fbpx

Como abrir um Banco Digital: Tecnologias e Diferenciais [5 Dicas]

principais dicas de para criar um banco digital
Saiba como abrir um banco digital no Brasil

Quer entender como abrir um banco digital? Essas tecnologias estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, oferecendo as mais diversas soluções, que tornam as transações mais seguras e rápidas. 

Esse cenário é, inclusive, confirmado por uma pesquisa realizada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que revela que 6 a cada 10 transações bancárias são realizadas por meio do internet banking ou de aplicativos mobile.

Segundo a pesquisa, o aumento da adoção dessas soluções se deve ao fácil acesso e utilização dos dispositivos móveis por parte da população. 

Para você ter uma ideia sobre o uso da conta digital entre os brasileiros, somente em 2019, 76% de todas as transações ocorreram via internet. 

Que tal entender um pouco mais sobre esse mercado, que está em plena expansão? Vem com a gente! 

Entenda o que é um banco digital

o que é um banco digital e como ele funciona?
O que é banco digital e como funciona?

Banco digital é basicamente uma instituição financeira que oferece seus produtos e serviços apenas pela internet. 

Esse tipo de solução permite que os usuários acessem sua conta por meio de um aplicativo de banco digital ou computador, podendo realizar as mais diferentes transações, como transferência, pagamento de boletos, depósitos, entre outros serviços. 

Banco digital x banco digitalizado

É importante que você não confunda: banco digitalizado com banco digital.

No primeiro caso, as instituições bancárias tradicionais disponibilizam a internet banking ou um aplicativo para que os clientes possam realizar operações de forma online.  

Já um banco digital é aquele que já nasceu na internet e concentra toda sua operação virtualmente.

Quais são os diferenciais dos Bancos Digitais

Há muitos diferenciais dos bancos digitais em comparação com os modelos tradicionais, que estávamos acostumados. 

Esse novo formato de banco tem mudado a forma como os consumidores realizam as suas transações financeiras .

Um dos principais diferenciais de como funciona um banco digital é que essas soluções não oferecem estrutura física e atendimento presencial aos seus clientes.  

Sem contar que a cobrança de tarifas por partes dos modelos online não existem ou possuem percentuais bem abaixo dos bancos tradicionais. 

Além disso, todas as transações em aplicativo banco digital são bem simples e intuitivas, permitindo um manuseio rápido e facilitado. 

Saiba Como abrir um Banco Digital [5 dicas Imperdíveis]

5 dicas para que você crie seu banco online
O que é preciso para abrir um banco digital? Confira 5 dicas!

Agora que esclarecemos os principais conceitos, vamos entender como abrir um banco digital de forma prática. 

Listamos aqui todos os fatores que envolvem o processo de criação dessa solução tecnológica, que já está tão presente no nosso cotidiano. 

1. Tecnologia – Banking as a service (BaaS) 

Os bancos digitais utilizam a tecnologia Banking as a Service, conhecido como BaaS, que possibilita que uma empresa tenha o seu próprio aplicativo de banco digital para oferecer esse serviço aos seus clientes.  

Ao contratar um BaaS, você terá um banco digital a seu serviço, garantindo à empresa facilidades, como:

  • Controle de saídas e entradas de recursos dos clientes;
  • Redução das burocracias;
  • Automação e personalização da área financeira.

2. Conheça o seu público-alvo

Se você quer descobrir como abrir um banco digital, conheça o público a quem se destina o seu serviço. Avalie as necessidades e preferências dos seus clientes para que você possa criar produtos com base nas “dores” dos seus consumidores. 

Para isso, conte com o auxílio de agências especializadas que fazem esse tipo de pesquisa mais detalhada sobre os padrões de comportamento do seu público. 

3. Conheça o seu mercado – análise dos concorrentes

Para abrir um banco digital no Brasil, além de conhecer os seus potenciais clientes, é importante que você entenda o mercado e faça uma análise minuciosa sobre os seus concorrentes.

Se pretende se destacar nesse universo, identifique os pontos fortes e fracos de cada conta digital online que existe no mercado para que você possa oferecer os melhores serviços e ter insights para garantir diferenciais que conquistem o seu público. 

4. Defina o seu modelo de negócio

Entre as melhores práticas de como abrir conta virtual, definir o modelo de negócio é uma das mais importantes. Nesse segmento, você pode atuar em diferentes vertentes. Confira as principais. 

  • Neobanks: são fintechs que precisam firmar parcerias com instituições financeiras para prestarem serviços,  já que não possuem licença para operar como banco;
  • Nonbanks: essa modalidade não possui ligação com as licenças utilizadas pelos bancos tradicionais;
  • Challenger banks: disponibilizam os mesmos produtos e serviços dos bancos tradicionais, pois possuem as licenças necessárias.
  • Bancos Beta: são instituições classificadas como joint ventures ou subsidiárias, que usam a licença da empresa-mãe para funcionar. No entanto, a oferta dos serviços é limitada.

5. Conheça a legislação vigente

Para abrir conta digital, é necessário conhecer a legislação vigente, pois você deverá seguir normas e obter licenças de operação. 

Para você entender, atualmente, há três órgãos responsáveis pela regulamentação dos bancos digitais, sendo eles:

  • Banco Central
  • Comissão de Valores Mobiliários e
  • Superintendência de Seguros Privados.

Ao escolher o seu modelo de negócio, verifique quais as legislações que se aplicam ao seu app banco digital.

O que os clientes mais buscam em um Banco Digital

o que os clientes mais procuram em uma plataforma de banco digital
O que os clientes procuram ao abrir uma conta digital?

Para garantir que seu banco digital ganhe adesão entre o seu público e, claro, tenha muito sucesso, é preciso entender o que os clientes realmente buscam dessas instituições financeiras.

Pensando nisso, separamos algumas dicas dos diferenciais que os consumidores levam em consideração na hora de abrir uma conta digital.

Atendimento de qualidade

Oferecer atendimento de qualidade é um dos principais cuidados de qualquer modelo de negócio, e quando o assunto é transações financeiras, isso é ainda mais necessário. 

Por não oferecer estrutura física, seu atendimento online deve ser ainda mais ágil, eficiente e proativo, para que seu cliente se sinta seguro ao realizar as operações. 

Tarifa zero

Para você que está buscando entender como abrir meu próprio banco digital, saiba que garantir tarifas zero é fundamental para atrair e fidelizar seus clientes. Isso porque, a maioria dos bancos online não cobra taxas para transações. 

Diferentes tipos de pagamento

O seu banco digital deve ofertar diferentes tipos de pagamento aos seus clientes para, assim, facilitar as transações financeiras. Disponibilize modalidades de pagamento, como boleto, débito, crédito, transferência, depósitos, entre outros. 

Aplicativos com a melhor interface

Quer entender o que é preciso e como abrir um banco digital? Então, lembre-se de oferecer aplicativos com excelente interface, já que essa facilidade pode ser determinante para a adesão do seu aplicativo por parte dos consumidores.

Desenvolva apps que sejam intuitos, de navegação rápida e facilitada. As etapas de cada operação devem ser objetivas para otimizar as transações. 

Parcerias e serviços adicionais

Que tal agregar ainda mais valor à sua conta virtual? Então, na hora de estruturar sua operação, ofereça parcerias e serviços adicionais para os seus consumidores. 

Disponibilize clubes de vantagens, faça parceria com agências de viagens ou companhias áreas, por exemplo, onde seus clientes podem acumular pontos para viajar. Tudo isso te ajudará a atrair e fidelizar os seus clientes. 

Quanto custa abrir um banco digital?

Agora que você já entende tudo sobre conta virtual, possivelmente, está se perguntando quanto custa para abrir um banco digital. 

Saiba que o Banco Central determina valores mínimos de capital e patrimônio líquido para instituições financeiras com base na resolução nº 2.607. 

Conclusão

Entender como abrir um banco digital é fundamental para você que deseja ingressar nesse universo.

Para garantir que sua conta virtual seja um sucesso, faça uma análise minuciosa do mercado e também do seu público, ofereça as melhores formas de pagamento, tarifa zero e interface de fácil entendimento e navegação 

Para oferecer as melhores soluções tecnológicas para seu cliente, fale com a Ewally, que disponibiliza os mais diferentes serviços, como Banking as a Service.

Nessa modalidade, oferecemos uma infraestrutura modular, API’s flexíveis para abertura de conta, Prevenção à Lavagem de Dinheiro, pagamento de contas, saques, emissão de boleto bancário e muito mais. 

Para conhecer tudo que podemos oferecer para a sua empresa, acesse o nosso site ou entre em contato conosco. 

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: