fbpx

Entenda a importância de pagar as contas em dia

Para manter uma vida financeira sustentável é fundamental pagar as contas em dia, afinal, cumprir com as obrigações assumidas é sinônimo de compromisso e organização do orçamento mensal.

Imprevistos financeiros podem acontecer com qualquer pessoa, por isso, o importante é se manter preparado para lidar com os momentos de adversidade. Portanto, é essencial adotar um bom planejamento financeiro e manter a disciplina.

Para ajudar a entender melhor a importância de pagar as contas em dia, neste artigo eu vou falar sobre o assunto e mostrar problemas que ocorrem quando há inadimplência. Convido você a continuar a leitura deste post e acompanhar minhas dicas!

Qual a importância de pagar as contas em dia?

Pagar as contas em dia é fundamental para que o consumidor conquiste um bom histórico de pagamentos, que por sua vez é muito importante para que ele consiga benefícios nas compras no crédito. As vantagens vão desde maior facilidade para as solicitações de aberturas de contas e cartões até taxas menores e condições diferenciadas de pagamento.

Honrar com o compromisso assumido é um indicativo importante, que faz com que as empresas entendam o cliente como um bom pagador e ofereçam a ele uma classificação positiva diante dos riscos de inadimplência.

Quanto melhor o histórico, mais vantagens o consumidor obterá, assim como um poder de compra fortalecido no momento da negociação.

Quais são os problemas de não pagar as contas em dia?

Se um bom histórico de pagamentos proporciona vantagens, por outro lado atrasos e inadimplência têm efeito oposto. Confira, a seguir, alguns dos principais problemas enfrentados por consumidores que não pagam as contas em dia.

Pagamento de multas e juros

A primeira consequência da falta de pagamento na data estipulada refere-se às multas e aos juros, que podem variar de acordo com o contrato. O atraso de longo prazo pode fazer com que a valor cresça significativamente, gerando o tão temido endividamento.

Quando esse tipo de problema ocorre, o indicado é fazer o pagamento o mais rápido possível, assim como negociar os valores de acordo com a capacidade de pagamento do consumidor. A ideia é cumprir com as novas condições acordadas e quitar a dívida o quanto antes.

Redução da credibilidade no mercado

Empresas de crédito têm o objetivo de receberem de volta os valores emprestados, com os devidos juros. Para saber quais são os clientes mais confiáveis são feitas análises de riscos, a fim de minimizar prejuízos.

Nesse contexto, maus pagadores têm baixa credibilidade no mercado e são vistos com maior preocupação pelas empresas. Com isso, ocorre uma restrição de crédito para o cliente, que tem dificuldade para conseguir crédito e, quando consegue, tem piores condições.

Agora que você já sabe a importância de pagar as contas em dia pode se organizar e definir um planejamento financeiro consistente, a fim de cumprir com as obrigações e desenvolver um histórico de crédito que garanta um selo de bom pagador. Por mais difícil que pareça, é possível adotar bons hábitos de consumo e usar o dinheiro com responsabilidade.

Gostou do conteúdo? Então assine a minha newsletter e receba outros artigos exclusivos em seu e-mail.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: