fbpx

Golpe do PIX: O Que É, Mais Comuns e Como se Proteger!

Nos últimos meses, o golpe do pix é um assunto que tem ganhado repercussão nos noticiários e também nos portais da internet.

Mas se você não quer cair neste tipo de ação criminosa, é bom entender do que se trata esses golpes,  os mais comuns e como se proteger. Confira!

O Que É o Golpe do PIX?

Para que você saiba como se proteger do golpe do pix, é importante, primeiramente, entender do que se trata esse ação criminosa, assim, fica mais fácil identificar esse tipo de golpe.

O golpe do pix é, basicamente, uma ação criminosa que envolve o novo sistema de pagamento instantâneo por conta da facilidade da utilização e transferência de dinheiro.

Como Funcionam os Golpes do PIX?

Para não cair no golpe do pix, como funciona esse esquema precisa ficar bem claro na sua mente.

Saiba que tipo de ação acontece de diferentes maneiras, como clicar em um link enviado por SMS, e-mail falso, clonagem do WhatsApp, envio de QR Code falso e por aí vai.

Cada uma dessas modalidades de golpe do pix tem uma sistemática diferente, por isso, fique atento aos próximos tópicos, que vamos explicar exatamente como cada um deles funciona.

Quais os Golpes do PIX Mais Comuns?

Com a popularização do sistema de pagamento instantâneo que, atualmente, já ultrapassa as transações do DOC e TED, alcançando R$ 1,6 trilhão desde o lançamento, muitas pessoas já estão com medo de passar por esse tipo de situação.

E se, porventura, passar por isso e se perguntar: “cai no golpe do pix, o que fazer”? Calma, que neste artigo, você encontrará algumas alternativas. Mas antes, entenda os golpes mais comuns.

Golpe do Link Por SMS

O golpe do pix também pode ser feito por link por SMS. Normalmente essas mensagens prometem descontos em produtos ou serviços pagos pelo pix.

Ao clicar no link e transferir o dinheiro, o valor será enviado para a empresa, mas sim para criminosos.

Golpe do E-mail Falso

golpe do pix email falso

Há também o golpe do pix falso por e-mail. Nesse caso, os criminosos enviam um e-mail com um anexo em formato .ZIP, que é  uma ferramenta de acesso remoto capaz de acessar o aparelho e controlar seu internet banking.

Golpe da Falsa Central de Atendimento

Nesta modalidade de golpe pix, os criminosos se passam por funcionários de banco ao ligar para seu número de telefone e oferecem ajuda para cadastrar as chaves do pix, solicitando ainda a realização de um teste de transferência por meio do pix.

Com isso, sem saber, a pessoa transfere uma quantidade e nunca mais verá a ‘cor’ do dinheiro transferido.

Golpe do Bug

Outro golpe é o do bug, que divulga vídeos e mensagens nas redes sociais de alerta sobre uma possível uma inconsistência do sistema, que permite que o usuário receba de volta um valor em dinheiro quando faz transferência de valores para determinadas chaves.

Nesse caso, as vítimas acreditam e enviam o dinheiro para o golpista.

Clonagem do WhatsApp

Além do golpe do pix pelo Instagram e outras redes sociais, há ainda a clonagem do Whatsapp, um dos mais comuns.

Nesta modalidade, o criminoso entra em contato e finge ser representante de uma instituição, solicitando um código de segurança para atualização, manutenção ou confirmação de cadastro.

Esse código permite o sequestro do perfil, que passa a abordar os contatos da vítima pedindo dinheiro.

Golpe Phishing e Smishing

Outro golpe pix é “phishing”, onde os criminosos usam o pix para roubar os dados e começam a enviar mensagens para as pessoas até que alguém caia na ação criminosa.

Ambas modalidades acontecem por e-mail com mensagem de atualização de cadastros, que levam para páginas falsas dos sites dos bancos, coletando as informações, como tokens e senhas.

Golpe QR Code Falso

golpe do pix qr code falso

Os criminosos também usam o QR Code falso para aplicar o golpe do pix, fazendo o  download desses desenhos e criando uma transmissão nova em que colocam outro código QR.

Dessa forma, os criminosos recebem as doações das pessoas que não têm muita experiência com a tecnologia.

Como Não Cair em Golpes do PIX?

golpe do pix como não cair

Para quem se pergunta sobre como se proteger do golpe do pix, dá uma olhadinha em algumas boas práticas para evitar perder dinheiro com essa ação criminosa.

Cuidado ao Fazer o Cadastro das Chaves do Pix

O primeiro e, talvez, mais importante cuidado é na hora de fazer o cadastro das chaves pix. Atualmente, é possível cadastrar informações, como CPF/CNPJ, e-mail e telefone, além de poder cadastrar combinações personalizadas.

Faça o cadastro das chaves apenas nos sites, aplicativos e plataformas das instituições financeiras. Verifique se o site é realmente da instituição bancária.

Não Confunda Chave do Pix Com Senha Bancária

No golpe do pix, como recuperar o dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, nunca confunda a chave do pix com a senha bancária.

Até pode parecer uma orientação sem sentido, mas saiba que muitas pessoas que não têm familiaridade com as operações bancárias online podem, sim, se confundir com essas sequências numéricas.

Sempre Verifique Quem Irá Receber o Dinheiro

Antes de clicar em confirmar a sua senha, verifique se realmente a conta digitada é aquela que deseja transferir um valor. Isso porque, depois de executado, dificilmente o banco conseguirá cancelar a transferência.

No entanto, caso caia em algum golpe, a regra é sempre fazer um boletim de ocorrência e também entrar em contato com o seu banco para analisar a possibilidade de ressarcimento desse dinheiro.

As melhores soluções financeiras estão na Ewally!

Conclusão

Agora que você sabe como ocorre o golpe do pix, os principais tipos e como se prevenir, sempre que fizer uma transação, confira todos os dados, não confunda a chave pix com a senha bancária e cuidado com as chaves geradas.

Além disso, se você pretende oferecer serviços financeiros para seus clientes ou contratar algum tipo de solução, fique atento à idoneidade da fintech, para não colocar suas informações e dos seus clientes em mãos erradas.

Na hora de contratar as melhores soluções, conheça a Ewally, uma fintech que oferece diferentes tipos de serviços financeiros com qualidade, personalização e alta tecnologia.

Aqui você pode contratar uma conta digital, produtos private label, soluções white label e Banking As a Service, cartão de crédito e muito mais.

Acesse o nosso site agora mesmo e garanta os melhores serviços para o seu negócio.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: