Como limpar seu nome e ter uma vida financeira mais tranquila?

Estima-se que o Brasil tenha mais de 62 milhões de brasileiros com o nome negativado e que não sabem como limpar seu nome, ou estão desempregados e sem dinheiro o suficiente para negociações. Apesar de ser uma situação que ninguém quer passar, ter débitos em seu nome pode dificultar a abertura de contas bancárias, concessão de empréstimos e até mesmo impedir de fazer compras parceladas.

Tais consequências se devem ao fato de que lojas e instituições financeiras entendem que, ao ter seu nome sujo, você não tem condições de arcar com as parcelas que pretende assumir. Se você está nessa situação, separamos algumas boas práticas e orientações para que saia das dívidas definitivamente e comece a cuidar melhor do seu dinheiro. Veja só!

Analise as condições de pagamento da negociação para limpar seu nome

O primeiro passo para limpar o seu nome é negociar os seus débitos o mais rápido possível. Quanto mais tempo deixar as dívidas em aberto, maiores serão as taxas de juros pelos atrasos. No entanto, para não comprometer ainda mais o seu orçamento, é preciso estudar as condições e valores da negociação.

Isso é necessário porque, antes de fechar acordo com a empresa ou banco que está com o nome negativado, é preciso verificar se você terá condições de arcar com os valores combinados. Então, ao entrar em contato com o credor, tenha em mente o quanto você consegue pagar por mês sem prejudicar as suas despesas. Sendo assim, você não corre o risco de criar uma bola de neve.

Procure por campanhas de negociação ativa

Em alguns períodos do ano, a Serasa faz feirões para que credores e devedores possam entrar em acordo. Além disso, a empresa criou um site para intermediar esse processo e que pode ser acessado sempre que você precisar. Nele, você encontra os valores em aberto, empresas que você está devendo, seu score de crédito e opções para fazer propostas.

Contudo, caso não queira esse tipo de intermediação ou não encontre os feirões, procure diretamente a loja ou instituição financeira na qual você tem valores em atraso. Assim, ao conversar diretamente com o credor, você poderá negociar as melhores formas de pagamento, sendo essa a melhor alternativa de como limpar seu nome.

Comece a fazer investimentos

Conforme você for tendo melhor controle do seu dinheiro, conseguirá eliminar débitos e ter recursos para fazer aplicações financeiras. Essa é uma das melhores maneiras de fazer o seu dinheiro render, seja para realizar sonhos, seja para a manutenção do seu orçamento.

Dessa maneira, além de evitar se tornar negativado novamente, você terá dinheiro para montar uma reserva financeira. E dessa forma, não sofrer com imprevistos que possam afetar a sua renda mensal.

Em vista disso, trace metas de como limpar seu nome. Estipule o seu teto de gastos para moradia, educação e despesas, e mantenha o controle para evitar gastos desnecessários  para manter uma vida financeira saudável e não ter problemas em suas compras. Além disso, jamais empreste o seu nome para compras de terceiros, pois caso eles não arquem com as despesas, o prejudicado e negativado será você.

Para acompanhar mais novidades e maneiras de ter uma relação saudável com o seu dinheiro, curta a nossa página no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe nossas dicas!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: