fbpx

Controle financeiro familiar: saiba qual a importância e como fazer

Como anda o seu controle financeiro familiar? Esse é um cuidado essencial para que as contas estejam sempre em dia e para que você esteja preparado para enfrentar qualquer situação imprevista.

O detalhe é que nem todos sabem a real importância desse tipo de planejamento e como ele deve ser feito e, por causa disso, convivem com um verdadeiro descontrole no próprio orçamento.

Se esse é o seu caso, continue a leitura deste post e conheça dicas importantes para controlar as finanças da sua família.

Entenda a importância do controle financeiro familiar

Cuidar de uma família não é uma tarefa nada fácil. Junto com essa responsabilidade vem diversos gastos para os quais precisamos estar preparados, como alimentação, roupas, saúde, educação e lazer. Essa missão fica ainda mais complicada quando não damos a devida atenção ao controle financeiro e tomamos decisões sem saber a real situação do orçamento familiar.

Em muitos casos, não é preciso aumentar a receita para equilibrar as contas, mas sim exercer um controle eficaz sobre a forma como o dinheiro é utilizado. Tomando esse cuidado, você reduz os riscos de endividamentos e tem mais possibilidades para tirar os planos da sua família do papel.

Saiba como fazer esse controle

Não sabe por onde começar o seu planejamento? Veja agora as dicas que preparei para ajudar você a dar os primeiros passos.

Organizar receitas e despesas

A melhor maneira de iniciar o seu controle é relacionando toda a movimentação financeira de forma clara e organizada. Você pode utilizar para isso um caderno de anotações, planilhas no computador ou mesmo aplicativos para smartphone — o importante é que as informações estejam sempre corretas e atualizadas.

Dessa forma, dá para saber exatamente o quanto sobrará do seu dinheiro após as despesas obrigatórias. Isso permite que você planeje os gastos mensais da sua família com mais consciência para fechar as contas sempre no azul.

Definir um orçamento

Após organizar seu fluxo financeiro, o próximo passo é ajustar seu orçamento, estabelecendo os valores que serão empenhados em cada tipo de despesa. Nesse momento, você também deve definir o que é prioridade e quais são os gastos supérfluos que podem ficar no fim da fila.

Busque seguir à risca essa programação, acompanhando cada gasto para que eles não extrapolem o orçamento. Aproveite para destinar também parte dos seus recursos para uma forma segura de investimento, a fim de formar uma reserva financeira que será muito importante em uma eventual necessidade.

Estabelecer objetivos em família

Fica muito mais fácil se motivar para controlar as finanças quando temos objetivos claros a perseguir. Por isso, o ideal é conversar com sua família para descobrir quais são as aspirações conjuntas e os desejos de cada um.

Lembre-se de que é fundamental envolver todos os membros da família nesse processo, deixando claro qual o papel de cada um no controle financeiro. Assim, você fará com que todos se dediquem para alcançar as metas familiares, aumentando as chances de sucesso do seu planejamento.

Utilizar aplicativos de controle financeiro

Que tal aproveitar a tecnologia como aliada no seu planejamento financeiro? Basta utilizar os aplicativos certos em seu smartphone para ter ferramentas incríveis que vão otimizar a gestão dos seus recursos e fazer o seu dinheiro render muito mais.

Existem diversas opções que permitem a você organizar seu orçamento de forma prática e intuitiva. Com eles, você verá como seu controle financeiro familiar se tornará mais eficiente e alinhado com as suas necessidades.

No aplicativo Ewally, por exemplo, é possível pagar contas online, fazer cobranças e recarregar seu celular, tudo com rapidez, facilidade e segurança. Faça o download agora mesmo e comece a organizar as finanças da sua família.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: