fbpx

Conheça os 5 melhores aplicativos de segurança para smartphones

Cada vez mais ouvimos falar sobre a importância de termos aplicativos de segurança instalados no smartphone. Afinal, diante de uma série de riscos e ameaças digitais, esses recursos se tornam uma verdadeira necessidade para quem quer manter seus dados protegidos.

Para se ter uma ideia, um levantamento da empresa de segurança Kaspersky mostra que o número de vítimas de roubo de informações pessoais, como senhas e dados de cartão de crédito, cresceu 60% entre 2018 e 2019. O Brasil aparece na lista dos países com mais ocorrências, que totaliza quase um milhão de dados roubados em todo o mundo.

Para te ajudar a não entrar nessa estatística, vou apresentar 5 aplicativos de segurança que você deveria ter em seu dispositivo. Confira!

1. Avast

Após se tornar uma marca reconhecida com seus antivírus para computadores, a Avast passou a desenvolver também soluções para usuários de smartphones. O aplicativo de segurança é um dos mais bem avaliados nas pesquisas especializadas, o que garante a qualidade do serviço a proteção oferecida.

Os usuários podem contar com ferramentas como bloqueador de chamadas, limpeza rápida do sistema e firewall, que monitora o tráfego de dados na rede. Todos esses recursos são utilizados na versão gratuita com exibição de anúncios. Se a intenção for fazer uma assinatura para se livrar dessas interrupções, os planos partem de R$ 12,99 mensais.

O Avast está disponível para celulares com sistemas Android e iOS, e conta com atualizações constantes para proteção contra qualquer ameaça.

2. Kaspersky

Outra excelente opção para uma segurança completa para smartphones com Android, o aplicativo Kaspersky disponibiliza bloqueio de SMS, verificação de infecções e proteção antifurto na versão gratuita com anúncios. A versão paga oferece ainda proteção em tempo real, permitindo que o dispositivo seja rastreado a todo instante.

Para quem se preocupa com o que as crianças fazem na internet, a empresa oferece ainda o aplicativo de controle parental Kaspersky Safe Kids. O programa é capaz de bloquear os conteúdos impróprios para os pequenos, permitindo a criação de uma lista de sites seguros para eles. Sua desinstalação exige senha que deve ser configurada pelos pais para aumentar a sua eficácia.

3. 1Password

Já percebeu como os cadastros que fazemos têm exigido senhas cada vez mais complexas, com números, letras maiúsculas e caracteres especiais? Isso acontece justamente para garantir uma proteção ainda maior para as nossas informações na rede.

Pensando nisso, o 1Password é um aplicativo que ajuda a organizar as suas senhas, evitando que você esqueça os dados de login dos sites que visita. Ele também tem a função de criar senhas fortes para tornar os seus cadastros mais rápidos e seguros.

Dessa forma, você não precisa memorizar uma infinidade de senhas, basta se lembrar da senha principal do app para ter acesso a todas as outras. Pode ser baixado gratuitamente por usuários de Android e iOS.

4. Security Master

O uso constante do smartphone faz com que diversos arquivos sejam armazenados em sua memória sem que nós percebamos. Com o tempo, o acúmulo desses dados pode deixar o sistema lento e mais vulnerável a uma série de ameaças.

Um bom aplicativo para resolver esse problema é o Security Master, que elimina arquivos desnecessários, liberando espaço e permitindo uma maior velocidade do dispositivo. Antes mesmo de começar a excluir, o app analisa o desempenho do sistema e mostra quais itens serão apagados.

Ele também faz o papel de gerenciador de aplicativos, permitindo que você desinstale qualquer programa por ali mesmo. Essa é uma ótima opção gratuita, mas apenas para quem tem celular Android.

5. Applock

Nossos celulares costumam estar repletos de informações pessoais, que nem sempre queremos que outras pessoas vejam facilmente. Por isso, o Applock é o aplicativo ideal para impedir que outras pessoas acessem informações contidas no aparelho.

Disponível apenas para Android, ele permite definir uma senha para cada aplicativo instalado, como mensageiros, gerenciador de e-mails e galerias de mídias. Assim, será preciso informá-la a cada novo acesso, garantindo que apenas quem souber a palavra-chave poderá visualizar as informações ali contidas.

O Applock também é capaz de restringir o acesso a outras funcionalidades do smartphone, como atendimento de chamadas e menu de configurações. Se você se esquecer de alguma das senhas, o programa envia um lembrete diretamente para o seu e-mail cadastrado.

Dicas para aumentar a segurança do seu smartphone

Mesmo com o auxílio desses aplicativos de segurança, é fundamental ter muita atenção sobre a forma como utilizamos o celular. Vou mostrar agora algumas dicas para manter seu dispositivo protegido.

Utilize senhas fortes

O primeiro passo para garantir a proteção das suas informações é definir uma boa senha de acesso ao celular. Evite utilizar combinações que podem ser deduzidas por alguém, como datas /ou numeração de documentos.

Se o seu aparelho contar com recursos adicionais de segurança, como leitor de impressão digital e reconhecimento facial, não hesite em ativá-los para uma proteção ainda maior.

Não responda números suspeitos

Os ladrões de informações digitais buscam novas vítimas de diversas formas, inclusive por meio de ligações telefônicas. Por isso, ao identificar um número suspeito, o melhor a fazer é rejeitar as chamadas e, até mesmo, bloquear esse contato.

Além das ligações, os contatos podem vir por meio de mensagens SMS. Quando isso acontece, o mais comum é que o texto solicite que você acesse algum link ou entre em contato com um número de telefone. Chamadas de spam devem ser ignoradas e apagadas, pois podem ser a oportunidade que os criminosos precisam para ter acesso aos seus dados importantes.

Proteja suas contas online

É bem provável que você utilize serviços online do Google ou do iCloud, por exemplo. Como todos os usuários de smartphone precisam ter conta em algum deles, eles se tornam mais um alvo dos hackers.

Para que seus dados não sejam roubados, a dica é habilitar todos os recursos de segurança que eles oferecem, como e-mail secundário, número do telefone e autenticação em duas etapas.

Seguindo essas dicas simples e utilizando os aplicativos de segurança certos, você dificultará a vida dos ladrões de informações e poderá utilizar o seu celular com total tranquilidade, inclusive para realizar diversos tipos de transação financeira.

Quer saber mais? Então confira o post que preparei com todas as vantagens de pagar conta online e saiba como aproveitar essa comodidade!

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Bancos Digitais

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis

Leia Mais »

Confira outros artigos em nosso blog: