fbpx

Independência financeira, conquiste a sua!

Se você ainda mora com seus pais, ou depende de um responsável para te ajudar sempre que precisar de algum serviço dos bancos, com certeza você deve passar por situações em que quer comprar algo, mas não tem dinheiro suficiente, não é mesmo? Mas, você sabia que mesmo nesse caso, é possível conseguir a tão sonhada independência financeira?

Ter essa independência pode fazer com que você também tenha mais liberdade, já que não vai depender de dinheiro dos seus pais ou responsáveis para sair com os amigos, nem mesmo para fazer compras. Além disso, não vai precisar ficar preso a um salário para conquistar os seus sonhos.

Isso parece impossível para você? Acompanhe este post e veja como é mais simples do que imagina!

Estabeleça objetivos e tenha mais independência financeira

Primeiro de tudo, é preciso que você tenha metas e objetivos em mente, ou seja, sempre pense no amanhã. Sem saber o que você deseja, será muito difícil ter motivação e motivos para conquistar a independência financeira e para aprender a usar o seu dinheiro.

Então, pegue papel e caneta e anote tudo aquilo que você sonha. Pode ser investir nos seus estudos, ajudar os seus pais financeiramente, fazer a viagem dos sonhos, entre outras coisas.

Poupe dinheiro

O fim da adolescência e início da vida adulta é um momento de muitas descobertas, sem falar que é quando mais queremos aproveitar a vida, ou seja, gastar dinheiro! Só que é importante que você tenha um objetivo maior e aprenda a poupar dinheiro desde cedo, pois lá na frente, no seu futuro, você vai perceber como isso foi um aprendizado e uma porta que abriu caminhos na sua vida.

Para isso, sempre que receber ou ganhar algum dinheiro, somente gaste aquilo que for necessário, e guarde o restante. Em pouco tempo, você vai ver como conseguiu juntar uma boa quantia para investir em alguma coisa ou comprar algo que sempre sonhou, pois isso também é independência financeira.

Compre ativos

Sempre vemos na internet e na televisão profissionais falando como é importante fazer investimentos. Você acha que é algo que está muito longe da sua realidade ou da sua situação? Saiba que isso é totalmente possível.

Existem ativos que geram dinheiro e são bem acessíveis para diversas condições financeiras. O Tesouro Direto, por exemplo, disponibiliza títulos a partir de R$ 30,00 e é muito fácil acessar essa plataforma. Além disso, você vai ter não somente sua independência financeira, mas também maturidade em saber diferenciar o que é importante e necessário comprar, daquilo que pode ser deixado para depois ou não é algo que você precise.

Reduza os seus custos e tenha mais independência financeira

Você já parou para pensar se está gastando demais? É importante descobrir esse ponto, porque se estiver com contas fixas e variáveis muito grandes, será difícil — para não dizer impossível — ser independente financeiramente.

Então, coloque no papel tudo o que você tem de gastos fixos, ou seja, aquelas famosas faturas que você precisa pagar todos os meses e no mesmo valor, como conta de telefone, mensalidade da faculdade, entre outros. Depois, veja qual é a soma do que é seu gasto variável, isto é, os boletos que variam conforme os meses ou época do ano. Por exemplo, as saídas com os amigos e as compras de roupas novas.

Colocando tudo na ponta do lápis, fica mais fácil entender para onde está indo o seu dinheiro, às vezes, ele some sem perceber. Fazendo isso, você poderá enxergar onde está gastando mais do que deve e onde pode começar a economizar um bom dinheiro.

Ter independência financeira é não estar preso(a) e dependente do salário de um emprego ou da ajuda que os pais acabam oferecendo. Mesmo no começo da vida adulta, com planejamento e maturidade, é muito possível conseguir alcançar os seus objetivos.

Que tal receber mais dicas para cuidar do seu dinheiro? Assine a nossa newsletter agora mesmo e receba as nossas novidades direto na caixa de entrada do seu e-mail!

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: