fbpx

Tarifas bancárias: o que é e quais são as principais

As tarifas bancárias estão presentes no dia a dia das transações financeiras dos consumidores brasileiros há muito tempo e, na maioria das vezes, nem os usuários sabem ao certo do que elas se tratam e muito menos o porquê são debitadas nas contas correntes.

E o pior é que não há distinção, pois tanto pessoas físicas quanto jurídicas veem os valores sendo debitados frequentemente e, muitas vezes, essas taxas deixam muitas contas no vermelho.

Se você não quer ficar assustado sempre que acessar a sua conta, continue lendo esse artigo, pois vamos te explicar o que é, quais as principais taxas bancárias e quais você pode deixar de pagá-las.

O que são as tarifas bancárias?

o que são tarifas bancárias

As tarifas praticadas pelas instituições bancárias são valores cobrados para a manutenção dos serviços contratados, que incluem operações, como transferências via TED ou DOC, saques, emissão de folha de cheques, extratos e por aí vai.

Lembrando que cobranças só podem ser feitas com a anuência do cliente, podendo ter a autorização por meio de uma assinatura de um contrato físico ou digital ou depois do banco ter avisado o cliente sobre o valor cobrado e, mesmo assim, ele ter optado por adquirir o serviços.

Vale lembrar também que tarifa e taxa bancária não são as mesmas coisas. Enquanto a primeira é opcional, a segunda é uma cobrança obrigatória feita pelos bancos, como juros cobrados, por exemplo, quando o cliente atrasa um pagamento, ou o uso ser serviços extras.

Quais são as principais tarifas bancárias?

moça escrevendo

E nesse universo de cobranças bancárias, para você entender o que está pagando, selecionamos aqui quais são as principais tarifas praticadas pelos bancos.

Dessa forma, a partir de hoje, você ficará de olho nas cobranças e saberá as despesas bancárias previstas ao elaborar o planejamento da sua empresa. Confira!

Fornecimento de cartão

Se a sua empresa tem cartão de crédito, débito ou então aquelas versões destinadas apenas às movimentações, saiba que em caso de perda, furto ou roubo, você pagará uma tarifa bancária para receber a segunda via do cartão.

Transferências

As instituições bancárias também cobram taxas bancárias para a realização de transferências para contas de outros bancos por meio das operações DOC ou TED e também para transferência acima do número contratado.

Aliás, as transferências entre contas do mesmo banco também podem ser tarifadas em algumas instituições, caso ultrapasse o limite previsto em contrato. Lembrando que o valor praticado varia de acordo com o seu pacote e com o banco que possui conta.

Folhas de cheque

As folhas de cheque podem até ser um meio de pagamento pouco usado pelos consumidores, hoje em dia, mas é bom ficar atento, pois os bancos também cobram por cada folha solicitada a mais do que aquele previsto no pacote de serviços.

Saques

Para você que se pergunta sobre quais taxas o banco pode cobrar, saiba que os saques além do pacote contratado também estão incluídos nessa longa lista de cobranças.

Inclusive, muitos bancos tarifam seus clientes que fazem saques de acordo com a localidade em que o serviço foi realizado, como caixa 24 horas, guichê de agência, caixa eletrônico do banco, entre outros.

Extrato impresso

Hoje em dia, com a expansão do mobile banking entre empresas e pessoas físicas, já que o extrato pode ser conferido nos aplicativos dos bancos e contas digitais, saiba que a impressão do extrato também pode ser tarifada.

Se você, por algum motivo, precisar imprimir os extratos, fique atento, pois a cobrança também está prevista caso ultrapasse o limite contratado por mês.

Quando é cobrada a tarifa bancária?

pessoa utilizando a calculadora

Como já falamos em outro tópico, as tarifas bancárias somente podem ser cobradas com a autorização do cliente e com base no contrato, exceto aquelas que são obrigatórias, como taxas de juros, por exemplo, em razão de um atraso de pagamento.

Por isso, antes de fazer qualquer transação, fique sempre de olho nas mensagens fornecidas pelos bancos sobre as cobranças adicionais para depois não ser pego de surpresa com o débito na sua conta corrente.

Quais são as regras sobre tarifas de cartão de crédito?

Além das tarifas de conta, há também aquelas cobranças do cartão de crédito, por isso, é sempre ficar de olho na fatura para não deixar nenhuma cobrança indevida passar. De maneira resumida, as instituições podem cobrar as seguintes taxas bancárias:

  • Emissão de segunda via do cartão;
  • Anuidade do cartão (dependendo do modelo contratado);
  • Pagamento de contas, que incluem faturas e boletos de cobranças de diferentes produtos e serviços;
  • Pedido de avaliação emergencial do limite de crédito;
  • Utilização de canais de atendimento para saque, seja em agência ou em caixa eletrônico tanto no Brasil quanto no exterior;
  • Contratação de serviço de envio de mensagem automática;
  • Envio de plástico de cartão de crédito personalizado;
  • Entrega emergencial de segunda via de cartão de crédito.

As instituições financeiras são livres para criar tarifas bancárias?

instituições e tarifas bancárias

Agora que você já sabe quais taxas o banco pode cobrar, é importante que fique claro que as instituições não são livres para criar tarifas bancárias.

Desde 2008, essa cobrança é regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional e também  pelo Banco Central.

O objetivo dessa regulamentação é para que os consumidores possam comparar valores de diferentes instituições e optar por aquela que lhe é mais conveniente e atende às suas necessidades.

O Conselho Monetário e o Banco Central disponibilizam duas modalidades, sendo elas as contas gratuitas e quatro pacotes padronizados de serviço para pessoas físicas. A diferença entre elas é o número de serviços incluídos no pacote.

Quais taxas bancárias o banco pode cobrar?

tarifas que os bancos podem cobrar

Para que não fique dúvidas sobre quais taxas bancárias o banco pode cobrar, selecionamos aqui aquelas que as instituições têm autorização para fazer a cobrança dos seus clientes.

Entender quais são as tarifas que podem ser cobradas te ajudará a identificar as taxas ilegais e que não são permitidas pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional. Dá uma olhadinha!

Folha de cheque

A confecção e fornecimento de folha de cheque que ultrapassem 10 unidades mensais, que é a quantidade permitida, pode ser cobrada pela instituição bancária como prevê a regulamentação do Banco Central e do Conselho Monetário.

Transferências

As operações de transferências feitas por meio do DOC (quando o dinheiro cai no dia seguinte e o valor máximo é de R$ 4999,99) e o TED (quando os valores caem no mesmo dia se realizado antes das 17h00 e transferências maiores que R$ 5 mil), também são passíveis de cobranças.

Extratos

Os bancos podem cobrar por extratos mensais que ultrapassem a quantidade de impressões estabelecidos no pacote de serviços essenciais gratuitos.

A vantagem é que, hoje em dia, essa conferência é feita por app, diminuindo, assim, as despesas com taxas bancárias para a impressão de extratos.

Saques

A mesma regra de cobrança também vale para os saques em caixas eletrônicos e também das agências. Se a sua empresa fizer saques além do número permitido previsto no seu pacote, o banco pode cobrar pelo serviço.

Cheque e segunda via do cartão

Se você tem uma determinada quantidade de folhas de cheque por mês, saiba que se precisar de mais, o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional permitem a cobrança extra.

Além disso, a emissão da segunda via de cartão de débito ou cartão poupança em caso de roubo, furto, perda ou mau utilização também é passível de cobrança.

Tarifas bancárias: comparação 2020

Para que possa comparar os valores das tarifas praticadas em 2020 com aquelas que você está pagando em 2021, elaboramos essa tabela de tarifas bancárias das principais instituições bancárias. Confira!

 

Banco   Nome do Pacote (junho) 2019 (junho) 2020 Variação
Banco do Brasil Personalizado Especial 65,76 76,60 16%
Bradesco Prático 2   21,00 26,00 24%
Caixa Universitária 7,90 15,00 90%
Itaú MaxiConta Itaú 7,00 8,15 16%
Santander Não aplicou reajuste no período Não aplicou reajuste no período Sem reajustes Sem reajustes

Não quero pagar tantas tarifas bancárias, como fazer?

Se você quer saber como não pagar tarifas bancárias, o primeiro passo é avaliar que tipo de conta corrente a sua empresa utiliza, quais os pacotes e serviços contratados e as tarifas extras praticadas pelo seu banco.

Faça uma análise no extrato da sua conta nos últimos meses e entenda a quantidade de serviços que foram utilizados a mais. Faça uma lista de saques, emissão de extratos, transferências, folhas de cheque e por aí vai.

Com toda essa análise em mãos, veja se realmente o pacote contratado ou até o banco atende às suas necessidades. Se preferir, converse com o seu gerente para mudar o seu plano e negociar os valores do pacote.

Faça as contas e veja se um pacote mais caro não é mais vantajoso do que pagar tarifas individuais. Outra alternativa bem interessante é abrir uma conta em um banco digital, como a Ewally, onde você não precisa pagar por diversos produtos e serviços.

3 principais tarifas bancárias que você pode tentar reduzir

pessoa mexendo no celular

Se você quer reduzir as suas despesas com taxas bancárias, existem três delas que dá sim para você diminuir os custos ou deixar de pagá-las. Confira!

TED

O TED é uma modalidade de transferência bancária que gera muita tarifa bancária para empresas e também pessoas físicas.

Uma alternativa para reduzir os gastos com esse tipo de transferência é o Pix, o novo sistema de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central e que tem ganhado a preferência dos usuários na hora de fazer transações, segundo pesquisas.

Para pessoas físicas, o Pix não cobra tarifa, mas para pessoas jurídicas o Bacen autoriza a cobrança de uma taxa. No entanto, essas taxas devem ser mais baratas do que o TED.

Saque

O saque também é um serviço que gera tarifa de serviço. Sendo assim, deixe de fazer pagamentos com dinheiro em espécie, opte sempre por fazer transferência via pix ou até fazer pagamentos por meio de boleto bancário.

DOC

Assim como na operação via TED, o Pix chegou como uma alternativa para reduzir os custos das empresas com transferências bancárias. Ao invés de usar essa modalidade, você pode optar por pagamentos instantâneos.

Aliás, em contas digitais, como a Ewally, você não paga taxa bancária para fazer transferências bancárias.

Conheça as melhores soluções financeiras no site da Ewally!

E por falar nela, se você ainda não conhece as soluções financeiras da Ewally, é bom acessar o nosso site agora mesmo, pois nossa empresa oferece serviços tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

No caso das empresas,  nossas soluções garantem alta qualidade e serviços customizados para os mais diversos modelos, tamanhos e tipos de negócios.

Com a Ewally, sua empresa tem acesso a uma conta digital, que permite consulta de saldos, extratos, transferências, depósitos, pagamentos de boleto e o melhor: sem mensalidades.

Além disso, oferecemos cartão pré-pago sem consulta ao SPC/Serasa, cartão internacional, onde é possível fazer compras nacionais e internacionais, em lojas físicas e online, crédito pré-pago, cartão private label, soluções white label, Banking as a Service.

Aqui na Ewally, sua empresa pode criar o seu próprio banco por meio de soluções modulares e customizáveis.

Conclusão

Agora que você já sabe o que são e quais as principais tarifas bancárias, chegou a hora de reavaliar se realmente vale a pena permanecer no banco que possui conta.

Se você quer reduzir gastos e contar com os melhores serviços financeiros, fale agora mesmo com a Ewally, uma fintech moderna e completa, que disponibiliza as soluções mais vantajosas para o seu perfil de negócio.

E você não precisa se preocupar na hora de fazer as implementações dos sistemas, pois nossos produtos são modulares e customizáveis para atender aos mais variados  formatos de negócio.

Conheça os nossos serviços e entenda o porquê mais de 100 mil empresas optaram pela nossa empresa como seu fornecedor de tecnologia financeira. Quer garantir os melhores serviços para a sua empresa e também para os seus clientes?

Entre no nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços, produtos e tudo que a Ewally pode fazer para o seu negócio.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: