Dicas para Autônomo lidarem com a crise: 4 dicas

A pandemia do novo coronavírus fez com que os governos colocassem regras de isolamento social para evitar a contaminação em massa da população, mas isso também acabou gerando uma crise econômica. Para evitar prejuízos financeiros e endividamentos, é crucial ver as melhores dicas para autônomo lidarem com a crise.

Abaixo, trazemos as melhores estratégias para que você sobreviva e até mesmo se sobressaia em relação a outros profissionais do mercado. Leia e aprenda!

1. Revisar todas as despesas

O primeiro passo é listar todas as suas despesas e separá-las em duas categorias:

  • fixas: são aquelas que não variam a cada mês. Alguns exemplos: aluguel, condomínio, faculdade, seguros, conta de internet, entre outros.
  • variáveis: podem aumentar ou reduzir dependendo dos gastos no mês. Algumas delas são a alimentação, vestuário, passeios e viagens etc.

Analise e planeje; corte de gastos excessivos ou desnecessários, como lanches fora do horário, assinaturas desnecessárias (como TV a cabo), cartão de crédito, compras por impulso etc.

Para ter um controle maior das suas finanças, você pode usar um aplicativo de gestão financeira e que faça pagamentos pré-pagos. Isso elimina a necessidade de pagar taxas bancárias, bem como evita que você use cartão de crédito e acabe fazendo compras desnecessárias ou se endividando.

2. Negociar com os clientes

Todos os cidadãos brasileiros sentirão os impactos da crise econômica, isso significa que seus clientes também precisarão cortar despesas.

Mas você pode evitar que eles deixem de adquirir seus produtos ou serviços e escolham outros profissionais, tomando as seguintes medidas:

  • cogite diminuir valores: seus preços se tornarão mais atrativos para os clientes;
  • ofereça descontos: dê descontos para os melhores clientes;
  • repense os prazos de pagamento: parcele as vendas ou dê prazos maiores.

Essas estratégias serão possíveis graças à redução de despesas feita na dica anterior.

3. Reinvente os serviços ou produtos

A pandemia transformará a rotina de muitas pessoas, elas viverão uma nova realidade e repensarão suas necessidades, por isso você também precisa adaptar seus produtos ou serviços para melhor agradar seus clientes.

Por exemplo, muitos trabalhadores almoçavam em restaurantes durante o horário de almoço. Muitos deles estão isolados em casa ou passarão a fazer home office (trabalhar em casa).

Se você tinha uma lanchonete ou restaurante e atendia apenas no estabelecimento, agora é uma boa oportunidade para apostar nas entregas e conquistar novos clientes.

4. Trabalhe a distância

Você também pode aderir ao home office! Graças à tecnologia, um grande número de trabalhos podem ser executados da sua casa, como vendedor, telemarketing, professor, assistente virtual, agente de viagens, designer, jornalista e mais!

Trabalhar remotamente (a distância) trará muitas vantagens para sua vida financeira e profissional, como:

  • economia de tempo (não será preciso se deslocar até um local de trabalho);
  • diminuição de gastos, como transporte, combustível;
  • maior flexibilidade de horários;
  • maior foco no trabalho;
  • conforto, entre outros.

É muito importante ter um planejamento nesse momento de crise, seja ele um plano financeiro familiar, seja uma estratégia para seu negócio. Com as dicas para autônomo lidarem com a crise que expliquei neste post, você será capaz de superar os desafios deste momento difícil!

Quer saber como fazer esse plano na prática? Saiba já como elaborar um planejamento financeiro para autônomos que seja perfeito para você!

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: