fbpx

Novas Regras Do Pix: Limites, Bloqueios E Segurança

As novas regras do pix entraram em vigor recentemente para tentar coibir as fraudes, que esse novo meio de pagamento vem enfrentando desde o seu lançamento, em outubro de 2020.

Por conta da sua facilidade e praticidade, o pix caiu no gosto popular e, hoje em dia, é o 2° meio de pagamento mais usado pelos brasileiros. Para garantir mais segurança, novas regras do PIX foram implementadas pelo Banco Central. Confira quais são elas:

Quais São As Novas Regras Do Pix?

novas regras pix

Ao longo da sua operação, novas regras do Pix foram implementadas para que os brasileiros, seja ele pessoa física ou jurídica, possam usar esse meio de pagamento com muito mais segurança.

Entre as mudanças estão a determinação de limite de transferência, o bloqueio de transações, controle de contas, cadastro prévio, entre outros. 

Vamos entender melhor cada uma delas, vem com a gente!

Limite

Uma das mudanças promovidas pelo Banco Central foi a determinação de um limite de pix por dia. Os usuários podem fazer transferência de até R$1.000,00 entre às 20 horas e 6 horas. 

Essa regra vale para pessoas físicas, incluindo MEIs (Microempreendedor Individual) usando meios de pagamento em operações de transferência, como intrabancárias, Pix, cartões de débito e liquidação de TEDs.

Entre as novas regras do pix para limite é o prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para o aumento de limites de transações. 

A medida tem como finalidade impedir o aumento imediato em situação de risco para operações que incluam, além do pix, TED, DOC, boleto e cartão de débito.

Além disso, os usuários também podem determinar limites transacionais variados no Pix para o dia e noite.

Cadastro Prévio De Contas

Entre as novas regras do pix do Banco Central está também o cadastro prévio de contas, para que o cliente receba a transferência por meio do PIX acima dos limites estabelecidos, permitindo manter limites baixos para as outras transações.

Para que isso seja possível, o prazo mínimo é de 24h por meio de um canal digital. A medida do Banco Central impede o cadastramento imediato em situação de risco.

Bloqueio De Transações

O bloqueio de transações também é uma das novas regras do pix. A medida prevê que as instituições bancárias poderão reter uma operação por 30 minutos (dia) ou por 60 minutos (noite) para analisar o risco da operação, informando ao cliente sobre a retenção.

Controle De Contas

Será obrigatório o mecanismo de marcação no DICT (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais) de contas que tenham indícios de fraudes no pix, mesmo entre contas mantidas no mesmo usuário.

Prevenção De Fraudes

Para evitar fraudes, as novas regras do pix estabelecem consultas ao DICT para alimentar os sistemas de prevenção à fraude dos bancos, no sentido de inibir crimes envolvendo a mesma conta em outros formatos de pagamento ou serviços bancários.

Contas Laranjas

Os usuários do pix deverão usar controles extras para transações entre contas marcadas no DICT, inclusive para um eventual bloqueio do seu processamento. O objetivo é combater o uso de contas de aluguel ou “laranjas”.

Compartilhamento De Informações

Usuários de pagamentos eletrônicos devem compartilhar informações sobre transações suspeitas de envolvimento com atividades criminosas, sempre que necessário, com autoridades de segurança pública.

Histórico De Comportamento De Crédito

As novas regras do pix estabelecem também a existência de um histórico de crédito e comportamental para que empresas possam antecipar, de forma segura, recebíveis de cartões com pagamento no mesmo dia, minimizando a possibilidade de fraudes.

Por que Mudaram As Regras Do Pix?

novas regras pix

O principal objetivo das novas regras do pix é garantir maior segurança nas transações de transferências com o meio de pagamento instantâneo, evitando também a ocorrência de fraudes.

Afinal, o Pix É Seguro?

A resposta é sim. Esse meio de pagamento tem se tornado cada vez mais seguro, para garantir que os usuários possam fazer suas transações sem medo e também para evitar qualquer tipo de fraude e dano financeiro. 

Novos Produtos Do Pix

novas regras pix

Em novembro de 2020, o Banco Central lançou duas modalidades do pix, que é o saque e troco, que permite aos usuários fazer saques em estabelecimentos, como padarias, supermercados, lojas de conveniência, entre outros locais. 

No entanto, esses novos produtos são opcionais, sendo que os estabelecimento podem decidir ou não pela oferta dos serviços aos clientes.

Para você entender, o pix saque permite que os clientes de qualquer instituição e banco participante do sistema façam saque em estabelecimentos, que oferecem esse serviço.

Para ter acesso ao saque, o cliente fará um Pix para o estabelecimento, a partir da leitura de um QR Code ou do aplicativo do prestador do serviço, recebendo, posteriormente, a quantia em dinheiro.

Já no Pix Troco, o formato é bem parecido, a única diferença é que o saque pode ser feito no pagamento de uma compra ao estabelecimento,  ou seja, o valor compra mais o saque. No extrato do cliente aparecerá o valor correspondente ao saque e à compra.

Conheça o Pix da Ewally, a melhor solução para sua empresa receber e pagar!

Conclusão

As novas regras do pix chegaram para garantir muito mais segurança aos clientes e instituições financeiras em operações de transferências de dinheiro. 

Se você deseja implementar as novas regras do pix no seu estabelecimento de forma segura e confiável, não deixe de conhecer o pix da Ewally, a melhor solução para sua empresa receber ou fazer pagamentos.

Com a Ewally, sua empresa pode integrar diretamente os meios de pagamento e recebimentos, garantindo muito mais facilidade para os seus clientes pagarem e mais rentabilidade para sua operação.

E o melhor é que a integração é rápida e fácil, permitindo que sua empresa ofereça para seus clientes o pix como meio de pagamento ou recebimento. 

Na Ewally, você não tem taxa de adesão e nem mensalidade, sendo que sua empresa paga apenas pelas transações realizadas.

Quer saber mais sobre o pix e outros serviços da Ewally? Então, venha conhecer tudo que podemos fazer para o seu negócio. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços e produtos. 

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: