fbpx

Scrum: como funciona, termos técnicos e como aplicar! [GUIA]

Você já ouviu falar sobre a metodologia scrum? Sabe como esse recurso funciona para a gestão de projetos das empresas?

Então, saiba que você está perdendo tempo, pois ela é uma ferramenta que te ajuda a tornar os processos internos muito mais transparentes e ágeis.

A princípio, esse método era usado apenas por empresas de desenvolvimento de softwares, mas devido ao seu dinamismo e eficiência, esse método tem sido adotado em organizações de diversos segmentos, principalmente, para quem aprimorar a gestão de projetos.

Quer saber como funciona esse recurso e como aplicá-lo na sua empresa? Continue lendo esse artigo que preparamos para você com todos os detalhes sobre o scrum metodologia.

Encontre os melhores serviços financeiros na Ewally!

O que é o método scrum? Para que ele serve?

o que é o método scrum

Por ser um conceito relativamente novo para muitas empresas, é importante que você entenda tudo sobre essa metodologia de trabalho compreendendo, primeiramente, o que é o método scrum e para que ela serve na gestão de projetos.

Criada para auxiliar na execução de projetos complexos, essa metodologia é um conjunto de boas práticas para a gestão das atividades, onde as etapas e necessidades ainda não estão muito claras e quando os trabalhos precisam ter custos baixos e tempos reduzidos.

Esse método é focado nas equipes e serve para manter as atividades registradas de forma que seja visível para todos os integrantes do projeto.

A ideia é que todos participantes do time saibam quais as fases fazem parte do projeto, as ações já executadas e o que falta a fazer para executar a entrega.

Ao optar por usar o scrum, para que serve também deve estar muito claro para você, já que ela será o recurso principal para o acompanhamento do projeto em todas as suas etapas.

O que é um framework scrum?

O framework scrum é a parte onde os times que pertencem a esses projetos estão associados e integrados com as regras, documentos, eventos e recursos do projeto.

Sendo assim, todos os componentes possuem um propósito específico para garantir o uso e o sucesso da gestão.

Como funciona a metodologia Scrum?

como funciona a metodologia scrum

Essa metodologia tem como base iterações, que são etapas de produção e avaliação no sentido de aperfeiçoar um determinado produto durante o ciclo de produção, funcionando de maneira dinâmica, utilizando também o MVP (Mínimo Produto Viável).

Dessa forma, ao final de cada iteração, os times fazem a entrega de uma versão mais básica do produto final, levando em conta sempre o menor esforço possível.

Ao receber e avaliar o MVP, o cliente faz suas considerações, aprovando ou solicitando ajustes e melhorias.

No método scrum, cada iteração leva a nomenclatura de sprint e dura cerca de duas a quatro semanas, podendo variar para um prazo maior ou menor, dependendo da necessidade.

Antes de iniciar qualquer sprint, é feita uma reunião chamada de Sprint Planning Meeting, juntamente com o representante do cliente, para a definição de responsáveis, tarefas, métodos, além do prazo para a execução do projeto.

Todas essas definições farão parte da lista Product Backlog. Depois disso, é iniciada a etapa de execução do Sprint, onde cada integrante desempenha suas atividades e acompanha a evolução do projeto via Daily Scrum, que são reuniões rápidas diárias.

Para quem se pergunta como se aplica Scrum, é importante que você saiba que as atividades de controle do projeto também utilizam o Sprint Burndown, um gráfico que detalha a evolução das tarefas em comparação com o tempo de execução e conclusão do Sprint.

Depois de encerrar o Sprint, é feito a Sprint Review Meeting, que é uma reunião de revisão para apresentar o produto gerado.

Posteriormente a essa atividade de revisão, acontece a Sprint Retrospective, um encontro para reunir todos os aprendizados dos integrantes.

Por que utilizar a metodologia Scrum? Veja as principais vantagens!

vantagens metodologia scrum

Depois de entendido o que é Scrum e para que serve, além de todo seu funcionamento, dá uma olhadinha nas principais vantagens de usar essa metodologia na sua empresa. Confira!

Adaptabilidade

Diferente das ferramentas tradicionais, esse modelo de trabalho tem um escopo flexível, estimulando sempre a inovação e como desenvolver um projeto que realmente tenha valor para o cliente, mas com baixo custo e tempo reduzido.

Neste formato, as equipes podem mudar prioridades e definir entregas para que, de fato, o projeto esteja alinhado com as expectativas do cliente.

Transparência

Na metodologia scrum, a transparência também é uma das principais vantagens de adotar esse método, sendo, inclusive, um dos pilares mais importantes neste modelo de trabalho.

Nesse sentido, é importante que todos os setores envolvidos estejam cientes sobre o andamento do projeto, sempre de maneira clara e muito bem definida, incluindo informações sobre prioridades de entrega, expectativas do cliente, entre outros.

Feedback contínuo

Para garantir sempre a transparência do projeto, o framework do scrum possui mecanismos de feedback contínuo para que não haja lacunas na comunicação e nos processos, tornando as etapas eficientes e claras.

Esse feedback contínuo diminui os riscos de entregar um produto fora do que foi proposto pelo cliente, permitindo que os profissionais estejam sempre cientes das ações realizadas e quais são os resultados esperados.

Eficiência

O scrum é uma metodologia conhecida também por proporcionar maior eficiência na gestão dos projetos, já que normalmente, as metas desses produtos são desafiadoras, o que estimula ainda mais a eficiência e adaptabilidade por parte da sua equipe.

Sendo assim, os times precisam se programar e se preparar para solucionar todos os problemas de maneira ágil e no prazo estipulado previamente.

Qualidade do produto

Com um processo claro, ágil e eficiente, certamente, o resultado será um produto de alta qualidade desenvolvido em um prazo curto e com custos reduzidos, mas sem que a solução seja prejudicada em nenhum aspecto.

Quem pode se beneficiar da metodologia scrum?

Quem pode se beneficiar da metodologia scrum

Qualquer negócio que desenvolva projetos complexos pode se beneficiar com a metodologia scrum, incluindo um programa novo, API de pagamento ou até uma campanha publicitária e de vendas.

Três funções essenciais para o sucesso do scrum

sucesso do scrum

Para obter sucesso na implantação do método scrum, existem três funções, que precisam ser desempenhadas pelas equipes integrantes do formato de gestão.

O proprietário do produto do scrum

Esse integrante da equipe atua como uma espécie de representante do cliente, que é aquele profissional responsável por fazer o gerenciamento de produto em todas as áreas, tanto no setor de desenvolvimento, treinamentos digitais, e-commerce,  entre outros setores.

O scrum master

O scrum master é o integrante da equipe que possui o maior conhecimento sobre toda a estrutura, etapas e conceitos do projeto.

Nesse sentido, esse profissional torna-se o responsável por potencializar as atividades e os processos, garantindo que todos os membros do time entendam e consigam aplicar os princípios do produto.

A equipe de desenvolvimento do scrum

Já a equipe de desenvolvimento é composta por profissionais auto-organizados e multidisciplinares, composta por cerca de sete profissionais. Caso não seja possível, é importante ter, pelo menos, dois integrantes.

Lembrando que times com um maior número de membros precisam de mais esforços para coordenar os trabalhos e gerenciar os projetos.

Termos técnicos mais utilizados no scrum

termos técnicos

Para usar essa metodologia, não basta apenas entender como se aplica scrum, você também precisa conhecer os principais termos para não ficar perdido durante o processo de gestão.

Dá uma olhadinha nessa lista de nomenclaturas que você não pode esquecer!

  • Burndown chart: gráfico que apresenta a etapa de trabalho concluída em comparação com o planejamento.
  • Burnup chart: demonstra a evolução do trabalho em comparação com o produto final.
  • Histórias: itens do product backlog que representam etapas do produto que serão implementados.
  • Impedimentos: problemas durante o sprint e que podem prejudicar a equipe, tanto no desenvolvimento quanto na finalização de alguma etapa.
  • Meta do sprint: definida pelo Product Owner, é o resultado que se espera conseguir ao final daquela fase de trabalhos.
  • Planning poker: técnica para a estimativa das histórias do product backlog.
  • Product backlog: lista de itens ou histórias que devem ser implementados para a criação do produto ou desenvolvimento do projeto.
  • Product Owner: é a pessoa responsável pelo product backlog.

O que scrum e kanban têm em comum?

O scrum e kanban em uma gestão de projetos estão interligados e são parte integrante desta metodologia.

O scrum é um framework iterativo e passivo de incrementos, permitindo entregas de valor em um prazo menor, enquanto o Kanban é uma técnica utilizada para visualizar a evolução do projeto.

Como adotar o scrum em sua empresa? Confira o passo a passo!

como adotar o método em sua empresa

Para implantar a metodologia scrum, passo a passo é fundamental para que esse modelo de trabalho seja executado sem erros. Confira!

  • Passo 1. Defina e implemente cada etapa

Comece a implementar essa solução por etapas, pois todas de uma vez só não vão funcionar.

Por isso, implemente o método em um setor e nas demais áreas de maneira evolutiva. Ou seja, desenvolva um projeto em uma área, aprenda com os erros e depois vá ampliando para outras equipes. 

  • Passo  2. Defina o Product Owner 

Para implantar o scrum metodologia, é preciso escolher o Product Owner, que será o responsável pela visão geral dos trabalhos, levando em consideração as etapas do projeto, o que pode e não ser feito. 

  • Passo  3. Monte a sua equipe

Escolha os integrantes com 100% das habilidades necessárias para alcançar os objetivos determinados. Lembrando que seu time precisa ter alto desempenho e entregar os resultados no tempo ágil e sem atrasos.

  • Passo  4. O scrum master

O scrum master é um líder de equipe, que será o profissional responsável pelo projeto. Cabe a ele direcionar a equipe no que se refere à estrutura do processo, ajudando a reduzir ou eliminar obstáculos, que podem comprometer o rendimento de cada membro da equipe. 

  • Passo  5. Crie um backlog do produto

Uma das principais etapas do scrum é criar um backlog do produto para que todas as etapas  sejam catalogadas e organizadas.

Para você entender, o backlog é basicamente uma lista, para fazer o acompanhamento de ações, que vão determinar as etapas a serem implantadas e trabalhadas. 

  • Passo 6. Planeje o sprint

Logo na primeira reunião estabeleça o primeiro Sprint a ser feito. Lembrando que ele deve ter duração de cerca de duas semanas. Nessa etapa, defina um Sprint Backlog, que são as estruturas que devem ser criadas um para cada Sprint.

  • Passo  7. Revise o sprint

Depois do lançamento do Sprint, a revisão é extremamente importante na scrum metodologia! Analise o seu Sprint e implemente as melhorias no próximo backlog.

  • Passo 8. Daily Meeting

Não se esqueça que as reuniões diárias são determinantes para o sucesso do projeto. É preciso entender o que foi feito e também o que deixou de ser executado para ajudar a equipe e alcançar os objetivos.

Lembrando que essa reunião deve ser uma reunião rápida de, no máximo, 15 minutos.

Conheça as melhores soluções financeiras no site da Ewally!

Conclusão

Se você quer tornar seus projetos eficientes, ágeis e com os menores custos e prazos de entrega reduzidos, essa metodologia scrum, certamente, será a solução para a gestão dos desenvolvimentos dos seus produtos.

Mas para que ela realmente alcance o resultado esperado, é preciso ficar atento às etapas deste modelo de trabalho e também escolher a dedo os profissionais que tenham 100% das habilidades necessárias.

Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de nos acompanhar por aqui, pois trazemos sempre assuntos importantes sobre finanças, tecnologia, marketing e muito mais.

Aproveite e conheça também as soluções financeiras da Ewally, uma fintech que desenvolve as melhores soluções financeiras do mercado.

Os nossos clientes têm acesso a serviços, como banco digital, Banking as a Service, white label, cartão bandeira branca, cartão pré-pago, além de APIs para todos os serviços financeiros e muito mais.

E o melhor é que a parte de integração é muito simples, pois nossos produtos e serviços são altamente customizáveis e modulares justamente para atender as necessidades dos mais variados modelos de negócios.

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Então, acesse o nosso site e conheça as  melhores soluções financeiras para tornar a sua empresa cada vez mais competitiva no mercado.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: