fbpx

P2P ou Peer to Peer: O Que É, Como Funciona + Vantagens?

Você sabe ou já ouviu falar na P2P ou Rede peer-to-peer? Saiba que essa tecnologia está presente em softwares de compartilhamento de arquivos, servindo como base para mecanismos de comunicação como o Skype e as criptomoedas.

Se tem curiosidade em entender mais sobre esse tema, continue lendo este artigo, pois vamos te explicar do que se trata essa tecnologia, como funciona e as principais vantagens de usá-la nos sistemas da sua companhia.

O Que É Uma Rede P2P (peer-to-peer)?

Para nos aprofundarmos neste assunto, é importante entender o que é P2P. Saiba que a rede peer-to-peer é, basicamente, um sistema responsável pelo compartilhamento de documentos, informações e diversos tipos de arquivos sem precisar de um servidor central.

Para você entender, a palavra peer-to-peer, em português é traduzida como “ponto a ponto”, onde computadores dos usuários são, justamente, os “pontos” que se conectam entre si para formar uma rede descentralizada de troca de informações.

Como Funciona Uma Rede P2P (peer-to-peer)?

p2p como funciona

Mesmo sendo, talvez, um assunto que não tem familiaridade, o funcionamento do P2P programas não é difícil de ser compreendido.

Saiba que a maioria das conexões feitas pelos computadores, atualmente, são do tipo cliente-servidor, onde o servidor é um software que oferece serviços como acesso a jogos ou mídias e muitos outros arquivos.

No formato de sistema cliente-servidor, um único servidor pode garantir o funcionamento da transferência de informações, mas na rede no modelo peer-to-peer, esse processo é diferente.

Isso porque, na peer-to-peer não há um servidor central, sendo que os clientes desse sistema podem atuar como uma espécie de servidores.

Os arquivos que percorrem toda a rede P2P estão divididos em uma quantidade igual de blocos em cada nó dos computadores dos usuários.

Para um usuário baixar um arquivo, por exemplo, ela precisará utilizar esse sistema, onde ao iniciar o processo, esse programa aciona uma plataforma de busca, que pesquisa detalhadamente  o sistema para encontrar cada computador conectado à rede que possui os arquivos.

Lembrando que cada bloco de arquivo pode ser baixado por diferentes computadores, que estão espalhados por diversos lugares do mundo.

Qual É o Melhor P2P (peer-to-peer)?

Entendendo o que é P2P, uma dúvida muito comum é sobre qual é o melhor peer-to-peer. Saiba que entre as melhores empresas que oferecem essa tecnologia estão a Tutu Digital, Iouu, Lending e Nexoos.

Quais São as Principais Características de Um Sistema P2P (peer-to-peer)?

p2p quais são as principais características

Entre as principais características de um sistema P2P está o compartilhamento de serviços e dados sem a necessidade de possuir um servidor central.

Além disso, outra característica desse sistema é a descentralização de funções tradicionais de rede, já que cada usuário pode ter funções de servidor e cliente simultaneamente, possuindo as mesmas capacidades funcionais e responsabilidades.

Quais as Vantagens da Rede P2P (peer-to-peer)?

O P2P programas oferece muitas vantagens, sendo que a conexão eterna é uma das principais, uma vez que, mesmo quando um computador está desativado, outros estão conectados à rede funcionando como servidores.

Com essa rede peer-to-peer, os usuários têm maiores acessos em um tempo inferior, pois os arquivos são divididos em blocos, permitindo que os arquivos sejam baixados com mais velocidade, otimizando o processo, já que partes desse arquivo ficam em vários servidores.

O P2P também permite uma perpetuação dos arquivos, uma vez que por ter uma rede descentralizada não há um controle total dos dados, não permitindo que sejam deletados ou restringidos a um número específico de usuários, porque milhares estão conectados.

Quais os tipos de Organização de Redes P2P (peer-to-peer)?

Há dois tipos de peer-to-peer, que são as redes não estruturadas, que usam, basicamente, algoritmos de busca baseados em técnicas de inundação, mas não oferecem boa escalabilidade.

Existem também as redes estruturadas, que têm uma topologia e organização, onde as informações são guardadas em localizações específicas, o que proporciona buscas mais simplificadas e utilizam um esquema DHT (Distributed Hash Table).

Como Criar Uma Rede P2P (peer-to-peer)?

O ideal é sempre contar com a ajuda de profissionais para criar uma rede P2P programas, mas se você quer criar esse tipo de rede em programas como o Windows XP, é necessário definir os endereços IP dos computadores.

Vá até Conexões de Rede no Painel de Controle, clique com o botão direito do mouse na “Rede Local” e escolha o ícone “Propriedades”. Defina a máscara de sub-rede para 255.255.255.0.

Agora conecte os cabos à placa de rede do computador, e cada cabo ao hub. Depois disso, com o botão direito do mouse crie uma pasta para compartilhar e selecione o ícone “Compartilhamento”, depois, escolha “Compartilhar esta pasta”.

Agora, com o botão direito do mouse, escolha qualquer rede que queira compartilhar e selecione o ícone “Propriedades”. Nela, você deve permitir o acesso da rede que preferir para concluir as configurações.

Conheça as soluções financeiras da Ewally!

Conclusão

Depois deste artigo, ficou mais fácil entender do que se trata a rede P2P, não é mesmo? Mas lembre-se que ao usar essa rede todo o cuidado é pouco.

Dessa forma, para garantir a segurança das suas transações online, não deixe de usar um bom antivírus, pois nem sempre é fácil saber se a origem da rede é, de fato, confiável.

Lembrando que as vantagens dessa rede são infinitas para as empresas, pois esse sistema pode acelerar o processo de compartilhamento de dados de uma companhia, garantindo também mais controle de dados.

Ao usar essa rede, sua empresa diminui o custo de distribuição de documentos, otimiza as trocas de dados e informações de toda a organização.

Se você atua no mercado financeiro ou quer entrar neste universo, conheça a Ewally, uma fintech financeira que oferece soluções modernas, personalizadas e seguras para empresas dos mais variados portes e nichos de mercado.

Com a nossa empresa, é possível oferecer diversos serviços para seus clientes, parceiros e colaboradores, como cartão private label, cartão de crédito, conta digital  e muito mais.

Acesse o nosso site agora mesmo e conheça mais sobre as nossas soluções.

 

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: