fbpx

QR Code: O Que É, Como Surgiu, Para Que Serve e Tipos!

O QR Code é um recurso que está sendo cada vez mais usado para as mais diversas operações financeiras, campanhas publicitárias, cartões de visita, rótulos de produtos, pagamento de contas e por aí vai.

Denominado oficialmente como Quick Response Code, essa tecnologia nada mais é do que a evolução dos antigos códigos de barras, que conhecemos há muito tempo.

Quer saber mais sobre esse recurso, o que é, como surgiu, para que serve e quais os tipos oferecidos pelo mercado? Vem com a gente e entenda tudo sobre esse assunto!

Garanta as melhores soluções financeiras para a sua empresa com a Ewally

O Que É Um QR Code?

o que é o qr code

No início deste artigo já explicamos de forma simplificada o que é QR Code, mas como esse tema pode ser novo para você, vamos explicar detalhadamente do que se trata esse tecnologia usada em todo mundo e para as mais diversas finalidades.

O QR Code é, basicamente, um código de barras estilizado, que pode ser lido por qualquer câmera presente em um celular, podendo identificar e extrair os dados contidos no desenho.

Como Foi Criado o QR Code?

Para quem se questiona sobre quando surgiu o QR Code, saiba que ele foi criado pela empresa japonesa Denso-Wave, no ano de 1994.

A tecnologia foi desenvolvida para a indústria de automóvel do Japão para catalogar de forma mais ágil as peças na linha de produção.

Por conta da sua eficiência e rapidez, em 2003, ela também foi inserida nas aplicações dos celulares, já que foi observado que as câmeras de baixa resolução conseguiam ler o QR Code, o que ampliou ainda mais a sua utilização.

Como É Para Que Serve o QR Code?

Diferente do código de barras, essa tecnologia é formada por caracteres decodificados em uma imagem quadrada, que pode ser lida de forma horizontal e vertical.

Hoje em dia, ler QR Code é um processo cada vez mais comum, pois, nos últimos anos, ele passou a ser usado também para campanhas publicitárias, rótulos de alimentos, link em site, leitura de cardápio e também para pagamentos instantâneos como o PIX.

Qual a Diferença Entre QR Code Estático e Dinâmico

Agora que você sabe o que é QR Code, é importante que entenda a diferença entre a versão estática e a dinâmica.

A tecnologia dinâmica pode ter as suas informações alteradas ou editadas quando e quantas vezes forem necessárias, sem que o código sofra nenhum tipo de mudança.

Além disso, o QR Code dinâmico permite que seja feita a coleta de dados sobre o número de leituras, data, horário, localização e as coordenadas do local onde foi escaneado.

Já o modelo estático não oferece essas possibilidades, já que, uma vez criado, ele não pode ser editado e tampouco alterado, além de não oferecer o recurso para a coleta de informações sobre o local e data em que ele foi escaneado.

Por não conseguir reutilizá-lo, criar QR Code estático pode gerar despesas para uma companhia.

Quais São as Principais Aplicações de Um QR Code?

Quais São as Principais Aplicações de Um QR Code

Como já mencionamos nesse artigo, essa tecnologia pode ser usada para as mais diversas aplicações como em embalagens, revistas, cartões de visita, site, panfletos, controle de vendas, estoque, fábricas, ações publicitárias e por aí vai.

No entanto, o QR Code para pagamento vem ganhando cada vez mais destaque no mercado ao utilizar o pix, já que ele oferece essa opção para a leitura das informações na hora de fazer o pagamento.

Quantas Combinações de QR Code Existem?

Os QR Codes são elaborados com vários pixels pretos, que são aqueles pequenos quadradinhos que representam as informações presentes dentro do código, chamados de módulos.

Ao todo,  há cerca de 40 combinações, que variam em tamanho, quantidade e configuração. Para você entender, ele pode ter desde uma formatação de 21 x 21 pixels até 177 x 177 módulos.

Como Criar QR Code Definitivo?

Como Criar QR Code Definitivo

Para criar QR Code é muito simples, pois você encontra na internet vários sites que permitem a criação deste sistema de código de forma gratuita.

Entre os mais famosa está o QR Code Generator, que possui uma série de opções de customização

Ao acessar o site, você deve criar uma conta gratuita. Na página principal do site, clique no ícone Create QR Code e, em seguida, escolha o tipo de informação que o código conterá, que pode ser o mais variado, como vídeo, áudio, link, entre outros, dados de pagamento, etc.

Depois de incluir as informações, você pode salvar seu QR Code e baixar a imagem.

Como Funciona QR Code Pix?

Com o lançamento do Pix, meio de pagamento para modalidade de transferências e pagamentos mais usada do que o TED, DOC e boleto bancário, segundo dados do Banco Central.

Ao ler QR Code, é possível fazer o pagamento ou transferência de valores, já que essa tecnologia funciona como uma espécie de atalho das chaves Pix.

Ao invés de apresentar as chaves pix, basta exibir imagem do QR Code e fazer a leitura com a câmera do celular, onde serão geradas automaticamente as informações para efetuar o pagamento.  Simples, não é mesmo?

Conheça as melhores soluções financeiras da Ewally!

Conclusão

Agora que já sabe o que é QR Code, os principais tipos e para que serve, não deixe de usar essa tecnologia que revolucionou o sistema de barras.

A vantagem é que você pode usá-lo para as mais diversas aplicações, principalmente, na hora de fazer pagamentos ou transferir dinheiro, garantindo ainda mais agilidade para as operações.

Se você quer oferecer as melhores soluções financeiras para a sua empresa, clientes e colaboradores, conheça a Ewally que disponibiliza os mais diversos serviços para ampliar os negócios da sua empresa e garantir a agilidade que procura.

Oferecemos uma estrutura modular, que permite a criação do seu próprio banco, além de uma variedade de soluções, como cartão de crédito, débito, Banking As a Service, private label, white label e muito mais.

Conheça a Ewally e aumente a receita da sua empresa com a oferta de produtos financeiros personalizados e avançados.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: