fbpx

PIX em Processamento: O Que É, Fatores e O Que Fazer!

Você certamente já fez uma transação e se deparou com a seguinte mensagem: pix em processamento. Ficou perdido e não sabe o que é, quais os fatores que acarretam na falha de envio e o que fazer? Então, esse artigo é o que precisa!

Mesmo sendo um meio de pagamento instantâneo, é comum ocorrer falhas no envio, já que o pix pode sofrer algum tipo de instabilidade, provocando a suspensão temporária do seu sistema.

Quer entender melhor o porquê isso acontece? Vem com a gente!

O Que É PIX em Processamento?

pix em processamento o que é

Para quem se pergunta o que é Pix em processamento, saiba que significa que o valor desejado para a realização da transferência não foi enviado para a conta de destino como deveria e está sendo analisado para ser efetivado após o processamento.

O Que É PIX e Como Funciona?

Vamos recordar um pouco o que é pix e como funciona? Esse meio de pagamento instantâneo do Banco Central chegou para revolucionar a forma como ocorrem as transferências de valores entre contas bancárias e pagamentos.

O pix tem feito o maior sucesso entre os brasileiros, sendo considerado um dos tipos de transferências de valor mais usadas, hoje em dia, ultrapassando as modalidades DOC e TED, segundo dados do Banco Central. 

Até o mês de março de 2021, o Banco Central contabilizou 1 bilhão de transações com esse meio de pagamento.

E essa preferência se justifica porque esse meio de pagamento é instantâneo, sendo efetivada em poucos segundos, além de oferecer taxas reduzidas para a operação em comparação com outros tipos de transações e até gratuidade para pessoas físicas.

E o melhor é que as transações podem ser feitas em qualquer hora do dia e 7 vezes por semana, permitindo que os valores sejam compensados sem precisar esperar o dia útil, como acontece com o DOC e o TED.

Por meio das chaves de segurança, que podem ser e-mail, telefone, CPF ou código aleatório, é possível transferir valores em questão de segundos. Então, se você se pergunta quanto tempo pode demorar um Pix, saiba que é na hora!

Quando o PIX Fica em Processamento?

pix em processamento quando acontece

O pix em processamento pode ser observado quando há alguma instabilidade no método de pagamento instantâneo do sistema financeiro brasileiro ou por questões técnicas do aplicativo da sua instituição bancária.

Quais Fatores Podem Ocasionar a Falha do Envio?

Como falamos no tópico anterior, essas instabilidades podem acontecer e não oferecem perigo para os usuários, já que o sistema é altamente protegido.

Por isso, o ideal é ter paciência, pois, normalmente, esses problemas de pix em processamento são resolvidos de forma rápida, sem grandes prejuízos aos usuários.

O Que Fazer Quando o PIX Demora?

Caso o sistema demore muito a voltar e tenha urgência na operação de transferências, você também pode realizar outros tipos de transferências, como o TED ou o DOC, por exemplo.

Porém, se não tiver tanta necessidade de fazer a operação naquele momento, espere o sistema estabilizar para usar o serviço.

No entanto, se preferir, é possível fazer uma operação para verificar se o aplicativo do seu celular está com problemas.

O ideal é fechar o app, desligar, ligar novamente a conexão com a internet e, depois, abrir o novamente o aplicativo do seu banco.

Caso não funcione e permaneça o pix em processamento, recomenda-se que desative a internet Wi-Fi, reinicie o aparelho celular e conecte a sua internet de dados móveis. Porém, se o problema persistir, é preciso aguardar que o sistema volte a funcionar.

Quanto Tempo o PIX Fica em Análise?

Para quem se pergunta quanto tempo pode demorar um Pix, saiba que não há uma resposta certa, pois, essa falha no envio pode ser resolvida rapidamente ou demorar minutos e até horas.

Entretanto, esses problemas não duram muito tempo e são resolvidas rapidamente pelo banco. Porém, se o erro continuar, vale entrar em contato com o seu banco para entender qual a previsão para o sistema voltar.

É Possível Cancelar Um PIX em Processamento?

pix em processamento é possível cancelar

A resposta é não. Após a confirmação da transação, essa operação não pode ser cancelada pelo usuário diretamente no aplicativo.

Por isso, antes de fazer qualquer transferência, o ideal é verificar os dados, os valores e tenha certeza de que deseja fazer essa operação para não ter problemas depois.

Como Cancelar PIX que Está em Processamento?

Se você quer entender como cancelar pix que está em processamento, como falamos anteriormente, não é possível fazer isso diretamente no aplicativo.

Porém, uma possibilidade é entrar em contato com a instituição financeira que possui conta para verificar se dá para cancelar a transação.

O ideal é que entre em contato com o seu banco o mais rápido possível e, quem sabe, evitar que a transação seja finalizada, já que o pix em processamento ainda aparece no seu aplicativo.

Caso não seja possível, o ideal é falar com a pessoa que recebeu a transferência e pedir que o dinheiro seja devolvido.

As melhores soluções financeiras estão na Ewally!

Conclusão

Sempre que se deparar com a mensagem pix em processamento não precisa se preocupar, pois trata-se apenas de uma instabilidade no sistema, que deve voltar em breve.

Porém, se deseja cancelar a transação, é bom seguir as dicas que trouxemos neste artigo. Para evitar esse tipo de transtorno, antes de transferir, é bom confirmar que deseja, de fato, realizar essa transação.

Na hora de contratar as melhores soluções para a sua empresa, como conta digital, soluções Banking As a Service, cartão de crédito, conheça a Ewally, uma fintech que tem feito o maior sucesso por oferecer os melhores serviços, com qualidade e alta tecnologia.

A vantagem é que nossos produtos são modernos, customizáveis e seguros para atender aos mais diversos perfis de empresas e portes de negócio.

Quer saber como nossas soluções podem ajudar a sua empresa a tornar suas rotinas mais simples, fáceis e otimizadas? Então, acesse o nosso site agora mesmo e garanta os melhores serviços para a sua companhia!

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Bancos Digitais

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis

Leia Mais »

Confira outros artigos em nosso blog: