fbpx

Fintech As a Service: O Que É, Vantagens e Como Contratar?

Nos últimos anos, a fintech as a service tem ganhado mais espaço no mercado, por possibilitar que outras empresas, startups e fintechs de vários segmentos possam ofertar serviços financeiros para os seus clientes.

Quer saber sobre as vantagens dessa tecnologia e como contratar uma plataforma de serviços financeiros. Confira!

O Que É Uma Fintech As a Service?

fintech as a service o que é

Caso esse modelo de negócio seja novo para você, é importante entender o que é o sistema fintech as a service e como pode ser contratado pelas empresas.

Saiba que trata-se de uma  startup de tecnologia bancária que permite que outras empresas adicionem soluções financeiras ao seu modelo de negócio atual, mesmo que não trabalhem, necessariamente, no mercado de finanças.

Além de ser responsável pelo desenvolvimento das APIs (Application Programing Interface) conhecidas também como FaaS, essas empresas oferecem serviços, que vão desde a criação de produtos, ajustes, adequação às leis, implementação de soluções, entre outros.

Como funciona uma Fintech as a Service?

Uma fintech as a service opera a partir de APIs, onde estão contidos todos os padrões e regras necessárias para que os sistemas possam operar completamente alinhadas e dentro das diretrizes previstas. 

Para você entender, a fintech as a service cria uma espécie de “caixa”, onde todas as informações sobre determinados serviços são inseridas. 

Uma empresa que contrata uma FaaS precisará apenas escolher o modelo de negócio que vai ao encontro das necessidades da sua empresa e, claro, providenciar a implementação da solução com suporte da fintech.

Lembrando que a essas soluções de fintech as a service são, em sua maioria, modulares, ou seja, podem ser personalizadas de acordo com as necessidades da sua marca, permitindo que você inclua outros produtos e serviços conforme a  resposta do seu público e a evolução da sua estratégia.

E não precisa se preocupar, pois, toda a parte de tecnologia é responsabilidade da fintech. Sendo assim, sua empresa só precisa ajustar regras de taxas e tarifas, no caso da contratação de serviços financeiros.

Por que o modelo FaaS é tão inovador e importante?

O modelo oferecido por uma fintech as a service permite que qualquer empresa, de diferentes segmentos e portes, possa adicionar serviços bancários ao seu modelo de negócio, de uma forma confiável, segura, personalizada e focada no perfil do seu cliente. 

Além disso, esse modelo também oferece plataformas completas e prontas que podem ser inseridas por meio desse padrão simples, garantindo agilidade em todos os processos internos. 

Esse modelo também vem ganhando cada vez mais espaço por disponibilizar produtos e serviços acessíveis e personalizados, garantindo novas experiências de negócios e atendendo às mais diversas necessidades de um público cada vez mais exigente. 

Quais as Vantagens de Contratar Uma Fintech As a Service?

fintech as a service vantagens

Ao contratar uma fintech as a service, sua empresa tem acesso a uma série  de vantagens para o seu negócio, que vai desde o fortalecimento da sua marca até o aumento da receita e muito mais.

Confira o porquê de contratar esse tipo de startup de serviços financeiros é uma ótima solução para se destacar no mercado.

Fortalece e Destaca a Sua Marca

A primeira vantagem, sem dúvida, é o fortalecimento de marca, já que esse tipo de empresa disponibiliza a tecnologia para que a sua companhia possa oferecer serviços financeiros com marca própria.

Ao oferecer soluções com o nome da sua empresa, você consegue reforçar ainda mais o posicionamento no mercado, ganhando ainda mais confiança dos seus clientes.

Aumenta o Seu Poder de Competitividade

Assim como em todo mundo, uma fintech as a service no Brasil pode aumentar ainda mais o seu poder de competitividade, já que sua marca passa a oferecer soluções de alta tecnologia e qualidade, mesmo sem ser seu ramo de atividade.

Com um leque de soluções mais completas, a tendência é que seu negócio saia na frente dos concorrentes.

Eleva as Suas Taxas de Atração e de Retenção

Por oferecer outros serviços aos seus clientes, a sua empresa consegue atrair mais clientes que, antes, não faziam negócio com a sua marca, além de retê-los em razão dos serviços financeiros personalizados.

E o melhor é que, ao fazer negócios com uma plataforma de serviços financeiros, você consegue criar soluções mais direcionadas às necessidades dos seus clientes, evitando que seu público busque outra empresa para atender suas demandas.

Gera Uma Nova Fonte de Receita Para o Seu Negócio

Além disso, ao oferecer outros produtos, sua empresa também tem a possibilidade de gerar uma nova fonte de receita ao acrescentar soluções financeiras ao seu leque de serviços.

Ao fazer parceria com uma fintech as a service e passar a ofertar serviços bancários, como cartão de crédito, débito ou mesmo uma banco digital, é possível aumentar a sua lucratividade com esse tipo de transações bancárias.

Quais Serviços e Produtos Podem ser Oferecidos via FaaS?

fintech as a service servicos e produtos

Se já ficou mais claro do que se trata essa empresa de tecnologia financeira, agora é essencial que você entenda quais os serviços e produtos que pode contratar para o seu negócio.

Conta Digital

Nos últimos anos, as contas digitais ganharam a preferência dos brasileiros, por oferecer muito mais facilidades, taxas reduzidas ou mesmo gratuidade nas suas transações.

Inclusive, um estudo feito pelo UBS Evidence Lab apontou que em 2020, pela primeira vez, o número de downloads de aplicativos de contas digitais ultrapassou a de instituições tradicionais, chegando a 52% dos downloads.

Ao oferecer um banco digital, seus clientes têm acesso às mais variadas operações, como depósito, transferência, consulta de saldos e extratos, pagamentos e muito mais.

Cartões de Crédito, Débito e/ou Pré-Pago

O sistema fintech as a service também oferece cartões de crédito, débito e pré-pago white label, que permite que a sua empresa possa incluir sua marca como se tivesse desenvolvido esse produto.

Pagamentos

Outra vantagem é que essa solução financeira também oferece outras operações, como pagamentos de contas variadas por meio de um aplicativo, que utiliza código de barras e QR Code para efetivar as transações.

Transferências

Como mencionamos no tópico anterior, com a conta digital, os seus clientes também podem fazer transferências via DOC ou TED por meio de um aplicativo intuitivo, evitando que os clientes tenham que recorrer ao saque para pagar uma conta ou compra.

PIX

E por falar em transferência, a fintech as a service oferece soluções de transferências, como o pix, que virou o queridinho dos brasileiros na hora de transferir dinheiro.

Segundo os dados do Banco Central, a utilização do pix já é maior do que o TED e o DOC. Essa opção proporciona maior comodidade aos clientes e também economia, já que para pessoas físicas não há cobrança de taxas para a operação.

Como o White Label ajudou a expandir o mercado?

Um dos grandes protagonistas na expansão da fintech as a service são, justamente, as organizações que disponibilizam plataformas white label, que possibilitam que empresas de vários setores possam ofertar serviços financeiros incorporados.

Sendo assim, a tendência é que essas soluções financeiras prontas ganhem ainda mais espaços no mercado global. 

E o conceito de white label se encaixa justamente nessa ideia, permitindo que uma empresa possa adotar uma plataforma criada por outra fintech e comercializar seus serviços e tecnologia, usando a própria marca. 

Com isso, um negócio que adota uma plataforma white label  pode explorar de forma comercial todo o sistema para oferecer aos seus clientes serviços diferenciados e inovadores. 

E o melhor é que a empresa contratante dessa tecnologia não precisa se preocupar em investir recursos no desenvolvimento interno, o que contribui para uma maior eficiência no processo, pois esse modelo já foi testado e aprovado.

Qual O futuro do modelo de fintech as a service?

Hoje em dia, o Brasil já possui quase 750 fintechs, sendo que aquelas que oferecem serviços financeiros ganham destaque. 

A expectativa é que, com a ampliação de opções integradas por API, mais empresas de diversos segmentos se interessem em oferecer algum tipo de serviço financeiro, atendendo seus clientes de forma mais personalizada, retendo-os e gerando ainda mais receita.

O que considerar na hora de escolher uma Fintech as a Service como parceira?

Na hora de contratar uma  fintech as a service, é importante que você leve em consideração uma série de critérios para ter um serviço seguro e de qualidade. 

  • Analise a facilidade de integração com os recursos que utiliza; 
  • Verifique o portfólio de serviços e produtos bancários oferecidos;
  • Certifique-se de suporte oferecido em todas as etapas;
  • Verifique quais são as camadas de segurança aplicadas;
  • Observe o tempo de atuação da fintech no mercado, credibilidade, históricos, etc;

Como contratar uma fintech as a service?

Para contratar uma fintech as a service, feche negócio com uma empresa que ofereça as soluções que a sua empresa precisa, que tenha forte atuação no setor, seja confiável e totalmente segura, como a Ewally

Nossa fintech oferece uma plataforma Banking as a Service completa e inovadora que, por meio de APIs de fácil implementação rápida, simples e fácil, ajuda empresas de vários portes e segmentos a oferecerem uma experiência completa e satisfatória.

A vantagem é que, ao contratar a Ewally, sua empresa está livre de regras e diretrizes dos bancos tradicionais e pode oferecer os melhores serviços financeiros para seus clientes, como conta digital, cartão private label e muito mais. 

Como Contratar Uma Fintech As a Service?fintech as a service como contratar

Para contratar um sistema fintech, o primeiro passo é encontrar uma empresa que garanta alta tecnologia, segurança e variedade de produtos, atendendo às suas necessidades.

Uma das melhores empresas do mercado é a Ewally, que oferece soluções modernas, personalizadas e com custos acessíveis.

Por meio de uma plataforma Banking as a Service, oferecemos aos seus clientes uma experiência satisfatória na hora de oferecer produtos financeiros aos consumidores.

Precisando contratar serviços financeiros para a sua empresa? Conheça as soluções da Ewally!

Conclusão

A  fintech as a service  é uma modelo de serviço que possibilita que sua marca se destaque no mercado, aumente a competitividade, eleve as taxas de atração e retenção de clientes, além de criar uma nova fonte de receita.

Quer estar sempre à frente dos seus concorrentes? Então, conheça a Ewally, uma fintech que oferece soluções financeiras para diferentes empresas com segurança, personalização e alta tecnologia.

Acesse o nosso site e encontre soluções como conta digital, cartões de crédito, débito, internacional, pré-pago, conta digital, soluções Banking As a Service, white label, private label e muito mais.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: