fbpx

PSD2: o que é, como funciona, objetivos e impactos da PSD2 no Brasil!

Com os avanços gerados pelo Open Banking e, agora, o Open Finance, o PSD2 também é um assunto amplamente discutido no mercado de pagamentos. Mas nem todo mundo que atua nesse setor sabe o que é, como funciona e os impactos dessa diretriz no Brasil.

Se você já trabalha ou pretende atuar nesse segmento, é bom entender melhor esse assunto. Vem com a gente!

PSD2 O Que É?

A normativa PSD2 (Payments Services Directive) é, basicamente, uma diretiva que desenhou o novo formato de atuação do mercado de pagamentos, na Europa.

Esse documento compõe um conjunto de instruções e diretrizes que determinaram alterações e também o início do Open Banking, ou seja, o sistema de banco aberto.

De forma prática, essa diretiva deu origem ao sistema bancários Open Banking, sendo usado como base para a implementação desse novo modelo de banco nos países europeus e também em outros países ao redor do mundo.

Como funciona a PSD2 na prática?

Como funciona a PSD2 na prática

Na prática, a diretiva PSD2 estabeleceu a implantação do Open Banking que, como já explicamos, é a abertura dos dados bancários entre as instituições financeiras na Europa, utilizando a premissa de que o dono dessas informações é justamente o cliente do banco.

A partir daí, a normativa criou um sistema de serviços financeiros únicos no continente europeu ao possibilitar que pessoas físicas e jurídicas possam movimentar as  suas contas como consideram melhor, usando app do banco de origem ou de terceiros.

Somado a isso, a PSD2 impõe regras sobre os sistemas de segurança do bancos, como a exigência da autenticação de dois fatores, instrumentos essenciais para prevenir e combater fraudes.

Quais os Objetivos da Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento PSD2?

Objetivos da Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento PSD2

Entendendo do que se trata esse diretiva, vamos nos aprofundar um pouco nesse tema e compreender quais são os principais objetivos da normativa PSD2 no que se refere às informações bancárias de pessoas físicas e jurídicas.

Proteção do Consumidor

Um dos objetivos dessa norma é garantir que os consumidores possam ter maior proteção dos seus dados bancários, já que, antes disso, as pessoas não eram donas dessas informações.

Outro ponto diz respeito à segurança dos dados, uma vez que a norma determina o uso de sistemas de segurança como, por exemplo, o sistema de  autenticação de dois fatores ao acessar os canais digitais bancários.

Mais Informação Para o Consumidor

A PSD2 permite também que os consumidores possam ter mais informações sobre as suas próprias contas, compilando informações financeiras, como empréstimos, poupanças, cartões de crédito e investimentos em um único ambiente.

Simplificação

Outro objetivo dessa normativa vinda da Europa é que os usuários possam realizar as suas operações de pagamento com apenas um intermediário.

Banca Aberta

A intenção da diretriz é possibilitar também a escolha da interface, onde o usuário pode fazer a gestão das suas contas, mesmo que tenham contas em bancos distintos.

Maior Concorrência

Por fim, outro objetivo da Payments Services Directive é estimular uma maior inovação por parte das empresas, que devem implementar novos sistemas e soluções para ganhar a preferência dos clientes.

Com essa concorrência mais acirrada, quem ganha é o consumidor, que tem acesso aos melhores produtos e serviços bancários.

Qual a Influência do PSD2 no Brasil?

Influência do PSD2 no Brasil

A Payments Services Directive teve uma forte influência na criação do Open Banking no Brasil e também tem servido de base para implementações de bancos abertos em outros países, como nos Estados Unidos, Japão, África do Sul, Índia, entre outros.

No Brasil, o Banco Central seguiu os mesmos princípios do PSD2 usado em toda a Europa.

Para você entender, no Brasil, a norma também determina o compartilhamento de dados, produtos e serviços financeiros, a promoção e integração de infraestruturas e plataformas financeiras e aumento da eficiência do setor.

Além disso, essa diretiva PSD2 influenciou também nos critérios estabelecidos pelo Banco Central, como fomentar a competitividade entre os players e estimular a oferta de soluções financeiras mais alinhadas com as necessidades dos clientes.

Quanto a PSD2 Impacta os Serviços Financeiros Brasileiros?

Ao desburocratizar os serviços financeiros e permitir que os clientes sejam donos dos seus próprios dados, a PSD2 possibilita que novas empresas possam apresentar as suas soluções financeiras, abrindo caminho também para uma maior competitividade entre os players.

Somado a isso, essa normativa europeia também permite que empresas que não possuem core business no mercado financeiro possam competir igualmente com instituições financeiras consolidadas, que também podem oferecer as mesmas soluções dos bancos tradicionais.

Com essa determinação, as grandes instituições bancárias precisarão melhorar a oferta de produtos e serviços, além de novas soluções para atender às necessidades dos consumidores e ganhar a preferência dos seus clientes.

A PSD2 Será o Fim do Monopólio dos Bancos?

Será o Fim do Monopólio dos Bancos

A diretiva PSD2 pode sim marcar o fim do monopólio dos bancos, já que será muito mais fácil para que outras empresas possam entrar no mercado de serviços financeiros com a mesma qualidade e variedade de produtos, que já são oferecidos pelos bancos tradicionais.

Acredita-se que as fintechs desempenharam um papel importante nesse cenário, além de serem muito bem-vindas pelo mercado de investimento, que tem investido alto em tecnologia financeira para esse modelo de negócio.

Para você ter uma ideia, a previsão é que o investimento no setor chegue a US$ 150 bilhões nos próximos cinco anos.

Conheça as soluções financeiras da Ewally!

Conclusão

A PSD2 é uma norma importante para a desburocratização dos bancos, gerando benefícios, principalmente, para os clientes que têm controle sobre os seus dados e muito mais segurança na hora de fazer as suas transações financeiras de maneira online.

Se você está em busca de soluções financeiras para a sua empresa e clientes, conheça a Ewally, nossa fintech que disponibiliza produtos financeiros de alta qualidade, como conta digital, cartão de crédito, débito, soluções White Label, Banking As a Service e muito mais.

Quer saber mais sobre as nossas soluções e como podemos inserir a sua empresa neste mercado de serviços financeiros? Entre em contato conosco agora mesmo, pois temos as soluções ideais para você!

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: