Como fazer e receber pagamentos online sem sair de casa

A alta competitividade do mercado tem exigido que as empresas façam cada vez mais pelos clientes. E neste momento, devido ao isolamento adotado como medida para conter a Pandemia, os cuidados sanitários precisam ser redobrados e as alternativas ao contato presencial, já fazem parte da rotina. Neste contexto, como receber pagamentos online pode ajudar o seu negócio?

Segundo a ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, houve um aumento de 40% nas vendas online. Já, os aplicativos de entregas, viram os acessos e pedidos dispararem com o início do isolamento. As plataformas de streaming de vídeo tiveram crescimento de 20%, desde o início da Pandemia, E nesse processo de adaptação, em que quase tudo está sendo feito à distância e pela internet, ter e disponibilizar meios para que possamos pagar e receber com segurança, é fundamental para que tenhamos o menor impacto possível em nosso dia a dia.

A seguir, vamos abordar quais as formas de se receber dinheiro pela internet e fazer pagamentos online, principalmente se você é profissional autônomo e precisa manter seu negócio, num momento de grandes instabilidades.

Também será abordado como fazer uma boa gestão financeira e aumentar as chances de sobrevivência do seu negócio. Os cartões presentes são um bom caminho para isso. Para saber mais, continue a leitura!

Quais são as formas?

O cliente pode realizar pagamentos online de diversas formas. Tudo vai depender da disponibilidade das empresas. Entretanto, a flexibilidade e a praticidade acarretam diferentes efeitos para os negócios, de acordo com o meio que o comprador decide utilizar. Confira, a seguir, alguns exemplos.

Cartão de crédito e débito

O uso de cartões vem crescendo no Brasil, oferecendo praticidade ao indivíduo que compra e a quem quer receber pagamentos online. Com a possibilidade de parcelamento, é possível ganhar uma gama de clientes ao oferecer esse meio de pagamento como possibilidade.

A efetuação automática do pagamento também é um ponto positivo para o empreendedor, já que uma vez aprovada a transação, fica mais difícil desfazê-lo.

As taxas cobradas pelas operadoras que oferecem o serviço, porém, podem ser um grande empecilho. Além de taxas variáveis sobre vendas e sobre o adiantamento de recebíveis, algumas empresas do setor cobram altas taxas para iniciar a operação.

É necessário ainda se preparar para integrar o maior número de bandeiras possíveis, já que há várias operando no mercado, como Elo, Mastercard, Visa, American Express, dentre outras.

Intermediário de pagamento

Os sistemas de intermediação de pagamentos também têm conquistado espaço no mercado ao tentar facilitar a vida de quem quer receber pagamentos online. Eles têm como principal qualidade, rapidez para começar a utilizar o meio, com apenas alguns documentos necessários.

Apesar da praticidade e segurança, este meio de pagamento também pode ser um incômodo para o consumidor e para o vendedor. As taxas cobradas sobre as vendas efetuadas costumam ser bastante altas, e há ainda a cobrança sobre vendas parceladas. Caso decida fechar negócio com pagamento parcelado, o empresário deve ele mesmo arcar com os juros.

A experiência de compra também costuma ser bastante afetada ao utilizar um intermediário de pagamento. Imagine um cliente fechando uma compra em seu site, passando por todo processo de decisão, que muitas vezes, inclui realizar o cadastro na loja. Após esse momento, para pagar pelo bem ou serviço, ele será redirecionado ao site do intermediário e terá que realizar um novo cadastro, dessa vez no site de quem oferece o serviço de pagamento. Isso, muitas vezes gera desistência e perda da venda.

Boleto

O boleto é uma das formas preferidas de pagamentos do consumidor brasileiro. Isso se dá muito por sua segurança, mas também pela praticidade que adquiriu nos últimos anos.

Com a disseminação dos pagamentos de contas via internet, o usuário consegue pagar um boleto pelo telefone celular. E este é um diferencial e tanto para quem está seguindo o isolamento social. Pagando pelo celular, o consumidor usa seu cartão ou saldo em conta para quitar o boleto.

A segurança que os clientes sentem está muito relacionada à geração de um comprovante de pagamento, que fica armazenado no extrato e que ele terá fácil acesso, se algo sair errado. Caso perca o boleto, há ainda a possibilidade de envio de segunda via por e-mail, sms, whatsapp, dando uma garantia maior para os dois lados.

Este meio também é bastante útil para quem quer receber pagamentos online. A principal vantagem, após a facilidade para o cliente, é o acesso a todo o mercado consumidor que não tem cartão nem conta bancária. E não se trata de uma parcela pequena: segundo o IBGE, temos 45 milhões de brasileiros sem acesso a bancos.

O valor cai na sua conta de forma integral, até 3 dias após o pagamento, sem a necessidade de taxas de adiantamento como no caso dos cartões de crédito. As taxas sobre as vendas também são uma vantagem: geralmente um pequeno preço fixo.

Fazer negócio com este meio de pagamento dá ainda a possibilidade de usar ótimos sistemas de gerenciamento de boletos, auxiliando na gestão financeira e previsão de receitas.

Gift cards

Os gift cards ou cartões presentes são como compras pré-pagas para os serviços de um negócio específico. O cliente paga um valor em questão para a empresa e tem o direito de consumo no mesmo valor assegurado.

Eles podem ser comprados virtualmente, mantendo a segurança das partes envolvidas. Mas o principal aspecto dessa forma de pagamento neste momento é a manutenção do consumo no negócio.

Os gift cards são ótima opção para empresas e profissionais liberais que são diretamente afetados pela pandemia. Academias, cabeleireiros e massagistas, por exemplo, podem ter seu movimento fortemente afetados pelo distanciamento social.

Com os cartões presente, é possível sensibilizar seus clientes mais regulares a adquirir um gift card, e usufruir do serviço em um momento mais seguro. É possível fazer promoções, dando descontos consideráveis e incentivar os compradores a presentear conhecidos.

Qual a solução?

Uma boa maneira de manter os recebimentos organizados é utilizar um sistema que ajude na gestão financeira, organizando todas as formas de transações, sem se perder em meio a vários lançamentos. A plataforma Ewally é a melhor solução para quem quer receber pagamentos online e ainda por cima ter um bom controle financeiro!

Nela, você tem acesso à funcionalidades, que deixam sua vida financeira mais prática e segura. A praticidade já começa na abertura da Conta Digital PJ, com etapas fáceis e de rápida execução. Você pode abrir uma conta mesmo estando negativado e não paga nada para iniciar o uso. Para isso, é necessário acessar a plataforma, preencher o cadastro, anexar os documentos e aguardar a aprovação, que ocorre em até 2 dias úteis.

Depois de ter o cadastro aprovado, você já pode fazer cobranças com praticidade e gerenciar seus recebíveis e suas contas. A plataforma permite o envio de boletos e mostra a previsão de receitas.

Sabendo quando o dinheiro entra, fica mais fácil para controlar os gastos da sua empresa. Os dados são apresentados de maneira gráfica e intuitiva, tornando fácil entender quais são as maiores fontes de entrada e saída, permitindo um melhor controle financeiro.

A segurança é parte crucial de um meio de pagamento. A Ewally é um meio de pagamento, regulamentado pelo Banco Central (Lei 12.865/2013) e oferece ao mercado, produtos e soluções que vão desde um aplicativo até API´s para projetos de Bank as a Service!

Gostou do conteúdo? Quer contar com a melhor forma de receber pagamentos online? Entre em contato conosco agora mesmo e comece a utilizar o aplicativo!

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: