fbpx

O Que É Criptomoeda E Como Investir Com Segurança?

Você sabia que mais de 30% dos brasileiros já utilizam criptomoeda? Isso é o que indica um novo estudo global da Visa, uma das maiores redes de pagamentos do mundo. 

Ainda segundo o estudo chamado “O Fenômeno Cripto: Uso e Atitudes do Consumidor”, 97% dos brasileiros conhecem as criptomoedas.

E você, sabe exatamente do que se trata essa moeda digital e como investir com segurança? Vem com a gente, pois neste artigo você encontrará todos os detalhes sobre o mercado de criptomoedas. Confira!

Conheça a conta digital da Ewally e surpreenda-se!

O Que É Criptomoeda?

Criptomoeda

A criptomoeda é, basicamente, uma moeda digital protegida por criptografia. 

Ela é um meio de troca, que pode ser tanto centralizada quanto descentralizada, que usa a tecnologia de blockchain e da criptografia para garantir a validade das transações e a criação de novas moedas.

Além disso, a moeda digital não é emitida por um controle central, tornando-a praticamente isenta de manipulação ou interferências governamentais. Com isso, a moeda tem ganhado cada vez mais espaço no mundo. 

Ainda segundo o estudo “O Fenômeno Cripto: Uso e Atitudes do Consumidor”, os proprietários de criptomoedas são compostos, especialmente, por homens da geração millennial, com idade entre 26 e 40 anos.

A pesquisa revela que, para grande parte desses investidores, embora haja um interesse limitado em adotar esse tipo de moeda para aquisição de bens e serviços, a tendência de crescimento de cartões cripto-vinculados é forte.

Além disso, de acordo com o estudo, 85% dos clientes desejam comprar criptomoedas de seu banco e 39% dos empresários levariam suas carteiras para companhias que atuam nesse segmento.

Na avaliação da Visa América Latina e Caribe, o resultado da pesquisa sugere que as criptomoedas estão passando de um ativo de nicho voltado a um pequeno grupo de investidores e ganhando ao mercado geral, tornando-se mais acessível.

Para Que Servem A Criptomoeda?

As criptomoedas tem a mesma função de um dinheiro em espécie, servindo como um meio de troca para facilitar as transações financeiras, além de preservar o poder de compra no futuro e também ser usada como reserva de valor. 

Somado a isso, as moedas digitais servem também como uma unidade de conta, quando os produtos do mercado são precificados em função dela. 

Como Funciona Criptomoeda?

Criptomoeda

As moedas criptografadas são sistemas que possibilitam pagamentos online de forma segura, seja em “tokens” virtuais ou pela moeda em si, representados por entradas contábeis internas ao sistema. 

A tecnologia das criptomoedas está baseada em algoritmos e técnicas de criptografia que garantem a proteção dessas entradas e movimentações. 

Quais São As Vantagens E Riscos De Investir Em Criptomoedas?

Antes de falarmos sobre as melhores criptomoedas para investir, é importante conhecer as vantagens e os riscos em apostar nesse tipo de moeda. Dessa forma, você conseguirá compreender se vale a pena ou não entrar nesse mercado das moedas digitais. 

Confira!

Vantagens

As moedas digitais chegaram ao mercado com a finalidade de facilitar a transferência de fundos entre duas partes, sem a necessidade de ter a interferência de um agente, como administradora de cartão de crédito ou uma instituição bancária

Além disso, a vantagem é que as transferências de recursos são feitas com taxas mínimas, evitando a cobrança de altas taxas que, hoje, são praticadas por bancos e instituições financeiras. 

Riscos

Entre os riscos de investir em criptomoeda está relacionada com uma suposta relação anônima entre as transações de moedas digitais, que acaba fortalecendo atividades ilegais, como evasão de impostos e lavagem de dinheiro. 

No entanto, há quem defenda o anonimato das transações das moedas digitais, pois, segundo esses defensores, esse sigilo é também uma forma de se proteger de perseguições políticas ou ações de governos repressivos. 

Exemplos De Criptomoedas

Criptomoeda

Hoje em dia, há muitas moedas digitais, mas vamos conhecer as melhores criptomoedas para investir e as mais populares do mercado. Conheça quais são elas:

Bitcoin

Bitcoin é, sem dúvida, a moeda digital mais famosa da atualidade, já que ela é o primeiro sistema de pagamento global totalmente descentralizado. Ela surgiu em 2008 durante uma crise financeira mundial, sendo iniciada no mercado de hipotecas dos Estados Unidos. 

O seu objetivo era substituir o dinheiro em espécie e acabar com a necessidade da participação de instituições bancárias no intermédio de operações financeiras.

Ethereum

Outra criptomoeda muito conhecida é a Ethereum. Chamada originalmente de Ether, em 2016, um hacker conseguiu roubar cerca de US$ 50 milhões em Ether a partir de uma falha no sistema. Sendo assim, seus desenvolvedores criaram uma nova rede, que passou a ser chamada Ethereum.

Na verdade, no início, ela foi criada para ser um ativo para compensar os desenvolvedores pela utilização da plataforma Ethereum, usada para executar “contratos inteligentes”, ou seja, operações automáticas quando as condições de um contrato são cumpridas.

Nesse caso, o blockchain também é usado para validar as  transações com Ethereum, garantindo a segurança, evitando fraudes. Hoje, o Ethereum é uma das melhores criptomoedas para investir e uma das mais negociadas do mundo.

Litecoin

Criado em 2011 por Charlie Lee, ex-funcionário do Google, o Litecoin (LTC) é bem semelhante ao Bitcoin. 

Porém, a principal diferença acontece no processo de mineração, uma etapa cujo objetivo é reduzir o tempo necessário para validar transações feitas com a criptomoeda. Isso porque, a intenção é facilitar que qualquer pessoa possa criar novos Litecoins.

Por ter um processo mais ágil, o Litecoin é considerado por muitos uma opção mais vantajosa para operações no dia a dia. 

Ripple

A criptomoeda Ripple (XRP) foi criada em 2012 como um protocolo de pagamento, sendo que a sua moeda é a XRP. 

Uma das suas principais características é suportar em seu sistema outros tokens de moedas tradicionais ou outros tipos de bens, permitindo a realização de pagamentos seguros e instantâneos.

A Ripple foi criada pelo empresário Chris Larsen, pelo desenvolvedor Ryan Fugger e pelo  programador Jed McCaleb.

Além de uma moeda digital, ele também é um sistema em que qualquer moeda pode ser negociada, operando de forma bem parecida com os bancos, já que aceita diversos ativos.

Outra característica da Ripple é que não há um processo de mineração, como acontece com o Bitcoin e o Ethereum.

A Criptomoeda É Segura?

A resposta é sim! As criptomoedas estão protegidas por um sistema de segurança avançado em criptografia de dados, onde é praticamente impossível “quebrar o código” para ter acesso aos dados desses ativos.

Como Investir Em Criptomoedas?

Criptomoeda

Há várias formas de investir em criptomoeda, já que é possível comprar cotas de fundos de moedas digitais, negociá-las em uma exchange, corretora especializada, aceitando as moedas digitais como pagamento em algum negócio, por exemplo. 

Além disso, a forma mais simples para comprar criptomoedas é adquirir cotas de fundos, sendo uma boa alternativa para os investidores que preferem não arriscar no mercado de criptomoedas e preferem um acompanhamento de um gestor especializado. 

Essas carteiras de fundos são distribuídas por plataformas de investimento e corretoras, que demandam investimentos baixos, de menos de R$ 5 mil. 

Para investir em criptomoeda, é necessário abrir uma conta em uma exchange, fazer um cadastro com dados pessoais e outros procedimentos de segurança.

O Que É Mineração?

Criptomoeda

As moedas digitais representam um código robusto e complexo que não pode ser invasivo ou alterado, por serem protegidas por criptografia. 

Como não há um órgão regulador do mercado de criptomoedas, elas precisam ser registradas e ter validado por um grupo de agentes que usam seus computadores para gravá-las no blockchain.

Por sua vez, o blockchain é um sistema gigantesco de registro de transações, uma espécie de banco de dados público com todo o histórico das operações com cada unidade de criptomoeda. 

Sendo assim, cada operação é verificada contra o blockchain no sentido de assegurar que as moedas digitais não tenham sido usadas por outra pessoa.

Essas operações são registradas pelos mineradores, que garantem a capacidade de processamento para registrar e conferir as operações. Em contrapartida, são remunerados com novas unidades de criptomoedas

Dessa forma, a mineração é, basicamente, a criação de novas unidades de moedas digitais

Como Funciona A Variação De Preço Da Criptomoeda?

Entendendo o que é mineração, fica mais fácil compreender como funciona a variação de preço da criptomoeda. Vem com a gente e entenda melhor esse processo!

Oferta E Procura

A oferta e procura segue as mesmas regras de qualquer transação comercial. Sendo assim, quanto maior for a busca por uma criptomoeda, maior será o seu preço. 

Aliás, o contrário disso também é verdadeiro: a menor procura pelas moedas digitais gera uma precificação mais baixa. De forma resumida, aquelas criptomoedas que possuem uma cotação mais alta são influenciadas diretamente por uma grande demanda. 

Halving

O halving é um termo em inglês que significa reduzir pela metade, uma ação que acontece a cada quatro anos e uma forma de controlar a inflação do ativo.

Dessa forma, o halving acaba resultando em um aumento dos preços da criptomoeda por conta da oferta reduzida e da alta demanda.

Aceitação

O valor das moedas digitais são influenciadas também pela sua aceitação nos mercados. 

Hoje em dia, com a popularização do mercado de criptomoedas, ela vem sendo cada vez mais aceita no mercado em geral e também usada nos mais diversos  formatos de compra ou investimentos. 

Sendo assim, com essa aceitação do mercado mundial, a criptomoeda é um ativo cada vez mais valorizado, interferindo diretamente no seu preço. 

Conheça a conta digital da Ewally e surpreenda-se!

Conclusão

Embora seja um assunto que está em pauta há alguns anos, a criptomoeda é um tema que ainda gera muitas dúvidas e também insegurança em empresas e pessoas físicas que desejam entrar nesse mercado. 

Para garantir um bom investimento, uma dica é contar com o auxílio de profissionais ou corretoras especializadas que podem te ajudar a encontrar os investimentos certos e os momentos ideais para faturar. 

Se além de conhecer o mercado das criptomoedas, você também deseja oferecer os melhores serviços financeiros para os seus clientes ou colaboradores, conheça a Ewally, a melhor solução de soluções financeiras da atualidade

Com a Ewally, sua empresa tem acesso aos mais diferentes tipos de produtos e serviços financeiros, como conta digital, cartão de crédito, débito, corporativo, internacional e muito mais. 

Sem contar que oferecemos ainda toda a tecnologia de private label, white label, Banking As A Service para que sua empresa possa oferecer os melhores produtos financeiros e com a sua própria marca.

Quer saber os produtos e serviços da Ewally? Então, venha conhecer tudo que podemos fazer para o seu negócio. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços e produtos. 

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: