que dissemos neste post. O objetivo é tornar sua vida bem mais fácil com um APP intuitivo.

Com um aplicativo certificado e fácil de utilizar, você terá garantida a gestão financeira, realizando pagamento pela internet com o celular, sem nenhuma dificuldade — basta acessar a tela e realizar muitos serviços sem precisar sair o lugar.

Gostou do post? Queremos convidar você para testar gratuitamente o nosso aplicativo Ewally e, assim, conhecer as suas funcionalidades e todas as vantagens de contar com um recurso que permite pagar as contas utilizando o seu smartphone!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *