fbpx

Planejamento financeiro para autônomo: aprenda como fazer!

Quem não tem renda fixa precisa pensar mais em dinheiro. Não é questão de ser materialista, viu? O planejamento financeiro para autônomo tem algumas particularidades — e elas precisam ser consideradas para você ter qualidade de vida.

Afinal, quando está mal de grana, tem dores de cabeça e musculares, estresse, doenças e nem consegue trabalhar direito. Acho que você já deve ter passado por isso. Afinal, 83% dos brasileiros não conseguiram realizar suas metas em 2019.

Para resolver esse problema e ter férias e dinheiro guardado, é preciso adotar boas práticas. Veja quais são elas neste artigo. Confira!

Por que fazer um planejamento financeiro para autônomo?

Por regra, os autônomos não têm renda fixa. Dessa forma, é possível que você receba uma média de valor todos os meses. Mas também é comum haver períodos em que ganha muito mais e outros em que entra menos dinheiro.

Assim, o planejamento financeiro do autônomo precisa garantir que todas as contas vão ser pagas. Ainda deve considerar férias e o futuro. Achou muito? Saiba que é possível se programar e ter tudo isso! É só se planejar.

Como fazer o planejamento financeiro?

A melhor forma de se planejar financeiramente é adotar as boas práticas. Não sou eu que estou dizendo isso. Essas estratégias foram formuladas por vários especialistas e, acredite, elas dão mais do que certo. Então, que tal tentar? Veja as dicas!

Separe os orçamentos pessoal e profissional

As contas pessoais e da casa devem ser trabalhadas de forma separada às da empresa. É isso mesmo: você deve se ver como uma pessoa jurídica e os orçamentos precisam estar separados.

O ideal é calcular quanto você gasta por mês com o negócio e quanto precisa de capital de giro, ou seja, o valor necessário para manter suas atividades. Em seguida, deixe mais uma parte para investimentos.

Conte com uma boa ferramenta para ajudar na organização

Os gerenciadores financeiros são ótimos para manter suas contas sob controle. Sendo assim, para explicar o melhor aplicativo do mundo, é importante que ele tenha vários recursos, como conta digital, pagamento de débitos, cartão pré-pago etc.

Defina suas metas e seus objetivos financeiros

Seu propósito é se aposentar? Fazer uma viagem? Investir? Enfim, o que deseja fazer? Essa são as perguntas a serem respondidas para definir seus objetivos financeiros. Dessa forma, coloque em um papel o que pretende realizar e comprar.

A partir disso, coloque os prazos. Seja realista, hein? Nada de dizer que vai comprar um apartamento em 1 ano economizando R$ 1.000 por mês, se você ganha R$ 1.200. Seja pé no chão. Essa é a melhor maneira para ter disciplina e manter a motivação.

Inclua as férias e a aposentadoria no orçamento

O ideal é determinar quanto pretende gastar nas férias e definir um valor por mês para economizar. O melhor é evitar que ele ultrapasse 10% da renda. Mas se você conseguir fazer tudo e ainda guardar mais do que isso para as férias, por que não? Tudo depende dos objetivos.

Para a aposentadoria, lembre-se de pagar os valores relativos ao INSS e ainda deixar mais uma quantia para a previdência privada. Faça um plano e coloque todo mês um dinheirinho. Aos poucos, você acumula e garante seu futuro.

Crie uma boa reserva de emergência

O ideal é guardar uma quantia todos os meses para gastar com algum imprevisto, como a queda na renda, a perda de um cliente, uma viagem inesperada e mais. Deixe, pelo menos, 10% para essa finalidade e nunca gaste essa quantia com besteira, ok? Resista às tentações!

Como uma conta digital auxilia o autônomo?

A conta digital oferece um jeito diferente de controlar o dinheiro. Por isso, ajuda no planejamento financeiro dos autônomos. Com ela, você:

  • paga contas;
  • faz transferências;
  • realiza cobranças;
  • recarrega seu celular;
  • tem um cartão pré-pago;
  • saca a quantia necessária;
  • controla extrato e comprovantes;
  • acessa o organizador financeiro.

Em outras palavras, você controla seu dinheiro de forma segura e gratuita. É isso mesmo! A melhor conta digital do mundo não cobra mensalidades nem taxas, nem tem consulta no SPC e no Serasa. Agora é só colocar em prática o planejamento financeiro para autônomo.

Que tal começar? Aproveite e veja por que você deveria usar um app de controle financeiro.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: