fbpx

DOC: O Que É, Como Funciona e Quais as Suas Vantagens?

Na hora de transferir dinheiro, seja no caixa eletrônico ou na internet, muita gente tem dúvida sobre do que se trata o DOC, como esse tipo de transferência funciona, as taxas praticadas e suas principais vantagens. 

Por isso, para que escolha a modalidade certa, elaboramos esse artigo que explica exatamente o que é DOC, como funciona e muitas outras questões importantes ao usar esse tipo de operação bancária. Vem com a gente!

O Que eDOC?

Esse tipo de modalidade de transferência de dinheiro é a sigla para Documento de Ordem de Crédito que, é basicamente, uma transação bancária criada para enviar dinheiro para outra conta bancária, sem a necessidade de depositar, sacar ou pagar um boleto

Ao lado do TED (Transferência Eletrônica Disponível) por muitos anos, ela foi uma das operações mais usadas pelos brasileiros para transferir dinheiro. 

Como Funciona o DOC no banco?

doc como funciona no banco

Para quem se pergunta se o DOC cai na hora, a resposta é não. Isso porque, ao fazer essa transação, a compensação pode ser efetuada até o final do mesmo dia do processamento, ou seja, da data da transferência. 

Vale lembrar que essa mesma compensação acontece também com os cheques. 

Quais as Vantagens de Fazer Um DOC?

Para entender qual é melhor DOC ou TED na hora de transferir dinheiro, é importante conhecer quais são as vantagens de usar o Documento de Ordem de Crédito no seu dia a dia.

Assim como o TED ou mesmo o PIX, uma das principais vantagens dessa modalidade é, claro, a segurança, já que o correntista não precisa se dirigir ao caixa eletrônico para sacar o dinheiro, evitando a possibilidade de roubo ou mesmo perda

Outra vantagem é que você pode fazer a transferência para qualquer instituição bancária, não apenas para aquela que possui conta corrente. 

Além disso, é possível que o beneficiário receba o montante no mesmo dia que a transferência for efetuada, desde que feita antes das 22h00. O DOC também é vantajoso, porque é uma transação considerada de baixo custo.

O Que É Preciso Para Realizar Um DOC?

Tanto o Documento de Ordem de Crédito quanto o TED podem ser feitos na modalidade D, que acontece entre contas de mesmo titular ou tipo C, entre contas de titularidades diferentes. 

Para transferir dinheiro utilizando essa modalidade, é necessário fornecer informações do beneficiário, como nome completo, CPF ou CNPJ e os dados bancários do beneficiário, como código do banco e número da conta de destino, além de pagar as taxas DOC.

Qual o Valor Cobrado Para Fazer Um DOC?

doc qual o valor cobrado para fazer

Se você quer entender qual transferência não paga taxa, saiba que tanto o Documento de Ordem de Crédito quanto o TED cobram tarifas bancárias dos correntistas para a operação. 

De forma geral, os bancos cobram os mesmo valores para ambas as transações, porém, esse preço pode variar em cada instituição e também pelo tipo de operação.

Por exemplo: a operação por meio na “boca do caixa” é mais cara, podendo chegar a cerca de R$ 18,00, já pela internet ou caixa eletrônico, esse valor cai para R$ 8,00. 

No entanto, antes de fazer a transação, é importante que confirme os valores das operações junto à instituição que tem conta, pois as taxas podem ser diferentes.

É Possível Evitar as Taxas de DOC?

Para as pessoas que querem evitar as taxas DOC, uma forma é fazer o pagamento usando o Documento de Ordem de Crédito pela internet. Isso porque, muitos bancos não cobram a operação feita a partir das suas contas digitais

Quanto Tempo Leva Para Um DOC Cair na Conta?

Com relação a quanto tempo demora um DOC, saiba que os valores transferidos até às 22h00 são compensados no mesmo dia. Porém, após esse horário limite, o dinheiro somente será debitado na conta do beneficiário no dia seguinte. 

Além disso, caso a transferência ocorra em feriados ou finais de semana, os valores somente serão debitados na conta do favorecido após o segundo dia útil.

É Possível Cancelar Um DOC?

É possível sim cancelar um DOC, porém, esse procedimento somente pode ser realizado na sua agência bancária até as 16h00 da data de emissão, ou seja, do mesmo dia que a operação foi realizada. 

Como Saber se a Transferência Foi Feita via DOC?

doc como saber se a transferência foi feita via doc

Agora que você sabe qual escolher: TED ou DOC, é preciso certificar-se que, de fato, a transação foi realizada com sucesso. 

Em ambos os casos, é possível ter acesso a um comprovante de efetivação, que pode ser impresso no caixa eletrônico ou solicitado para o profissional que opera o caixa na agência bancária. 

Pela internet, o sistema das contas digitais também fornece um comprovante da transação, que pode ser baixado, impresso ou enviado por e-mail. 

Qual Limite Máximo Para Fazer Um DOC?

Atualmente, o PIX é o segundo meio de pagamento mais usado, mas mesmo assim, o DOC ainda não caiu em desuso, pois ele é uma operação que permite transações até $ 4.999,99.

Dependendo do limite bancário do correntista, o pix limita os valores, o que motiva o uso do Documento de Ordem de Crédito.

Conheça as soluções financeiras da Ewally!

Conclusão

Mesmo sendo um meio de pagamento muito usado pelos brasileiros, é normal as pessoas ficarem com dúvidas sobre o funcionamento do DOC ou mesmo do TED. 

Mas depois de ler esse artigo, ficou mais fácil escolher entre as diversas formas de transferir dinheiro, não é mesmo?

Para você que quer oferecer para seus clientes, colaboradores e parceiros, as melhores soluções financeiras, conheça a Ewally, uma fintech que chegou para revolucionar o mercado.

A Ewally oferece as mais diferentes soluções financeiras para empresas dos mais diferentes portes e segmentos, mas que deseja atuar nesse mercado ou mesmo oferecer funcionalidades para seu público e funcionários. 

Nossa empresa possui um portfólio de serviços modernos, personalizados e inovadores, como soluções de Banking As a Service, conta digital, cartões de crédito, débito, pré-pago e muito mais. 

Conheça as nossas soluções e saiba como tornar a sua empresa ainda mais competitiva.  Acesse o nosso site agora mesmo!

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: