fbpx

Para onde vai meu dinheiro? Aprenda a ter o controle dos seus gastos

O cenário é comum. Final do mês, conta no vermelho e a pergunta que sempre fica é: para onde vai meu dinheiro? Se você se identificou com essa situação e não quer perder o controle dos seus gastos, saiba que a resposta está na educação financeira pessoal. Por meio dela, é possível entender quais são seus gastos, como controlá-los e, também, se planejar para guardar parte da sua grana afinal.

Para aprender a ter o controle dos gastos, alguns passos são necessários. Entre eles estão: anotar todas as despesas, pagar as contas em dia e evitar as compras por impulso. Veja como manter seus gastos em dia e prosperar financeiramente. Vamos lá?

Controle os seus gastos através de anotações

O primeiro passo para quem quer saber para onde vai seu dinheiro é anotar todo e qualquer gasto que fizer. Seja em uma planilha ou em um aplicativo de gerenciamento financeiro, é essencial registrar toda a despesa que fizer.

Além do valor, é importante especificar também a categoria a qual o gasto pertence, como lazer, bares/restaurantes, moradia, supermercado etc. Dessa forma, você sabe não só o quanto gastou, como, também, em que categorias do orçamento estão suas principais despesas.

Pague suas contas em dia

Outro cuidado importante para manter os gastos sob controle é pagar suas contas em dia. Quem tem o costume de atrasar o pagamento das faturas, seja por esquecimento, seja por falta de dinheiro, compromete as finanças de diversas formas. Fazendo isso você terá que pagar multas, juros e, em alguns casos, ainda corre o risco de sujar o seu nome.

Evite essa dor de cabeça! Saiba exatamente a data de vencimento de cada conta e pague a fatura antecipadamente ou no dia certo. Dessa maneira, você evita ter que arcar com juros por atraso.

Evite as compras por impulso

Consumir de forma consciente é fundamental para quem deseja manter os gastos em dia e as finanças equilibradas. Por isso, comprar por impulso é uma atitude que deve ser sempre evitada.

Antes de fazer qualquer compra, reflita se você realmente precisa daquele produto ou serviço. Se for o caso, adie a compra para pensar melhor. Quem tem dificuldades para resistir a esse tipo de tentação pode considerar deixar o cartão em casa ou optar por um modelo pré-pago. Assim, somente gastará o dinheiro que realmente tem.

Pesquise preços

Lidar bem com o dinheiro também é saber adquirir produtos e serviços pelo melhor preço possível. Nesse sentido, faça sempre uma pesquisa antes de comprar qualquer produto. Ferramentas como Google Shopping ou Buscapé são um bom ponto de partida para a pesquisa de preços.

Além de buscar os menores valores, prefira sempre pagar à vista. Dessa forma, além de não correr o risco de se enrolar com os pagamentos, você pode pleitear bons descontos!

“Para onde vai meu dinheiro?”

Aposente de vez essa pergunta assumindo o controle das suas finanças! Use nossas dicas para gerenciar seus gastos, lidar melhor com suas receitas e ter uma vida financeira mais tranquila!

Curtiu este post? Então leia também sobre como economizar com as taxas de banco que você paga!

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: