fbpx

Veja como organizar seus gastos e definir para onde vai seu dinheiro

A situação é comum: o mês vai chegando ao fim, o dinheiro nas últimas e a pessoa não tem a mínima ideia de como isso aconteceu. Se identificou? Isso ocorre porque falta planejamento financeiro na sua vida! Para reverter esse cenário, é imprescindível organizar seus gastos para saber onde vai parar seu dinheiro.

Entre os passos para gerenciar melhor suas despesas estão listar custos e objetivos financeiros mensais, dividir uma quantia para cada objetivo e separar uma parte para poupar. Veja como organizar seus gastos, definir para onde vai seu dinheiro e conquistar a independência financeira!

Liste custos e objetivos financeiros

O primeiro passo para organizar seus gastos e definir para é listar suas despesas e definir seus objetivos financeiros. Comece pelos custos que são fixos, como mensalidade da faculdade, aluguel etc. Depois, faça uma estimativa das despesas variáveis, como compras, lazer e cuidados pessoais.

Para manter seu orçamento em dia, é preciso ainda definir objetivos financeiros. Entre as possibilidades estão dar a entrada em um carro ou fazer uma viagem, por exemplo. Saber onde quer chegar, certamente, é passo importante para usar seu dinheiro naquilo que realmente importa.

Divida uma quantia para cada objetivo

Depois de definir seus objetivos financeiros, é hora de partir para a prática e dividir parte da sua renda mensal para cada um deles. Quer comprar um vestido incrível para uma festa? Veja quanto pode poupar por mês para comprar a peça à vista e, quem sabe, conseguir um bom desconto. Um bom planejamento financeiro é essencial para manter as finanças saudáveis!

Separe uma parte para poupar

Poupar parte da renda todo o mês é a chave para ter finanças equilibradas e não fechar o mês no vermelho. Nesse sentido, defina uma quantia mensal para criar uma reserva de emergências. Esse fundo, como o próprio nome indica, pode ser usado caso você tenha um imprevisto, como um problema no carro ou uma viagem inesperada, que você, certamente, não quer perder.

Anote todos os gastos variáveis

Os gastos variáveis e que não foram programados podem ser grandes vilões do orçamento. Por isso, estime quanto gostaria de gastar em cada categoria relacionada ao estilo de vida e acompanhe as despesas para saber se conseguiu se manter dentro do que planejou.

Se notar que está gastando em áreas que não são tão importantes para seus objetivos financeiros, é hora de colocar o pé no freio e consumir de forma mais consciente.

Use a tecnologia a seu favor

Controlar os gastos fica muito mais fácil com a ajuda da tecnologia. Por isso, não deixe de adotar um aplicativo ou sistema financeiro para acompanhar suas despesas de forma fácil e rápida, diretamente do seu celular.

Investir no controle financeiro, organizar seus gastos e definir para onde vai seu dinheiro traz inúmeros benefícios para o dia a dia. Sua saúde financeira melhora e você passa a usar suas receitas com sabedoria para alcançar seus objetivos e sonhos. Coloque em prática, agora mesmo, nossas dicas e mantenha suas despesas sob controle.

Quer mais sugestões para aprender a cuidar melhor do seu dinheiro e assumir o controle das suas finanças? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: