Dinheiro em espécie, por que você não deve andar com ele?

Andar com dinheiro em espécie é cada vez menos comum. A maioria das pessoas têm optado por usar outras formas de pagamentos, sendo a mais usada os cartões. A questão é evitar sair com a carteira e bolsa recheada de notas e moedas, afinal, isso não é nada prático, não é mesmo?

Isso vem acontecendo por diversos motivos, a princípio podemos destacar a insegurança comum às grandes cidades, problemas recorrentes com troco e, até mesmo, dificuldade na hora de controlar os gastos.

Por isso, neste post vamos mostrar alguns motivos para você não andar mais com dinheiro em espécie. Confira!

Risco de roubo

Um dos motivos pelos quais você deve parar agora mesmo de andar com dinheiro em mãos é o risco de roubo. Infelizmente, assaltos e furtos fazem parte da rotina dos brasileiros.

Nesse sentido, evitar levar grandes quantias de dinheiro vivo na carteira é uma forma de se proteger ao sair na rua. Dessa forma, prefira sempre ter cartões à mão ou usar aplicativos de celular para fazer seus pagamentos.

Dinheiro parado

Outra desvantagem de deixar dinheiro em espécie guardado em casa é que essa quantia fica parada e não pode ser usada em caso de necessidade, como alguma compra que você precise fazer na rua.

O ideal é depositar seu dinheiro em uma conta para ser usado sempre que precisar, com segurança. Sendo assim é uma ótima opção para quem quer fugir das taxas e da burocracia são as contas digitais.

Falta de praticidade do dinheiro em espécie

Andar com dinheiro em espécie não é nada prático! Além de ter que lidar com notas e moedas, quem anda com dinheiro em espécie, muitas vezes, enfrenta problemas para conseguir troco para notas altas.

Nos dias de hoje, com o aumento do uso dos smartphones, nem carteira você precisa carregar! Com uma conta digital, você pode fazer pagamentos, transferências, cobranças e até mesmo recargar seu telefone diretamente do seu celular.

Dificuldade para controlar gastos através do dinheiro em espécie

Usar cartões e apps para controlar e lidar com as finanças no dia a dia também é uma forma de manter os gastos sob controle.

Quem ainda anda com dinheiro vivo, muitas vezes têm dificuldade para saber quanto e, principalmente, no que gastou o que tinha na carteira, já que não há nenhum registro das transações. Aposto que isso já aconteceu com você, certo?!

Esse problema acaba quando a pessoa utiliza aplicativos de controle financeiro. Para isso, basta você usar cartões ou realizar os pagamentos por aplicativos, assim todas as compras ficam registradas e com apenas um clique é possível saber quanto gastou em determinado lugar e quanto ainda há para gastar de acordo com o limite de crédito ou saldo da conta.

E, melhor, no caso de apps financeiros que oferecem contas digitais, muitas vezes não há nenhuma cobrança de taxas para usar esses meios de pagamento.

Compras por impulso

Quem nunca viveu a situação de sair com muitas notas na carteira e, ao final do dia, constatar que não sobrou quase nada? Usar dinheiro em espécie pode levar a compras por impulso, que são grandes inimigas das finanças saudáveis.

Você não sabe para onde seu dinheiro está indo (spoiler: provavelmente para produtos e serviços que você não precisa tanto!).

Para manter as finanças sob controle e ter mais facilidade no dia a dia, evite andar com dinheiro em espécie, use a tecnologia a seu favor, aposte agora mesmo em uma conta digital e faça seus pagamentos com mais segurança e agilidade!

Curtiu este conteúdo? Leia também como também limpar seu nome e ter uma vida financeira mais tranquila!

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: